Autoavaliação na Unijuí: um importante instrumento de melhoria contínua na Universidade - Unijuí

O processo de Autoavaliação Institucional é um importante instrumento para melhoria nos processos de gestão, infraestrutura e propostas dos diferentes cursos e programas da Unijuí. Ao longo do ano, são utilizados diferentes instrumentos para identificar o posicionamento de estudantes, professores, técnicos-administrativos e de apoio e da comunidade regional, na perspectiva de identificar entendimentos, necessidades de melhoria e reorganização de processos que podem desencadear avanços significativos no fazer das diversas áreas da Universidade.

Desde a instalação de climatizadores e de uma rede de internet de alta qualidade nos quatro Campi, por exemplo, até mudanças em propostas de cursos, atualização e/ou qualificação de professores e técnicos-administrativos, por meio do Programa de Formação Continuada da Unijuí, boa parte desses avanços são conquistas resultantes de indicativos pelos processos de avaliação. Além disso, o alinhamento entre planejamento, execução e avaliação de forma cíclica, subsidia a regulação dos processos avaliativos do MEC/CAPES. “A Unijuí, juntamente com as demais Universidades Comunitárias do RS, é pioneira no processo de avaliação na educação superior. Entendo este como um processo que envolve os diferentes atores que constituem a Universidade e também as diferentes dimensões do seu fazer. Precisamos sempre revisar os instrumentos, os processos, tendo clareza que a avaliação precisa apontar melhorias continuas do nosso fazer. Quanto mais alinhados estivermos em termos de planejamento, execução e avaliação, maior impacto de nossas ações poderemos ter", observa a Reitora Cátia Maria Nehring.

Todos os resultados dos processos de Autoavaliação, conduzidos pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), são sistematizados em relatórios e informativos, disponíveis para acesso de toda a comunidade pelo site da Universidade. "Os resultados avaliativos subsidiam os processos de regulação dos cursos em avaliações formais do MEC/CAPES, uma vez que os avaliadores destes órgãos, quando designados para avaliações in loco dos cursos e/ou instituição, tomam por base o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), o Projeto Pedagógico do Curso e o Relatório de Autoavaliação Institucional. Nossa instituição, em uma escala de 1 a 5 nos processos de reconhecimento, renovação de reconhecimento e recredenciamento institucional, em sua trajetória de SINAES, obteve conceitos que variam entre 4 e 5. Também, no Índice Geral de Curso - IGC, um dos indicadores MEC que avalia as Instituições Ensino Superior (IES) anualmente, a Unijuí tem obtido o conceito 4", salienta Magna Dalla Rosa, coordenadora da CPA.

Confira o Relatório completo no site da CPA, acessando este link.

Alguns resultados a partir de avaliações

Confira alguns dos avanços conquistados a partir de avaliações na Unijuí:

- Ampliação da rede WiFi em todos os Campi;

- Substituição do sistema de climatização do Salão de Atos;

- Criação da sala Coworking no Campus Santa Rosa;

- Colocação de piso intertravado em 50% do estacionamento no Campus Panambi;

- Reforma dos banheiros no Campus Três Passos.

Sobre a CPA

A CPA da Unijuí tem sua estrutura e funcionamento regulamentados pelas normas internas da Instituição e do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Tem a atribuição de coordenar, estimular e sistematizar os processos avaliativos internos, evidenciando a articulação entre avaliação interna e externa (MEC/CAPES).

Na sua composição conta com representantes da comunidade interna (professor, estudante, técnicos-administrativos e de apoio) e também com representantes da sociedade civil organizada, dos campi de Ijuí, Panambi, Santa Rosa e Três Passos. Está localizada junto ao prédio da Biblioteca Mario Osorio Marques, no Campus Ijuí. Fone: 3332-0200, ramal 2018, e-mail (cpa@unijui.edu.br).