Professora da Unijuí é Patronesse da Feira do Livro de Santa Rosa - Unijuí

Professora da Unijuí é Patronesse da Feira do Livro de Santa Rosa

A Comissão da Feira do Livro 2019 de Santa Rosa escolheu como Patronesse do evento Hedi Maria Luft, professora da Unijuí. A Feira nesta edição tem como lema “Histórias transformam o mundo: leitura, memória e visão de futuro” e acontecerá no período de 1º a 6 de outubro, no Largo do Centro Cívico Cultural Antônio Carlos Borges.

Para Hedi, ser patronesse é uma enorme responsabilidade. “Isto porque ser patronesse é ser referência, mas uma referência de algo que arriscamos investir e que outros também acreditam fazer sentido. Sempre acreditei na educação, no entanto, esta homenagem que a Comissão Organizadora desta XV Feira do Livro de Santa Rosa me proporciona é um desafio para defender com mais entusiasmo o que determina, em grande parte, a vida que temos”, destaca.

A Patronesse também ressalta que a educação não acontece somente na escola. “Vale lembrar que no contexto atual basicamente todos têm escola, mas isso não é suficiente e educação não acontece só na escola. No entanto, todo ser humano ao ter espaços e processos adequados de formação, dentro e fora da escola, tende a viver melhor. Por isso, vou dedicar àquilo que de melhor e mais profundo tenho, para que esta Feira seja um dos espaços de conquista de mais vida humana”, diz Hedi.

Unijuí na Feira do Livro

A Unijuí é parceira da Feira do Livro de Santa Rosa e estará participando com diversas atividades envolvendo os cursos de Pedagogia, Educação Física, Psicologia e Direito.

Durante a noite de quarta-feira, dia 02 de outubro, o painel “Direitos Humanos e Diversidade no Mundo Contemporâneo” será ministrado pelo professor do curso de Direito da Unijuí, Dr. Doglas César Lucas, e terá como mediador o professor da Unijuí, Dr. Sidinei Pithan da Silva. Na quinta, dia 03 de outubro, o painel “Quadrinhos em ambiente escolar: Super-Heróis como tutores de resiliência” contará com a participação da professora do curso de Psicologia, Betina Beltrame, juntamente com o Escritor Homenageado da Feira, Gelson Weschenfelder. O painel também terá a participação dos estudantes do curso de Educação Física e Grupo de Estudos da Unijuí, Aline Taísa Kelm e Clecio Antônio Szinvelski e da estudante de Psicologia, Laís Cristine Jung, que irão relatar suas experiências relacionadas à histórias em quadrinhos.

Além dos painéis, a Universidade também irá desenvolver oficinas, contação de histórias, pinturas de rosto e jogos recreativos.

Sobre a Patronesse

Professora, Hedi Maria Luft é graduada em Pedagogia, com mestrado em Educação nas Ciências e doutorado em Educação. É professora da Unijuí no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências. Também é professora municipal e atua na rede estadual no Instituto Estadual de Educação Visconde de Cairu. Já coordenou o curso de Pedagogia da Unijuí e foi organizadora de várias edições do Encontro Nacional de Educação (ENACED). Como escritora, Hedi tem inúmeras obras publicadas, muitas delas, trabalhos coletivos por ela organizados, sempre com enfoque na educação. Concentra sua experiência na área de educação, com ênfase em Educação de Jovens e Adultos, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho, educação popular, profissional, planejamento, gestão e formação de professores.

Homenagem da EMEI Olhar de Criança

A Patronesse recebeu uma homenagem da Escola Municipal de Educação Infantil Olhar de Criança pela dedicação e trajetória na educação em Santa Rosa. Hedi trabalhou por um período na escola como Coordenadora Pedagógica.

A atividade aconteceu na última sexta-feira, dia 13, nas dependências da Escola e contou com a participação dos alunos, professores, familiares, amigos e colegas da Unijuí. Na oportunidade também foram realizadas atividades pelas acadêmicas do curso de Pedagogia, juntamente com a professora Hedi, envolvendo os alunos da escola, por meio de contação de histórias.

Confira algumas imagens da homenagem recebida pela professora na Escola Municipal de Educação Infantil Olhar de Criança: