Gestores da Unijuí conhecem os resultados da Avaliação da Infraestrutura - Unijuí

Gestores da Unijuí conhecem os resultados da Avaliação da Infraestrutura

No período de 08 a 24 de abril de 2019, foi realizada a aplicação do instrumento de avaliação da infraestrutura da Universidade aos professores, estudantes e técnico-administrativos e de apoio nos quatro campi da Universidade, com o objetivo de obter parâmetros para identificar aquilo que está bom e aquilo que precisa melhorar em termos de infraestrutura, buscando auxiliar os gestores na tomada de decisões, também com vistas à constante qualificação dos processos acadêmicos e administrativos. Participaram da pesquisa 1865 pessoas.

A avaliação da infraestrutura é uma das avaliações previstas no cronograma institucional de Avaliação da Universidade, que conta com a participação de todos os segmentos da comunidade interna nos processos, instrumentos e períodos de aplicação regulamentados pelas políticas do MEC e da Unijuí, indo ao encontro do contexto das políticas públicas de educação superior  através do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES que requer das universidades o olhar do todo institucional. O SINAES engloba a avaliação institucional (interna (CPA) e externa (MEC/CAPES).

Assim, o professor Dieter Siedenberg, Vice-Reitor de Administração e a coordenadora da CPA, Magna Dalla Rosa, apresentaram os resultados da Avaliação da Infraestrutura - 2017-2018 aos gestores da Universidade em reunião ampliada do Conselho de Gestão (COGEST) e Fórum de Gerentes.

Na análise geral, o professor Dieter evidenciou que de quatorze questões avaliadas, em nove delas os pesquisados apontaram um nível de satisfação entre 70% e 100%. Destacou a sintonia entre os resultados das questões objetivas com às questões abertas, tanto nas potencialidades, quanto nas questões indicadas para melhorias, sendo elas: investimentos em espaços de convivência; iluminação e segurança; acessibilidade; estacionamentos; ampliação e climatização das salas de estudo da Biblioteca e revisão/manutenção dos climatizadores. “Esses resultados balizarão o orçamento programa de 2020, bem como o PDI que está sendo revisado”, disse.

Na sequência, foram apresentados pela procuradora e pesquisadora Institucional, Cristiane Villa, os Planos de Acessibilidade e o Plano de Contingência da Unijuí, em que constam os cronogramas de desenvolvimento de ações no âmbito da acessibilidade, que foi um dos itens apontados para melhoria na avaliação da infraestrutura. A coordenadora do NAAI (Núcleo de Acompanhamento e Acessibilidade Institucional), professora Marta Borgmann e o Engenheiro Civil da Instituição, Tiago Marder, que participam da Comissão de elaboração destes Planos também estiveram presentes e fizeram contribuições nessas apresentações, trazendo aspectos específicos de suas áreas de atuação.

A coordenadora da CPA destacou que a apropriação dos resultados pela comunidade acadêmica é um dos critérios de avaliação de curso da Instituição pelo MEC/CAPES, em vários indicadores dos instrumentos de avaliação de curso e institucional. Assim, solicitou aos gestores de todas as unidades e coordenadorias o desenvolvimento de estratégias de divulgação dos resultados avaliativos junto aos professores, estudantes e técnico-administrativos de suas unidades e coordenadorias, visando a constante qualificação dos processos e ações nas dimensões do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão da Unijuí.