Cursos da Unijuí recebem notas do ENADE - Unijuí

Cursos da Unijuí recebem notas do ENADE

Nesta quinta-feira, 03 de outubro, a Unijuí recebeu do Ministério da Educação (MEC), o resultado da prova do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), que foi realizada em 2018. Três cursos da Universidade receberam excelentes notas.

Foram avaliados, neste ciclo, os cursos das áreas de gestão, comunicação e design, jurídica e psicologia. Como nos últimos anos, os cursos da Unijuí alcançaram boas notas, atingindo, em sua maioria, a nota 3, em uma escala de 1 a 5, considerado satisfatório. O destaque ficou para os cursos Administração – Campus Panambi, Gestão Comercial e Processos Gerenciais, ambos ofertados na modalidade EaD, que ficaram com a nota 4, considerada muito boa.

Segundo a Vice-Reitora de Graduação da Unijuí, professora Cristina Pozzobon, “o resultado da avaliação do ENADE ficou dentro das expectativas institucionais, evidenciando a qualidade formativa da graduação Unijuí. Além disso, percebemos que obtivemos conceitos superiores às IES da região, para os mesmos cursos avaliados”, salienta.

Sobre o ENADE

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

Aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)  desde 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), composto também pela Avaliação de cursos de graduação e pela Avaliação institucional. Juntos eles formam o tripé avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior brasileiras. Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior.