Participação da Unijuí na Feira do Livro fomenta a cultura, a integração e o desenvolvimento regional - Unijuí

A Patronesse da Feira do Livro de Santa Rosa e professora da Unijuí, Hedi Maria Luft, recebe o reconhecimento pela sua trajetória na educação.

A Unijuí tem como propósito a integração e o desenvolvimento regional pela educação, formando profissionais, construindo conhecimentos científicos, tecnológicos e promovendo ações culturais. A participação na 15ª Feira do Livro de Santa Rosa evidencia essa missão de transformar o mundo pela educação. A Universidade esteve presente com diferentes atividades integrando a comunidade local e regional.

A participação da instituição também teve destaque por meio da Patronesse da Feira do Livro, professora Hedi Maria Luft, que esteve presente em todas as ações programadas do evento. Um reconhecimento pela sua trajetória na educação, contribuindo com a formação e o desenvolvimento regional, realizando seu trabalho em escolas municipais, estaduais e na Unijuí.

“A participação da Unijuí durante a Feira do livro foi muito significativa, participamos de dois importantes painéis com professores de diferentes áreas, realizamos atividades pedagógicas, recreativas, oficinas e lançamentos de livros. Uma feira com uma mudança de paradigmas, onde saímos daquela ideia de apenas comercialização de livros, para a inserção de uma série de atividades pedagógicas e de entretenimento”, destaca a Patronesse e professora da Unijuí.

Participação da Unijuí na Feira

A Unijuí participou da Feira do Livro integrando atividades com os cursos de Pedagogia, Psicologia, Educação Física e Direito, por meio de oficinas, pinturas de rosto, contação de histórias e jogos recreativos.

A programação também contemplou dois importantes painéis no evento durante a noite. Na quarta-feira, dia 02, a temática abordada foi “Direitos Humanos e Diversidade no Mundo Contemporâneo”, ministrado pelo professor do curso de Direito da Unijuí, Dr. Doglas César Lucas e pela professora da Fema, Dra. Sinara Camera, com mediação do professor da Unijuí, Dr. Sidinei Pithan da Silva. Na quinta-feira, dia 03, o painel “Quadrinhos em ambiente escolar: Super-Heróis como tutores de resiliência”, foi ministrado pelo Escritor Homenageado da Feira, Gelson Weschenfelder, pela professora do curso de Psicologia da Unijuí, Betina Beltrame e também contou com a participação de relato de experiências da acadêmica de Psicologia, Laís Cristine Jung e dos acadêmicos de Educação Física e Grupo de Estudos da Universidade, Aline Taísa Kelm e Clécio Antônio Szinvelski. A mediação do painel foi realizada pela Patronesse da Feira do Livro. Ainda durante a noite de quinta-feira, o curso de Pedagogia realizou um Sarau Literário e uma homenagem a professora Hedi que também construiu sua história na Universidade.

A Feira do Livro nessa edição teve como lema “Histórias transformam o mundo: Leitura, memória e visão de futuro”. A abertura oficial ocorreu no dia 1º de outubro e estendeu-se até o dia de hoje, dia 06, no Largo do Centro Cívico Cultural Antônio Carlos Borges.