Unijuí conquista excelentes resultados em avaliações nacionais - Unijuí

Unijuí conquista excelentes resultados em avaliações nacionais

A Unijuí obteve excelentes resultados em dois importantes avaliadores nacionais da educação superior, são eles: o Ranking Universitário Folha (RUF), uma avaliação anual de todas as universidades do país, e o Guia da Faculdade Estadão, primeira edição da avaliação de cursos de graduação realizada entre Estadão e Quero Educação.

No Ranking Universitário Folha (RUF), a Unijuí conquistou a 35ª colocação, entre públicas e privadas de todo o país, no quesito inovação, que leva em consideração o número de patentes pedidas pela Universidade e a quantidade de estudos em parceria com o setor produtivo. Na colocação geral a Unijuí ficou em 134ª.

Os cursos da Unijuí também foram avaliados e obtiveram excelentes resultados no "Guia da Faculdade Estadão”. O Guia, publicado na última semana pelo Estadão, avaliou a qualidade de mais de 11 mil cursos superiores em todo o Brasil, levando em conta quesitos como: qualidade do projeto pedagógico, do corpo docente e da infraestrutura.

A Universidade foi avaliada com as notas quatro (4) e três (3) em 29 cursos de graduação. Os cursos avaliados com nota quatro (4) são: Ciência da Computação, Direito (Ijuí), Agronomia, Fisioterapia, Administração (Ijuí), Ciências Contábeis (Ijuí), Psicologia (Ijuí), Letras, Medicina Veterinária, Farmácia, Design, Direito (Três Passos) e Direito (Santa Rosa). Os cursos que obtiveram nota três (3) são: História, Educação Física – Bacharelado (Ijuí), Educação Física – Licenciatura (Ijuí), Enfermagem, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Nutrição, Engenharia Elétrica (Ijuí), Engenharia Mecânica (Panambi), Matemática, Engenharia Química, Administração (Panambi), Administração (Três Passos), Educação Física – Licenciatura (Santa Rosa), Administração (Santa Rosa), Engenharia Civil (Santa Rosa) e Engenharia Elétrica (Santa Rosa).

Para a Vice-Reitora de Graduação, professora Cristina Pozzobon, os resultados confirmam mais uma vez a excelência acadêmica da Unijuí. "As notas resultantes da avaliação do Guia da Faculdade são bastante positivas, consequência da dedicação coletiva institucional ao trabalho executado pelos coordenadores, chefes, professores, técnicos e estudantes. Nossos projetos pedagógicos norteiam ações sistematizadas e propositivas de formação que estão sendo reconhecidas tanto pelas avaliações externas quanto pelo mundo do trabalho.”, avaliou a professora.

O Guia da Faculdade utiliza uma metodologia conhecida como “avaliação por pares” para analisar a qualidade dos cursos. Nesse processo, a equipe do Guia atua como um instituto de pesquisa, colhendo a opinião de milhares de professores que atuam no ensino superior.