Projeto de Extensão aborda eficiência energética em escolas de Educação Básica - Unijuí

Projeto de Extensão aborda eficiência energética em escolas de Educação Básica

O projeto de Extensão “Meninas que Engenham o Futuro” da Unijuí, em parceria com o CNPq, MCTIC e MEC, tem como objetivo colocar em debate a inserção das mulheres na área das engenharias, por meio de conceitos acerca de eficiência energética e de uso racional da água potável, de forma dinâmica em palestras interativas e no desenvolvimento de projetos. Além de demonstrar para as estudantes do ensino básico, seus potenciais na área de ciências exatas e engenharias, a qual requer um pensamento multidisciplinar e sustentável.

O projeto está sendo trabalhado com estudantes e professoras, do sexo feminino, da Educação Básica matriculadas nas escolas públicas participantes, de Ijuí e Santa Rosa. Nos dias 30/09 e 01/10 as meninas das escolas participantes apresentaram a proposta de projeto de eficiência energética que foi desenvolvido para as escolas.

Para a professora de Engenharia Elétrica da Unijuí, Taciana Enderle, o resultado foi incrível. “As meninas juntamente com as professoras e equipe diretiva se empenharam para propor ações, que dentro de sua realidade fizessem a diferença. Foram cinco diferentes propostas de projeto, que além de diminuir o consumo da energia das escolas imediatamente, são ações que vão continuar acontecendo ao decorrer dos anos e fazer parte da rotina de atividade das escolas, e com isso, ir conscientizando as crianças e adolescentes”, destacou.

No primeiro semestre do ano de 2019 o assunto trabalhado foi energia elétrica. As alunas das escolas de Ijuí formaram um grupo de estudo, enquanto que as alunas das escolas de Santa Rosa formaram outro grupo de estudo. Na organização e execução, o projeto conta com duas professoras da Engenharia Elétrica, duas professoras da Engenharia Química e três estudantes de graduação do sexo feminino matriculadas nos cursos de engenharias.