Unijuí e Prefeitura de Ijuí assinam contrato de integração entre ensino e serviços - Unijuí

A Unijuí e a Prefeitura de Ijuí assinaram, na manhã desta quinta-feira, 07, o Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (COAPES). O Contrato é uma demanda da Portaria Interministerial (nº 1.127, de 04 de agosto de 2015), que tem o objetivo de fortalecer a integração entre ensino, serviços e comunidade no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), e diz respeito ao Edital de Implantação do Curso de Medicina em Ijuí e na Unijuí.

De acordo com a professora Cátia Maria Nehring, Reitora da Unijuí, a assinatura do COAPES materializa a necessidade de trabalho conjunto entre instituições de ensino formadoras e a rede pública de saúde, com foco na qualificação e melhoria no atendimento da população. “O contrato traz grandes desafios para o Poder Público e para a instituição formadora, no sentido de tentar estabelecer a parceria para a qualificação do atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir de uma formação qualificada para os profissionais em formação e também formações continuadas para os profissionais que já estão atuando na rede", comenta.

O contrato prevê a garantia das estruturas do município como campo de prática dos estudantes em formação. Práticas como essas, que estão previstas no contrato, são desenvolvidas já há mais de 30 anos pelos cursos da área da saúde da Unijuí, por meio de uma parceria firmada entre a Universidade e o Poder Público. A partir desse contrato, os estudantes de Medicina também passam a integrar estas ações.

Participaram do ato, realizado na Prefeitura de Ijuí, o Prefeito Valdir Heck, a Reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, o Secretário Municipal de Saúde, Josias de Abreu Pinheiro, o Secretário Municipal de Governo, Telmo Elemar Ramos Alves, o Vice-Reitor de Administração da Unijuí, professor Dieter Rugard Siedenberg, a Vice-Reitora de Graduação, professora Cristina Eliza Pozzobon, o Coordenador do Curso de Medicina, professor Jorge Brust, a Coordenadora do Curso de Farmácia, professora Christiane de Fatima Colet, a Coordenadora do Curso de Enfermagem, professora Marinez Koller Pettenon, a Coordenadora do Curso de Estética e Cosmética, professora Edina Matilde Linassi Coelho e o Assessor Jurídico, Jonatan Lopes Amarante.