Unijuí está entre as 10 melhores Universidades Comunitárias do Rio Grande do Sul - Unijuí

A Unijuí conquista, pelo nono ano consecutivo, o conceito 4 no Índice Geral de Cursos (IGC), divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). A nota é considerada muito boa, e auxilia a Unijuí alcançar a 8ª posição entre as Universidades Comunitárias do Rio Grande do Sul no IGC, com notas que vão de 1 a 5 na avaliação realizada pelo MEC.

Atribuído anualmente, o IGC é um dos quesitos avaliados nas Instituições de Educação Superior (IES) e tem, entre seus indicadores, a média do Conceito Preliminar de Curso (CPC) de Graduação e a média dos conceitos de avaliação dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, atribuídos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

No caso do CPC, trata-se de um indicador de qualidade que avalia os cursos superiores de graduação em ciclos avaliativos, sendo calculado no ano seguinte ao da realização do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de cada área, com base na avaliação de desempenho do estudante, professores (titulação e vínculo de trabalho), infraestrutura, recursos didático-pedagógicos e demais insumos, conforme orientação técnica aprovada pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes).

Para além dos cursos de graduação, a composição do IGC considera a nota dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) que a Universidade apresenta: Programa em Desenvolvimento Regional, conceito 5; Programa em Atenção Integral à Saúde (PPGAIS), conceito 4; Programa em Educação nas Ciências, conceito 5; Programa em Modelagem Matemática e Computacional conceito 4; Programa em Direito conceito 4; Programa em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade, implantado há menos de dois anos, conceito 3, assim como o Proef, programa de mestrado profissional em Educação Física realizado em rede nacional, também com conceito 3.

Para a reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, “é extremamente importante receber, por mais um ano, este ótimo resultado, que resulta de um trabalho sério e competente de nossos professores e o envolvimento de nossos estudantes, no processo de realização dos seus cursos, a nível de graduação e pós-graduação e também, na participação de avaliações externas, como o ENADE, envolvendo os estudantes especificamente da graduação. Agora vamos em busca do conceito 5, considerando que este conceito, permite o aumento do número de bolsas aos nossos estudantes, contribuindo com, a inclusão, o acesso e a permanência dos mesmos em nossa Instituição.”

Neste ano, os cursos de graduação avaliados com o Conceito Preliminar de Curso (CPC) são: Ciência da Computação - campus Ijuí - CPC 4; Ciência da Computação - campus Santa Rosa - CPC 3; Ciências Biológicas - campus Ijuí - CPC 4; Design - campus Ijuí - CPC 4; Educação Física Licenciatura - campus Ijuí - CPC 4; Educação Física Bacharelado - campus Ijuí - CPC 4; Educação Física Licenciatura - campus Santa Rosa - CPC 3; Letras Inglês - campus Ijuí - CPC 4; Matemática Licenciatura - campus Ijuí - CPC 5; Pedagogia Licenciatura - campus Ijuí - CPC 4; Pedagogia Licenciatura - campus Santa Rosa - CPC 5.