Abertas inscrições para programa que oferta bolsas de estudo em universidades do Canadá - Unijuí

Estão abertas as inscrições para o programa de bolsas de estudos “Emerging Leaders of the Americas Program (ELAP)”. As bolsas são destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação que têm interesse em estudar em universidades do Canadá. O programa é promovido pelo governo canadense, em parceria com o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), que inclui a Unijuí, e o Canadá and Latin America Research and Exchange Opportunities (Caraleo).

Pelo programa ELAP, o aluno selecionado pode desenvolver pesquisas, participar de projetos da instituição de destino, realizar atividades práticas e ter uma experiência intercultural. Para se inscrever, os estudantes interessados devem preencher o formulário eletrônico de inscrição. As inscrições podem ser feitas somente até o dia 19 de fevereiro.

A segunda etapa do processo seletivo consiste no envio de e-mail para comung@comung.org.br, com o assunto “Candidatura ELAP, mais nome completo do aluno, sigla da instituição onde estuda e o nome da instituição canadense de interesse”. No email deve constar um único arquivo em PDF com Carta de Motivação em inglês (máximo de uma página); cópia do passaporte válido, com validade de seis meses após o retorno ao Brasil; cópia da Carteira de Identidade; Privacy Notice Statement assinado; comprovação de Proficiência em Língua Inglesa; carta convite de supervisor canadense (apenas para candidatos de Mestrado ou Doutorado).

A etapa inicial de seleção ocorrerá por meio de comissão de representantes das Instituições associadas ao Comung, que avaliará todas as candidaturas recebidas. A seleção final ocorre no Canadá e os critérios de seleção ficam a cargo da universidade e do governo canadense. O resultado final pode demorar entre 60 e 90 dias para ser divulgado. O retorno de aprovação é dado por e-mail diretamente ao candidato.

Mais informações sobre as vagas, edital e universidades com oferta de bolsas podem ser buscadas por meio do site do Comung. Dúvidas podem ser tiradas com o Escritório de Relações Internacionais (ERI) da Unijuí através do e-mail eri@unijui.edu.br, ou ainda presencialmente, na sala localizada no 2º andar do prédio da Biblioteca Mario Osorio Marques, no campus da Unijuí em Ijuí.