Experiência de autoavaliação institucional da Unijuí é apresentada em Florianópolis - Unijuí

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Experiência de autoavaliação institucional da Unijuí é apresentada em Florianópolis

Nesta semana, nos dias 25 e 26 de março, a Unijuí esteve representada pela professora doutora Bruna Comparsi, vice-reitora de Graduação, no Seminário DAES - Encontro Regional sobre Avaliação da Educação Superior, realizado no Instituto Federal de Santa Catarina, na cidade de Florianópolis. O evento é uma promoção do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 

Com essa iniciativa, o Inep busca conhecer as ações desenvolvidas pelas Instituições de Ensino Superior em seus processos de avaliação de estudantes ou de autoavaliação institucional, visando o aperfeiçoamento dos processos e instrumentos de avaliação da educação superior conduzidos pelo Inep, visando indicar práticas a serem observadas e medidas pelo Instituto em âmbito nacional.

A programação do seminário contou com palestras sobre os seguintes temas: Avaliação da Educação Superior: Desafios e Perspectivas, a cargo do diretor do Inep, Ulysses Teixeira; e a Importância da valorização da CPA e da autoavaliação no Sinaes, proferida por Dilvo Ristoff, professor emérito da UFSC e membro da Comissão Especial que concebeu o Sinaes - Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Os debates antecederam as oficinas temáticas, com breves apresentações por parte de instituições da Região Sul que subsidiarão o debate de cada tema junto ao Inep e às demais instituições. 

A Unijuí foi selecionada para participar da Oficina 1 - Autoavaliação Institucional, em que a professora doutora Bruna Comparsi apresentou a experiência  “Autoavaliação na Unijuí como ferramenta fundamental para a gestão dos cursos e da Instituição”. Esta oficina contou com apresentações da FACCAT, UNINTER e PUC-PR. 

Segundo a professora Bruna, foi extremamente relevante para a Unijuí poder compartilhar a experiência em autoavaliação institucional, logo após a Universidade ter sido recredenciada pelo MEC, com o conceito máximo, reiterando a importância dos resultados avaliativos realizados por meio de pesquisas de opinião que visam ouvir as vozes das pessoas que fazem a Universidade, ou seja, professores, estudantes, técnicos administrativos e sociedade civil.

A vice-reitora concluiu ressaltando a qualidade do evento e a possibilidade de troca de experiências com o Inep e com as Instituições de Educação Superior para a busca de estratégias para a qualificação e fortalecimento da educação superior no Brasil.

 


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