Pesquisas no Madp aproximam gerações e contam histórias - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Pesquisas no Madp aproximam gerações e contam histórias

O acervo fotográfico conservado no Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) ajuda a contar histórias, contribuindo para a compreensão e preservação da identidade da sociedade. As imagens têm o poder de despertar memórias e conectar gerações, o que aconteceu com o casal Pedro Luiz Sanfelici e Neuza Maria de Mello Sanfelici.

Após realizarem uma visita a uma exposição, eles solicitaram um atendimento de pesquisa com o objetivo de encontrar registros da família Sanfelici. Pedro destaca a boa receptividade da equipe do Madp. “Tendo exposto que era nosso objetivo encontrar fotos da família, foram solicitadas 24 horas para ser feita a pesquisa. Retornamos no dia seguinte e estava tudo preparado, nos esperando. A Neuza e eu não pudemos esconder a surpresa e a emoção que vivemos naqueles momentos de curtição das fotos”, contou.

Segundo ele,algumas das fotos foram tiradas há cerca de 90 anos. “Encontramos fotos de épocas diversas da minha família com seus amigos, funcionários que eram muito presentes também nos momentos de confraternização, pois todos moravam próximos. Inclusive, algumas fotos comigo quando criança. A parte divertida foi que encontramos ainda uma foto de nós dois jovens em um evento social. O sentimento mais forte que ficou foi de agradecer e reconhecer a importância de existir um lugar que acolhe, conserva e guarda a história da nossa cidade e da nossa gente”, comemorou Pedro.

Para a diretora do Museu Antropológico Diretor Pestana, Iselda Sausen Feil, o Museu preserva histórias e aproxima gerações. “É um local de narrativas, sejam elas por imagens ou outras formas, mas todas frutos de uma fala ou de um tempo. Quando se faz uma narrativa, não se faz apenas um texto racional, mas um texto cheio de imaginação, de percepções. Contar histórias é a forma de reviver experiências. Assim, conseguimos perceber que quando as pessoas estão no Museu, em contato com o nosso acervo, elas conseguem se conectar com outros momentos”, pontuou. 

O atendimento à pesquisa no acervo documental está disponível através das seguintes formas: online e presencial. Na forma presencial os pesquisadores podem vir até o Museu pesquisar e ter a experiência do contato com o documento. Já na forma online, as pesquisas são solicitadas através do site madp.unijui.edu.br/pesquise/, onde a equipe do Museu encaminhará uma lista com informações detalhadas do que há disponível sobre o tema requisitado, para assim dar andamento para a pesquisa.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.