Laboratório de Análise de Sementes cresce em dez vezes o número de emissão de boletins de análises de sementes - Unijuí

O Laboratório de Análise de Sementes da Unijuí, credenciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, desempenha um papel fundamental ao conduzir avaliações abrangentes da qualidade fisiológica e física de sementes, contemplando uma ampla gama de espécies. O local é responsável por emitir boletins de análise, conferindo aos produtores de sementes confiança na qualidade de seus produtos durante transações comerciais.

Atualmente, o Laboratório de Análise de Sementes está equipado com uma infraestrutura moderna e tecnologicamente avançada, que garante análises precisas e assegura que as sementes atendam aos padrões comerciais estabelecidos. Os serviços ofertados incluem análises de germinação, pureza, vigor, tetrazólio, peso de mil sementes, umidade e determinação de outras espécies, atendendo não apenas às demandas do mercado, mas também contribuindo para o avanço do ensino e da pesquisa.

Entre as principais demandas atendidas estão as análises de germinação e vigor para as culturas de trigo e soja. Um destaque foi o crescimento em 10 vezes no número de boletins de análises de sementes emitidos, que é um dos tipos de relatórios enviados para os clientes, o qual é atrelado ao Ministério da Agricultura e é usado para a comercialização de sementes. De acordo com o responsável técnico pelo Laboratório de Análise de Sementes, Diovane Antonow, o espaço desempenha um papel fundamental, que impacta positivamente tanto na comunidade local quanto na regional.

“Suas atividades e serviços são fundamentais para que os produtores rurais e empresas da região tenham confiança na qualidade das sementes que comercializam e que fazem cultivo. Localmente, atendemos uma diversidade de produtores e empresas em Ijuí e em mais 12 municípios de toda a região Noroeste do Estado. Desta forma, o laboratório se consolida como referência na análise de sementes para a região”, destaca, reforçando a parceria com a certificadora Semente Forte, que ampliou o escopo do laboratório, permitindo ser oferecidos serviços de certificação de sementes para diversas empresas parceiras.

Além de sua importância na região para as análises de sementes, o Laboratório exerce uma função fundamental para os estudantes em sua formação, não apenas na questão do ensino, mas também no apoio à pesquisa acadêmica. Estagiários do curso de Agronomia recebem treinamento e supervisão prática no laboratório, contribuindo para a formação profissional e a condução de pesquisas que resultam em trabalhos de conclusão de cursos e artigos científicos na área de sementes.

Outra questão é que o laboratório é uma peça chave na preparação de materiais que subsidiam aulas práticas para cursos de graduação em Agronomia, bem como para cursos de pós-graduação de mestrado e doutorado, além de diversos cursos de qualificação profissional oferecidos pela Universidade.

Para este ano, o responsável técnico relata que foram estabelecidas metas ambiciosas, que incluem o aumento no número de serviços prestados, bem como a formação de parcerias estratégicas com mais empresas produtoras de sementes e a ampliação do escopo de serviços, buscando, assim, aproveitar a estrutura e o pessoal que atua no Laboratório. “O processo de implementação dos critérios da ISO 17025 está em andamento e prevê consolidar-se em 2024, fortalecendo ainda mais a credibilidade e segurança nas análises realizadas pelo laboratório, assim reafirmando o compromisso com a excelência e inovação, mantendo-se como referência regional na análise de sementes.”