Desafio de Inovação Socioambiental reúne estudantes para pensar soluções - Unijuí

Desafio de Inovação Socioambiental reúne estudantes para pensar soluções

Iniciou nesta segunda-feira, 15 de abril, o Desafio de Inovação Socioambiental, promovido pela Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica da Unijuí (Criatec), em parceria com a Vice-reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (VRPGPE) e as empresas Novatech Agro e 3 Tentos. O evento foi realizado no Espaço + Inovação Unijuí e tem seguimento no dia 22 de abril.

Cerca de 60 pessoas, entre alunos do 3º ano do Ensino Médio e acadêmicos bolsistas de projetos da Unijuí, participam do Desafio que fomenta a criação de possíveis soluções que possam causar impacto socioambiental, além de proporcionar a experiência de desenvolvimento de um negócio. O primeiro dia do evento contou com oficinas e dinâmicas, além da apresentação dos desafios das empresas com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para que os times pudessem estruturar as suas ideias com o apoio de diversos mentores conforme explica a coordenadora da Criatec, Maria Odete Palharini.

“O objetivo do Desafio é que os estudantes tenham uma experiência de inovação. Eles receberam desafios reais de empresas da cidade e, a partir disso, deverão propor soluções de mercado para estes desafios. Para isso, os participantes contaram com oficinas de Design Thinking para que pudessem entender os problemas, pensar em soluções criativas e validar as soluções, e uma oficina de Pitch treinando as apresentações”, destacou.

O vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Daniel Baggio, participou da abertura do Desafio. Para ele, o evento busca despertar o espírito empreendedor nos estudantes. "Quanto antes nós conseguirmos estimular o empreendedorismo, melhor. O Desafio de Inovação Socioambiental faz com que os alunos possam aprender através da prática propondo soluções capazes de tornarem-se negócios".

O evento segue na próxima segunda-feira, 22 de abril. O desafio prevê ainda a premiação de R$ 1 mil para o primeiro lugar e de R$ 800 para o segundo colocado. Para mais informações ou dúvidas, entre em contato pelos telefones 55 3332 0212 ou 99128 - 6961.