Biblioteca Universitária realiza ações de incentivo à leitura - Unijuí

Biblioteca Universitária realiza ações de incentivo à leitura

Em alusão ao Dia Mundial do Livro, a Biblioteca Mario Osorio Marques da Unijuí promoveu a ação “Conheça a sua Biblioteca: a maior da Região Noroeste do Rio Grande do Sul”. A atividade ocorreu na Bumom do campus Ijuí e foi voltada ao público interno, contemplando os profissionais que atuam na Instituição. Segundo a coordenadora da Biblioteca, Laura Dalpiaz, o objetivo foi incentivar a leitura.

“Ensinamos a localizar exemplares para que eles possam desfrutar do que temos aqui na Universidade. No encontro, falamos sobre a organização da Biblioteca, possibilidades que os profissionais têm enquanto colaboradores da Unijuí, como empréstimos, renovações e acesso ao acervo. Também mostramos curiosidades, como obras raras, o menor livro e o mais antigo da Bumom”, explicou Laura.

A Biblioteca Mario Osorio Marques é considerada a maior da região Noroeste do Rio Grande do Sul. “No total, são cerca de 300 mil itens bibliográficos que estão à disposição dos estudantes, professores, técnicos administrativos e de apoio e para a comunidade, nos quatro campi da Unijuí - Ijuí, Panambi, Santa Rosa e Três Passos e na Sede Acadêmica, localizada junto à Fidene”, pontuou.

Para o designer gráfico da Assessoria de Marketing da Unijuí, Rafael Fischer, a visita guiada à Biblioteca foi muito interessante. “Tanto para conhecer o funcionamento e a estrutura desse setor, quanto para podermos interagir com obras raras e pouco usuais, presentes no acervo. Além disso, saber como utilizar as bases de dados que a Bumom disponibiliza é essencial para o nosso desenvolvimento profissional e acadêmico”, frisou.

Além disso, outras atividades foram realizadas pela Biblioteca. Nesta semana, foi feita uma ação referente ao livro infantil junto ao Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA); e no campus Três Passos, foi feita uma roda de leitura com contação de histórias, exposição dos livros dos autores Ziraldo, Monteiro Lobato e Maurício Sousa; cuidados com os livros e entrega de marcadores de página para os estudantes da Rede Estadual de Educação presentes.