EFA oportuniza debate sobre pesquisa como princípio pedagógico - Unijuí

EFA oportuniza debate sobre pesquisa como princípio pedagógico

Professor Dr. Otavio Aloisio Maldaner participou de uma roda de conversa com professores da Instituição.

O Centro de Educação Básica Francisco de Assis - EFA realizou, na quarta-feira, uma roda de conversa com o professor Dr. Otavio Aloisio Maldaner, da UNIJUÍ. No encontro, Maldaner instigou os professores a falarem sobre as práticas realizadas na escola, de forma a problematizar conceitos e abordagens culturais.

Durante o evento, um dos pontos levantados foi o perfil do aluno atual e a relação com as tecnologias. Nesta abordagem, o professor citou que é preciso saber quem é o aluno da escola e do que ele precisa saber.

"O trabalho educativo precisa se pautar pelo respeito às etapas de escolaridade e que, no caso do ensino fundamental e médio, é essencial o desenvolvimento de competências, com as quais o ser humano nasce, mas que não necessariamente elas se desenvolvem. É preciso a ação intencional, a sistematização e o engajamento dado pela insistência e persistência dos professores”, afirmou.

O encontro faz parte da programação do tema de estudo do mês de junho: “A pesquisa como princípio pedagógico”. Ao longo do ano, a EFA tem oportunizando a seus professores e funcionários encontros de formação, com o objetivo de aprofundar temas e qualificar o trabalho pedagógico desenvolvido na Instituição.

Segundo a professora Rosana  Barros, coordenadora pedagógica dos Anos Finais e Ensino Médio, os professores estudaram inicialmente o texto “Professor-pesquisador: uma nova compreensão do trabalho docente”, do professor Otavio Aloisio Maldaner.

“A partir deste referencial os professores estabeleceram um diálogo com o que já se faz em termos de pesquisa na escola, entre equipes de trabalho por ano, por áreas do conhecimento e/ou por campos afins”, salienta.

Para a diretora da escola, professora Rosane  Becker  "a contribuição teórica e reflexiva com o grupo de professores foi de grande relevância, pois provocou um desacomodar em torno de aspectos sobre a pesquisa, do reforço do lugar do professor, do aluno, da gestão da escola e da família na constituição da aprendizagem, pelo processo de compreensão daquilo que está sendo dito".