Varejo Físico ou E-commerce: Onde você compra? - Unijuí

Varejo Físico ou E-commerce: Onde você compra?

Pesquisa realizada com 289 pessoas analisa o varejo físico em relação ao e-commerce na região noroeste.

Com o objetivo de identificar a preferência de homens e mulheres na compra de sapatos e tênis, o aluno do Curso de Administração da UNIJUÍ Câmpus Santa Rosa, Lucas Schallenberger, realizou uma pesquisa com 289 pessoas com o propósito de analisar se o varejo físico vem perdendo espaço para o e-commerce na região noroeste do Rio Grande do Sul, compreendendo os municípios de Santa Rosa, Três de Maio, Horizontina, Tuparendi e Tucunduva.

Com relação ao seu perfil, (46%) são homens e (54%) mulheres, enquanto que (81%) com renda até R$ 2.900, (63%) solteiros, (92%) universitários. A maioria (88%) utilizam a internet a mais de 9 anos, sendo que em casa (79%) e no trabalho com (42%).  A maior parte dos 289 pesquisados diz ter conhecimento médio sobre a internet, o suficiente para auxiliar seu dia-a-dia, a maioria utiliza desse conhecimento em internet trabalhos e pesquisas (75%) e para comunicação com outras pessoas, através de redes sociais e e-mails.

Estudante Lucas Schallenberger

Os resultados mostram que (76%) dos pesquisados preferem comprar sapatos e ou tênis no varejo físico, e apenas (24%) no e-commerce. Dos (24%) que preferem comprar sapatos e ou tênis no e-commerce (50%) disseram ter essa preferência devido economia de tempo em suas compras, já (67%) relataram que a maior variedade de produtos é o que as leva a comprar em lojas online.  As promoções constantes existentes no e-commerce também são diferenciais para os clientes que preferem comprar no varejo online, e como fator decisivo para a compra nas lojas online os entrevistados que preferem esse canal de compra disseram que os preços são o fator mais importante para a compra de sapatos e ou tênis via internet, com (75%) das pessoas afirmando utilizar o e-commerce pelo fator preço mais em conta.

Já com relação aos (76%) dos entrevistados que preferem comprar sapatos e ou tênis no varejo físico, (41%) destes preferem utilizar o varejo tradicional pois assim podem tocar os produtos imediatamente em caso de eventual problema, (42%) pela possibilidade de negociar preços diretamente com o vendedor, o que demonstra que grande parte dos entrevistados gosta do contato pessoal com a equipe de vendas, o layout de vitrines se destaca quanto a preferência de compra dos entrevistados  (45%) afirmaram que os sapatos e tênis expostos nas prateleiras ajudam na escolha do produto demonstrando que muitos clientes compram por impulso, graças a boa exposição de produtos na vitrine das lojas.

Quanto as compras nos últimos 3 anos, (42%) dos questionados que preferem o e-commerce para comprar sapatos e tênis, disseram ter efetuados compras com valores entre R$ 1.001,00 e R$ 2.000,00 enquanto os consumidores do varejo tradicional que gastaram esses mesmos valores chegam a mais de (60%), demonstrando que clientes do varejo físico compram mais.

Para o orientador da pesquisa, professor Dr. Ariosto Sparemberger, embora os resultados mostrem preferência dos consumidores pela compra no varejo físico, é necessária para o crescimento deste setor, a implantação imediata de estratégias que possam fidelizar clientes, além de pesquisas que possam avaliar o nível de satisfação em relação ao serviço e produto ofertado, bem como motivar seus clientes a comprar em suas lojas.  Os resultados do estudo, não confirmam as tendências das últimas pesquisas varejistas que demonstram queda na preferência do varejo físico com relação ao e-commerce na preferência de compra de brasileiros, o que demonstra que a região noroeste do Rio Grande do Sul ainda tem grande potencial para o varejo tradicional.