Unijuí realiza abertura do Ciclo de Formação para a Pesquisa e Extensão 2016 - Unijuí

Unijuí realiza abertura do Ciclo de Formação para a Pesquisa e Extensão 2016

Na tarde desta segunda-feira, a Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão realizou, no Campus Ijuí, a abertura do Ciclo de Formação para a Pesquisa e Extensão 2016. No evento, também foi realizada a solenidade de entrega dos certificados aos autores dos trabalhos-destaque do Salão do Conhecimento 2015.

Após a fala de boas-vindas da Vice-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professora  Dra. Evelise Moraes Berlezi, foi realizada a palestra "A Pesquisa, a Iniciação Científica e a Iniciação Tecnológica na formação do estudante”, com o Dr. Daniel Knebel Baggio, professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento - PPGDes - DACEC/UNIJUÍ.

“Passamos aos estudantes a importância de ser bolsista em programas de iniciação científica e tecnológica. Busquei relacionar e apresentar ao público fatores que eles devem levar em consideração para se tornarem, lá na frente, cientistas ou pesquisadores por produtividade do CNPq”, salienta.

Um dos fatores preponderantes para o pesquisador é falar outro idioma, principalmente o Inglês, destaca o professor. “Falar outro idioma é muito relevante. E o Inglês se destaca, pois é uma das línguas mais faladas do mundo, importante para se comunicar, publicar, para compreender outras pesquisas”, complementa.

Os trabalhos em destaque estiveram expostos no Salão Azul da Biblioteca Mario Osorio Marques durante a tarde desta segunda-feira.

A formação

A formação de recursos humanos para a pesquisa e para a extensão faz parte da política da Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da UNIJUÍ. Destaca-se o Programa de Bolsas de Iniciação Científica, de Iniciação Tecnológica e Inovação – PIBIC e PIBITI, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, o Programa de Educação Tutorial - PET, o Programa de Bolsas de Extensão – PIBEX e o Programa de Voluntariado Acadêmico - PROAV. No âmbito da qualificação destaca-se o Salão do Conhecimento, o Ciclo de Formação para a Pesquisa e para a Extensão e o Curso de Inglês para Bolsistas.

O Ciclo de Formação para a Pesquisa ocorre desde 2013 e em 2016 foi integrado ao Ciclo também a Extensão. Este evento é direcionado aos alunos envolvidos em projetos de pesquisa e projetos de extensão, com ou sem bolsa de iniciação científica, tecnológica ou extensão, e aborda temáticas gerais de formação necessárias para o desenvolvimento dessas atividades.

Os destaques do Salão do conhecimento

Confira na lista abaixo os trabalhos 73 trabalhos destaques na edição de 2015 do Salão do Conhecimento: