Instituições de Ensino do Noroeste lançam livro sobre Formação Continuada Macromissioneira - Unijuí

Fruto do trabalho coletivo entre diversas instituições do noroeste do Estado, foi lançado recentemente o livro Formação Continuada Macromissioneira.

A publicação soma mais de 700 textos de professores da educação básica, como forma de materializar o processo de formação de docentes, através do Programa Interinstitucional de Formação Continuada dos Trabalhadores em Educação da Região Macromissioneira – Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

A Unijuí, como integrante do Programa, contribuiu com o projeto do livro. A coordenação do programa na Universidade é da professora Iselda Sausen Feil.

O livro tem o apoio da Promotoria de Justiça Regional de Educação de Santo Ângelo e Missões, Programa de Apoio à Extensão Universitária MEC/SESu – PROEXT. A próxima etapa é lançar um e-book da obra.

O Programa

Visa otimizar a educação pública básica na região Macromissioneira, na perspectiva de efetivação social do direito universal à educação de qualidade científica e social, de reflexão sobre as práticas e formações  dos profissionais, de coordenação interinstitucional, de interdisciplinaridade e de interlocução entre os profissionais das Instituições de Ensino Superior, públicas e comunitárias, e os profissionais das escolas estaduais e municipais.

O Programa Interinstitucional de Formação Continuada dos Trabalhadores em Educação da Região Macromissioneira – Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul é engendrado de forma coletiva, desde março de 2011, pela Comissão Interinstitucional de Formação Continuada dos Profissionais da Educação, coordenada pela Universidade Federal de Fronteira Sul, campus Cerro Largo, RS.

A proposta, com base na racionalidade de interlocução das múltiplas vozes, em vista à emancipação, sublinha o princípio do protagonismo dos trabalhadores em educação no que atine à sua formação em serviço, num contexto em que os desafios da prática pedagógica não se restringem à dimensão instrumental e, em virtude de sua natureza complexa, exigem a busca de soluções pela via do agir comunicativo.

Considerando, ao mesmo tempo a emergência histórica de questões socialmente relevantes e a problemática da identidade profissional dos/das trabalhadores/as em educação, o programa buscou arquitetar, no âmbito das Coordenadorias Regionais de Educação, grupos de trabalho (GT’s) de Gestão, de Alfabetização e Letramento, de Seminário Integrado, de Educação Profissional, de Matemática, de Ciências Naturais, de Ciências Humanas, de Códigos e Linguagens e de Funcionários de Escola; e, no âmbito da macrorregião, abarcando as seis CRE’s que integram o programa , GT’s de Educação de Jovens e Adultos, de Educação do Campo e de Curso Normal.