Índice de confiança de empresários varejistas está menor - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Índice de confiança de empresários varejistas está menor

 
 

Pesquisa realizada pelos alunos do Curso de Administração da Unijuí nos meses de maio e junho diagnosticou o menor Índice de Confiança do Empresário Varejista (ICEV), desde que o indicador foi criado e também as suas principais carências de capacitação.

Os acadêmicos da disciplina de Administração Empreendedora do Curso de Administração da Unijuí, com o apoio do Laboratório de Gestão, realizaram nos meses de maio e junho de 2016 uma pesquisa com 172 empresários do setor varejista nos municípios de Santa Rosa, Três de Maio, Horizontina e Santo Cristo com o objetivo de identificar o grau de confiança que os empresários possuem em relação às suas atividades.

De acordo com o professor Luciano Zamberlan, coordenador da pesquisa, o Índice de Confiança do Empresário Varejista (ICEV) é um indicador de antecedência uti­lizado para previsão do nível de atividade de uma economia, neste caso, no setor de varejo. “Empresários confiantes tendem a aumentar o investimento em aquisição de mercadoria, melhorias no ambiente de loja e aumento na contratação de pessoal para atender o esperado crescimento na demanda. Para a composição deste índice considera-se o sentimento do empresário através de questões que avaliam as condições atuais e as expectativas futuras de sua própria empresa, do setor de atividade ao qual está inserida e da economia brasileira de uma forma geral. Obtidas tais informações, os índices são ponderados e cria-se um indicador geral de confiança que varia de zero a 100 pontos. Valores acima de 50 pontos indicam empresários confiantes”, explica Luciano.

A partir dos dados obtidos junto de empresários varejistas dos quatro municípios pesquisados, as condições atuais (economia brasileira, setor de atividade e empresa) obtiveram 39,5 pontos, e as expectativas para os próximos seis meses (economia brasileira, setor de atividade e empresa) 58,3 pontos. O índice geral foi de 52 pontos, o que se caracteriza como o menor indicador desde que o ICEV foi criado em 2007. Em comparação com o indicador obtido no final de 2015, a queda foi de 2,7 pontos.

Apesar da redução deste índice, os empresários ainda se mostram confiantes, pois Índice Geral se manteve superior aos 50 pontos. O ICEV de 52 pontos foi obtido pelo fato dos empresários terem Expectativas Futuras de melhora para os próximos seis meses. Porém, na avaliação das Condições Atuais, no qual se questionou sobre a situação atual, em comparação com seis meses atrás, da Economia Brasileira, do Setor de Atividade e da própria Empresa, todos os índices ficaram abaixo de 50 pontos. O indicador que apresentou o menor valor foi o das Condições Atuais da Economia Brasileira, com 18,6 pontos em uma escala que vai de zero a 100.

Além da confiança, os empreendedores varejistas foram questionados a respeito das principais necessidades de capacitação que tinham para que pudessem melhorar a gestão de suas empresas. Os acadêmicos Eliseu Ivo Sauerssig, Emerson Pohl e Márcio Lourenço da Silva Júnior sistematizaram os dados coletados e identificaram 39 carências dos empresários a partir da pesquisa. O aspecto mais citado diz respeito ao Atendimento ao Cliente, tendo sido mencionado por 45,3% dos empresários pesquisados, seguido de Gestão Financeira da empresa (29,1%) e Técnicas de Vendas (28,5%). A seguir estão listadas as 15 áreas apontadas pelos entrevistados como sendo as mais carentes em termos de qualificação para a gestão de seus negócios no varejo:


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.