Pesquisa: o perfil do empreendedor varejista - Unijuí

Pesquisa: o perfil do empreendedor varejista

O curso de Administração da Unijuí analisou o Perfil do Empreendedor de Varejo nos municípios de Santa Rosa, Três de Maio, Horizontina e Santo Cristo.

O estudo demonstrou que quase metade dos empreendedores no setor de varejo está em nível superior de escolaridade. A pesquisa ouviu 172 empresários varejistas e constatou que 43,8% cursaram ou estão cursando o ensino superior, sendo 18% na área de Administração. Ao todo, foram citadas em torno de 20 áreas diferentes de formação.

Essa característica pode ajudar a explicar que as principais carências de capacitação apontadas estão relacionadas à área de gestão, sendo elas: Atendimento ao Cliente, Gestão Financeira, Planejamento Estratégico, Gestão de Estoques, Fluxo de Caixa, Marketing, Gestão de Pessoas, dentre outras.

A pesquisa foi realizada pelos estudantes da disciplina de Administração Empreendedora do Curso de Administração da Unijuí, com o apoio do Laboratório de Gestão, nos meses de maio e junho de 2016. Os dados sociodemográficos foram analisados pelos acadêmicos Bruna Valéria da Silva e Leonardo Toebe e traduzem algumas características importantes de empreendedores neste segmento.

De acordo com o professor Luciano Zamberlan, coordenador da pesquisa, os resultados contribuem com os debates durante as aulas e ainda trazem para entidades empresariais e para a comunidade externa um panorama das características, do comportamento e das atitudes relacionadas com o empreendedorismo em diferentes setores.

Confira mais dados da Pesquisa: