Unijuí participa do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa do Estado - Unijuí

Unijuí participa do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa do Estado

A Unijuí participou da primeira reunião do ano do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa do Rio Grande do Sul – Foprop, na Universidade do Vale do Taquari, na última segunda-feira, 11. A Universidade foi representada pelo professor Fernando Jaime González, Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão.

O evento reuniu representantes de cerca de 20 instituições gaúchas. Na abertura, o vice-reitor da Univates, no exercício do cargo de reitor, Carlos Cândido da Silva Cyrne, deu as boas-vindas aos participantes. Em seguida, a diretora de Inovação e Sustentabilidade da Univates, Simone Stülp, que também é presidente do Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs), falou sobre um dos assuntos que foi discutido na reunião: a elaboração de um guia de boas práticas de pesquisa.

Já o diretor-presidente da Fapergs, doutor Odir Antônio Dellagostin, falou sobre a produção científica no Rio Grande do Sul, que representa 11% da produção nacional. Ele também ressaltou que Estado é o quinto a fazer pedidos de patente de inovação em 2017.

Dellagostin também apresentou as ações planejadas pela Fundação para o ano de 2019, como o lançamento de editais de fomento à pesquisa que são realizados permanentemente e outros que são novidade para este ano. “Ao todo são cerca de 20 ações que somam um investimento de mais de R$ 65 milhões, dos quais R$ 28 milhões são de recursos da Fapergs”, observou.

A reunião discutiu de assuntos gerais do Fórum e da minuta sobre o Código de Boas Práticas de Pesquisa.

Com informações da Univates