Unijuí está entre as cinco universidades gaúchas que mais aprovaram projetos em edital da FAPERGS - Unijuí

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS) divulgou a lista de projetos aprovados no Edital Auxílio Recém-Doutor (ARD), de 2019. Treze professores pesquisadores da UNIJUÍ tiveram seus projetos contemplados entre os 150 projetos selecionados no Estado, sendo a quarta instituição em número de aprovações. Os projetos são oriundos dos Departamentos de Ciências Exatas e Engenharias; de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação; de Estudos Agrários; de Humanidades e Educação; e de Ciências Jurídicas e Sociais.

Um dos projetos aprovados foi o da professora Joice Graciele Nielsson, pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, intitulado “Controle Reprodutivo sobre o Corpo Feminino em uma Perspectiva Biopolítica: uma análise comparada acerca das legislações, políticas públicas e controvérsias judiciais sobre planejamento familiar e esterilização de mulheres no Brasil, Peru e Bolívia”. Um dos objetivos será auxiliar na construção de um arcabouço jurídico de regulação do planejamento familiar e das formas de controle reprodutivo de forma coerente com a Constituição Federal e com os princípios fundamentais da liberdade e da igualdade. De acordo com a professora Joice, “a aprovação deste projeto é o reconhecimento da relevância do tema e das pesquisas em gênero e direitos humanos e do trabalho que temos realizado no Grupo de Pesquisa Biopolítica e Direitos Humanos”, afirma.

O edital ARD 2019 visa apoiar projetos de pesquisa de recém-doutores, cuja titulação tenha sido obtida a partir de 1º de janeiro de 2015, viabilizando as condições necessárias para o desenvolvimento de pesquisa em ciência, tecnologia ou inovação em instituições científicas e tecnológicas (ICTs) públicas ou privadas, sem fins lucrativos, sediadas no estado do Rio Grande do Sul. O investimento total a ser aplicado pela FAPERGS é o equivalente a R$ 2,5 milhões para um período de execução de dois anos dos projetos.

Pesquisa: um dos pilares da formação

A pesquisa científica é um dos pilares para a formação de profissionais que se inserem no mercado de trabalho de maneira estratégica. A expressiva aprovação de projetos da UNIJUÍ demonstra a originalidade e relevância dos projetos para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação do Rio Grande do Sul e do País, bem como a qualidade e regularidade da produção científica e tecnológica dos pesquisadores e sua contribuição para a formação de recursos humanos.

Neste sentido, o Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, Fernando Jaime González, salienta que o resultado do Edital de Auxílio Recém Doutor da FAPERGS permite apontar, pelo menos, quatro aspectos importantes. “Primeiro, a iniciativa de todos os pesquisadores e pesquisadoras que submeteram seus projetos ao edital, independentemente do resultado, isso aponta um quadro de professores empenhados em fortalecer a pesquisa na instituição. Procurar captar recursos externos não é apenas uma questão de viabilidade econômica, mas também a busca pelo reconhecimento acadêmico. Segundo, devemos comemorar o número de projetos selecionados. É um sinal claro que a instituição conta com um conjunto de “novos doutores” com potencial para fortalecer nossos programas de pós-graduação e expandir o alcance da pesquisa e da inovação. Terceiro, verificar, mais uma vez, o importante papel da Agência de Inovação e Tecnologia (AGIT), que através do Núcleo de Assessoramento de Projetos (NUAP), auxilia os professores na captação de recursos para o financiamento de programas e projetos institucionais. E por último, o resultado do Edital também permite mostrar o esforço institucional em continuar apostando na contratação de quadros qualificados para desenvolver seus projetos de ensino, pesquisa e extensão, já que apenas instituições que contratam doutores, prioritariamente Universidades, podem alcançar resultado como este”, salienta.

O resultado do Edital também foi muito comemorado na Agência de Inovação e Tecnologia (AGIT). Nesse sentido, seus integrantes expressaram parabéns a todos os contemplados com recursos e reafirmaram a disponibilidade do setor para auxiliar na execução financeira e prestação de contas dos projetos.

A lista completa de projetos aprovados pode ser consultada em https://fapergs.rs.gov.br/edital-04-2019-auxilio-recem-doutor-ard