Integrantes do Programa de Mestrado e Doutorado em Direitos Humanos participam de Congresso sobre Gênero e Religião - Unijuí

Nos dias 14, 15 e 16 de agosto de 2019, o Programa de Pós-Graduação – Mestrado e Doutorado em Direitos Humanos da UNIJUÍ esteve representado no VI Congresso Latino-Americano de Gênero e Religião, na Faculdade EST – Escola Superior de Teologia, em São Leopoldo, por meio de estudantes e professoras-pesquisadoras dos Grupos de Pesquisa Biopolítica e Direitos Humanos e Justiça Social e Sustentabilidade. Estiveram presentes as Mestrandas e bolsistas CAPES Ana Claudia Delajustine e Ana Kravczuk Rodrigues, acompanhadas da Prof. Dra. Joice Nielsson, e as acadêmicas de Direito e Bolsistas de Iniciação Científica Vitória Agnoletto, Schirley Kamile Paplowski e Adrieli Aquino, acompanhadas da prof. Dra. Anna Paula Bagetti Zeifert.

O Congresso, organizado pelo Núcleo de Pesquisa de Gênero e Programa de Gênero e Religião, contou com participantes de mais de 30 países, reunidos em Grupos de Trabalho e que tiveram a disposição diversas palestras e mesas de trabalhos acerca das temáticas de gênero, vulnerabilidade, resistência e justiça. Dos Grupos de Trabalhos do Evento, a professora Dra. Joice Nielsson fez parte da coordenação do GT “Direitos humanos das mulheres: cumplicidade e resistência no enfrentamento das violências e na construção da justiça de gênero”, e a professora Dra. Anna Paula Bagetti Zeifert colaborou na coordenação do GT “Discurso político religioso: gênero, religião e justiça social”.

As alunas Ana Krawzuk Rodrigues e Ana Claudia Delajustine participaram apresentando os trabalhos “As novas formas de guerra e a violência de gênero: a problemática da efetivação dos direitos humanos das mulheres” e “O corpo da mulher sob tutela do fundamentalismo religioso”. As alunas de Graduação Vitória Agnoletto e Schirley Kamile Paplowski apresentaram os trabalhos “Justiça social e desenvolvimento na América Latina: a igualdade de gênero como questão fundamental”, e “A justiça social como possibilidade para a reconfiguração das relações sociais e de gênero” e “Justiça social e gênero: a desigualdade multidimensional e os obstáculos para desenvolvimento de sociedades justas na América Latina”. E a aluna de graduação Adrieli Aquino, por sua vez, apresentou o trabalho “Ecofeminsmo: a luta pela liberdade da “Mãe-Terra”.