O papel fundamental da pesquisa na produção de novos conhecimentos - Unijuí

O papel fundamental da pesquisa na produção de novos conhecimentos

A produção de novos conhecimentos nas universidades está diretamente ligada à pesquisa. E os cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu possuem papel fundamental neste processo. A Unijuí possui sete Programas, ofertando cursos de Mestrado e Doutorado em diferentes áreas do conhecimento.

De acordo com o professor Fernando Jaime González, Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, os cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu possuem a característica de ter a sua ênfase na formação de pesquisadores, diferentemente dos cursos Lato Sensu, que têm o objetivo de especializar e atualizar os conhecimentos já existentes de profissionais voltados ao mercado de trabalho.

“Sem dúvidas (o Stricto Sensu) é um campo fundamental para formação de pesquisadores e de futuros professores universitários. No entanto, também nestes Programas, cada vez mais e de forma acentuada tem se colocado como opção de formação de profissionais que vão continuar trabalhando na área específica para qual se formaram, mas a partir de um conjunto de competências, também vão produzir novos conhecimentos”, comenta.

O professor ainda destacou os programas de pós-graduação ofertados pela Universidade. São eles: Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado em Atenção Integral à SaúdePrograma de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento RegionalPrograma de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado e Doutorado em DireitoPrograma de Pós-Graduação Stricto Senso Mestrado e Doutorado em Educação nas CiênciasPrograma de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado e Doutorado em Modelagem Matemática; Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade; e Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Rede: Educação Física – PROEF.

No Portal da Unijuí é possível encontrar a página de cada programa com todas as informações do curso como, por exemplo, as linhas de pesquisa de cada um e os respectivos processos seletivos.