Programa de Melhoramento Genético de Plantas é lançado na ExpoIjuí - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Programa de Melhoramento Genético de Plantas é lançado na ExpoIjuí

          

Na sexta-feira, primeiro dia de ExpoIjuí/Fenadi 2019, a Unijuí, por meio do Departamento de Estudos Agrários (Deag), realizou o lançamento do “Programa de Melhoramento Genético de Plantas”. O evento, realizado na Casa do Produtor, no Parque de Exposições Wanderley Burmann, contou com a presença do Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Fernando Jaime González, do chefe do Deag, Osorio Lucchese, do Vice-Prefeito, Valdir Zardin e dos representantes das empresas que já aderiram ao Programa, além de estudantes e professores vinculados ao Departamento.

Na oportunidade, também ocorreu a assinatura de empresas que vão integrar as atividades do Programa, sendo elas: Agrosul Comércio de sementes forrageiras, Lopes Sementes, Kernel Sementes, Agropohl soluções em armazenagem, Nativa distribuidora de produtos agropecuários, Comércio e Representações Agrícolas Relva, Itaipu Sementes, Cerealista Amigos da Terra, além de Manfred Kudiess e Ruben Kudiess (Produtores Agrícolas) e Marcelo Chiapeta (Produtor Agrícola). A empresa Dubai alimentos também é parceira do Programa.

Trata-se de um programa que propõe à empresas das áreas de sementes, indústrias de leite e carne, e cooperativas do agronegócio um acordo de Cooperação Técnico-Científica, que tem por objetivo a obtenção de novas cultivares para o melhoramento genético de forrageiras e cobertura de solo. No mês de agosto o Programa foi apresentado às empresas parceiras. 

Segundo o coordenador, professor Dr. Emerson Pereira, que fez a apresentação do Programa durante o evento, essa iniciativa contempla um anseio de profissionais, empresas, governo federal e produtores rurais. “O programa visa desenvolver cultivares com maior desempenho e alta eficiência dos recursos naturais, como água e nutrientes. É um projeto a longo prazo, com o qual quero impactar a cadeia de sementes, bem como a economia da região e também de algumas partes do mundo, já que iremos trabalhar com espécies para exportação. A eficiência na produção de carne, leite e grãos, com cultivares e manejos das pastagens e da lavoura, irá proporcionará maior rentabilidade aos setores envolvidos”, comenta Emerson.

As atividades de pesquisa de melhoramento genético de plantas serão executadas num período de dez anos e abrangem as espécies de Aveia Preta (Avena strigosa), Aveia Branca (Avena sativa), Aveia Amarela (Avena bysantina), Teosinto (Zea mays L. mexicana) e espécies do gênero Paspalum. O Programa de Melhoramento Genético de Plantas é coordenado pelo professor Dr. Emerson Pereira, do Departamento de Estudos Agrários. As empresas e/ou produtores rurais interessados em participar poderão entrar em contato com a Agência de Inovação e Tecnologia da Unijuí (Agit) pelo telefone (55) 3332 0368.

Seminário de Forrageiras

Durante o lançamento também foi realizado o tradicional Seminário de Forrageiras, evento que acontece há algumas edições na ExpoIjuí. Neste ano foram realizados duas palestras: “Planejamento Alimentar para Bovinos”, com Edvin Bernich, engenheiro agrônomo da Emater e “Desafios para produzir uma silagem de qualidade”, realizada por Felipe Bogo, da Sultech Agro.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.