Da Universidade para a comunidade: projeto transfere conhecimentos aos alunos da região - Unijuí

Aprender coisas novas, compartilhar conhecimentos e divulgar esses novos aprendizados. A estudante do curso de Jornalismo da Unijuí, Juliana Andretta, sabe bem o que é isso. Ela faz parte do projeto Rádio, Tecnologia e Empreendedorismo na Escola que, como o próprio nome diz, leva às escolas de Ijuí noções básicas de comunicação e empreendedorismo.

O projeto tem como objetivo desenvolver atividades educacionais com crianças, adolescentes e jovens dessas escolas. Os outros bolsistas do projeto, assim como a Juliana, realizam oficinas e práticas comunicacionais de contato com equipamentos de vídeo, de foto e de rádio, além de técnicas de edição de produções audiovisuais para esses alunos.

De acordo com o professor Celestino Perin, coordenador do projeto, as atividades têm o objetivo de promover o desenvolvimento dos alunos.  “As atividades visam as relações de comportamento em frente às câmeras de vídeo, criação de roteiros para rádio e televisão. Também busca desenvolver a progressão de capacidades cognitivas, como o raciocínio e o improviso, e o aprimoramento da dicção e da oratória, com a finalidade de colaborar para o desenvolvimento da expressividade”, comenta.

Os bolsistas do Projeto, estudantes dos cursos de Publicidade e Propaganda, Administração, Ciências Contábeis e Jornalismo, também dizem aprender muito. Para Juliana, o projeto possibilita ampliar seus horizontes. “Ter contato com crianças de diferentes realidades de escolas e municípios e ver que elas enfrentam dificuldades, é uma motivação para que a gente também não desista nas nossas primeiras dificuldades, para que a gente siga e corra atrás das nossas vontades, dos nossos sonhos”, salienta.

Assim como Juliana, você também pode transformar o mundo em que você vive. As inscrições para o Vestibular de Inverno da Unijuí 2018 estão abertas até o dia 24 de junho no Portal da Unijuí. Escolha fazer a diferença.