Núcleo de Acompanhamento e Acessibilidade Institucional – NAAI

O Núcleo de Acompanhamento e Acessibilidade Institucional – NAAI tem como principal objetivo desenvolver ações para a inclusão e acessibilidade dos diferentes sujeitos que constituem o espaço institucional, a fim de elaborar e articular práticas capazes de promover a interação dos mesmos no espaço do ensino superior.

Programas e ações

O Núcleo está estruturado através de programas que viabilizam o desenvolvimento de projetos que englobam ações voltadas para a atividades de ensino, pesquisa e extensão, a partir de uma abordagem interdisciplinar, com ênfase na aprendizagem.

A intenção é que estas estratégias tragam benefícios para a instituição, trazendo como consequência, a diminuição da evasão, a equidade de oportunidades e a melhoria de qualidade e do ensino da Universidade.

Clique aqui e saiba mais sobre os programas do NAAI.


Para quem são voltadas as ações?

Estudantes, docentes e colaboradores que apresentam ou estão em contato com a realidade das necessidades educacionais especiais*.


*São consideradas necessidades educacionais especiais os sujeitos que apresentam: transtornos do espectro do autismo, altas habilidades, deficiências, surdez, dificuldades e/ou distúrbios da aprendizagem, doenças incapacitantes, estudantes que apresentam indecisões quanto a sua escolha profissional, estudantes que necessitam de escuta psicológica pontual sobre seu desempenho acadêmico e/ou problemas acadêmicos.


Profissionais que compõem a equipe do NAAI

O Núcleo é composto por profissionais de Educação Especial, Pedagogia, Psicologia, Serviço Social, instrutor surdo, agente educacional, Tradutores e Intérpretes de Libras.