SETOR DE ACOMPANHAMENTO E ACESSIBILIDADE INSTITUCIONAL – SAAI - Unijuí

SETOR DE ACOMPANHAMENTO E ACESSIBILIDADE INSTITUCIONAL – SAAI

O Setor de Acompanhamento e Acessibilidade Institucional – SAAI tem como principal objetivo desenvolver ações para a inclusão e acessibilidade dos diferentes sujeitos que constituem o espaço institucional, sejam eles os discentes, docentes e técnicos administrativos, a fim de elaborar e articular práticas capazes de promover a interação dos mesmos no espaço do ensino superior.

As ações pedagógicas voltadas aos discentes buscam identificar, atender e orientar as necessidades de maneira que lhes seja possível o ingresso, acesso, permanência e formação profissional. Tornando-se possível, desta maneira, minimizar ou eliminar as dificuldades acadêmicas referentes ao processo de ensino/aprendizagem, avaliação, barreiras atitudinais, de locomoção, curricular e de comunicação.

Estas ações também visam alcançar os docentes envolvidos no processo, de forma a orientá-los acerca das possíveis especificidades apresentadas pelos discentes e acompanhá-los no processo de adaptações e/ou reorganizações curriculares e avaliativas.

No que se refere aos colaboradores, o acompanhamento se dá no sentido de tornar o espaço Institucional acessível, especialmente nas esferas arquitetônicas, atitudinais e de comunicação.

Para quem são voltadas as ações?

Dentre as necessidades que o Setor se propõe a acompanhar, estão os sujeitos que apresentam: deficiências, transtornos do espectro do autismo; altas habilidades; surdez; dificuldades e/ou distúrbios da aprendizagem; doenças incapacitantes; estudantes que apresentam indecisões quanto à sua escolha profissional e que necessitam de escuta psicológica pontual sobre seu desempenho acadêmico e/ou problemas acadêmicos.

Programas e ações

O Setor de Acompanhamento e Acessibilidade Institucional se organiza a partir de programas conforme as demandas. Programa Permaneça; Nivelamento Acadêmico, Orientação profissional, Psicologia educacional (saúde mental) e Inclusão de Pessoas com Deficiência que viabilizam o desenvolvimento de projetos que englobam ações voltadas para a atividades de ensino, pesquisa e extensão, a partir de uma abordagem interdisciplinar, com ênfase na aprendizagem.

A intenção é que estas estratégias tragam benefícios para a instituição, trazendo como consequência, a diminuição da evasão, a equidade de oportunidades e a melhoria de qualidade e do ensino da Universidade.

Clique aqui e saiba mais sobre os programas do SAAI.


Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.