Os programas do NAAI têm como objetivo planejar e realizar ações para o acompanhamento e acessibilidade dos diferentes sujeitos que constituem o espaço institucional.
Identifica, orienta e proporciona estratégias de trabalho com os acadêmicos que apresentam dificuldades na aprendizagem, quer seja por motivos de saúde, trabalho, familiar entre outros os quais podem influenciar no trancamento do curso de graduação.
Desenvolve ações que visam monitorar o rendimento e assiduidade do estudante permitindo orientá-lo e acompanhá-lo quando necessário.
Realiza orientação e atendimento aos estudantes e colaboradores que apresentam ou estão em contato com a realidade das necessidades educacionais especiais.
O acompanhamento acontece a partir do momento do ingresso na Universidade - cadastro SIE. O Núcleo responsabiliza-se em planejar e desenvolver adaptações necessárias junto aos demais setores.
Auxilia na orientação profissional aos estudantes da Universidade que precisam direcionar a sua trajetória profissional, para isto se parte da percepção do baixo aproveitamento das disciplinas desenvolvidas nos cursos.
Analisa situações de reingresso, transferência e/ou (reopção) de curso no sentido de orientar sua escolha.
Possibilita oportunidades aos estudantes para resgatar conhecimentos, revendo conceitos estruturantes necessários para continuar a aprender no ensino superior, desenvolvendo atividades de forma orientada por docentes no programa aluno voluntário (PROAV) e também através das disciplinas que possuem estudantes monitores, os quais acompanham os colegas que possuem dificuldades.
Para os estudantes que apresentam dificuldades de aprendizagem, oriundas de deficiência ou não, são desenvolvidas oficinas de acompanhamento e reforço pedagógico. Também, o NAAI oferece o atendimento especializado no turno inverso da aula.
Através da experiência de atendimento e escuta aos estudantes universitários é organizado durante o ano oficinas de sensibilização, as quais têm como objetivo possibilitar aos estudantes, o (re)conhecimento sobre a cultura da inclusão e (re)conhecimento de si com espaços informativos, integrativos, de aprendizado e compartilhamento de ideias, vivências e angústias.