Notícias EFA

EFA elege novo Gremio Estudantil

A manhã desta terça feira, 21/05, foi de eleição dos novos representantes estudantis da EFA.  As turmas do sexto ao terceiro ano do Ensino Médio votaram e aprovaram com 85% a nova direção do Grêmio Estudantil Chico Mendes.

O novo grupo escolheu o nome Face (Fazendo Acontecer com Eficiência) para sua equipe, e tem como presidente o estudante do primeiro ano do Ensino Médio Pedro Henrique Krug dos Santos, e como vice o colega Bruno da Fonseca. O grupo nos últimos dias dialogou e realizou debates com as turmas para expor suas ideias e o compromisso de dar seguimento ao importante trabalho que o grêmio estudantil da EFA realiza, com ações sociais, culturais e esportivas.

Para a vice diretora da Escola, professora Janete Maria Strieder, que assessora e auxilia o Grêmio Estudantil na organização das propostas e ações,  o Grêmio Estudantil é instância máxima e legítima da participação dos estudantes no ambiente escolar, ou seja, é a voz ativa que representa a opinião da maioria dos alunos na instituição escolar. É mais um espaço que a Escola oportuniza para que estudantes possam exercer sua função de forma crítica e efetiva. Um espaço de formação cidadã que desperta o protagonismo dos estudantes na Escola e na sociedade.

Confira abaixo a relação dos representantes da chapa eleita:

PRESIDENTE: PEDRO HENRIQUE KRUG DOS SANTOS – TURMA 211
VICE-PRESIDENTE: BRUNO CESAR DA FONSECA – TURMA 211
SECRETÁRIO GERAL: NÚBIA CAROLINE FRANCO FERNANDEZ – TURMA 211
1º SECRETARIO: AMANDA DOS SANTOS BASSO – C91
TESOUREIRO GERAL: JOÃO ANTONIO VIANA WEILLER – TURMA 211
1º TESOUREIRO: ARTHUR BURDZINSKI HERMANN - – TURMA 221
SUPLENTE: FELIPE DE ALMEIDA MARCKS – C71
SÓCIO CULTURAL: GABRIEL AUGUSTO SCHWEDERKE STIBE – TURMA 211
SUPLENTE: BERNARDO DE CAMPOS SANTOS – TURMA 211
ESPORTES: ANDRÉ VICENTE CAVALLIN SCHEUER – TURMA 211
SUPLENTE: CAETANO ROHENKOHL – TURMA C61
COMUNICAÇÃO: MARIANA DELLA FLORA – TURMA C91
SUPLENTE: MARIA EDUARDA BORGES FRIDHEIN – TURMA C81
POLÍTICAS EDUCACIONAIS: RENAN KROLOW – TURMA C61
SUPLENTE: NADINE VITÓRIA DA COSTA HAGEL - TURMA C71


Turmas realizam passeio no Bosque

As turmas B21 e B22 realizaram um passeio no Bosque dos Capuchinhos, acompanhados pelas professoras Aline Bonesso Kusiak e Letícia da Silva, com o objetivo de observar o espaço e também brincar com os colegas, um momento em que todos soltaram a imaginação, vivenciando situações de lazer.

[...] o brincar constitui um meio privilegiado de interação e de evolução para a criança. É um poderoso mecanismo de aprendizagem com o qual a criança adquire conhecimento, desenvolvendo suas capacidades de raciocínio, criando e resolvendo problemas. (FERLAND apud SACCHETTO, et. al, 2006).

Segundo a professora Letícia, a proposta fez relação com os primeiros estudos do projeto “Unidos para Preservar”, assim como, com os estudos da jornada de pesquisa 2019, “EFA pela cultura: revitalizar e construir”, os quais buscam refletir sobre os espaços de cultura e lazer que podemos utilizar em nosso município, principalmente no viés das praças públicas, visto que são utilizadas por muitas pessoas como ponto de encontro, de passeio e diversão com a família e amigos.

O lazer é importante na infância, e deve ser privilegiada efetivamente nas ações, pois o lazer, o brincar e o lúdico são práticas imprescindíveis na qualidade de vida e no desenvolvimento do ser humano [...] Por isso torna-se relevante discutir o brincar, considerando seu caráter lúdico, propício para a elaboração do pensamento e para as interações sociais. (MESSA apud SACCHETTO, et al.,2005).

“A caminhada e as descobertas iniciaram desde que saímos da escola e quando chegamos lá todos foram desafiados a criar brincadeiras para brincar e se divertir, após o retorno realizamos uma roda de conversa, questionando e instigando a percepção das crianças frente a tudo que foi observado, finalizando com uma contação de história sobre o assunto”, contam as professoras Letícia e Aline.

 


Escola realiza atividade sobre o maio amarelo

As turmas dos anos finais e médio da EFA, receberam na manhã desta sexta feira o professor de Física da Unijuí, Nelson Toniazzo, para uma conversa sobre o Maio Amarelo, mês da conscientização por um transito mais seguro.

Neste ano, a campanha tem como tema o termo "Me Ouça", que destaca os conselhos das crianças que pedem para os pais respeitarem as regras de trânsito. A fala do professor para os jovens vai neste sentido, uma vez que hoje eles ainda não são motoristas, mas desde já precisam entender a importância do respeito e cuidado no transito.
O professor falou sobre o contexto local, Ijuí hoje possui quase 60 mil veículos, e isso consequentemente gera uma necessidade de aumentar os cuidados que os motoristas e pedestres devem ter ao circular pelas vias públicas. Nelson além de trazer muitas estatísticas e números, ainda enfatizou que muitas vezes o acidente não deveria assim ser chamado, pois se trata de imprudência, ao desrespeitar normas e regras as mortes acontecem, de maneira um tanto quanto previsível.
Segundo a vice Diretora da EFA, professora Janete Strieder, a Escola tem um papel muito importante na formação desses futuros motoristas, fazendo com que eles compreendam suas responsabilidades e o cuidado com a sua vida e com a vida dos outros. Não podemos ficar alheios a essa questão que está se agravando a cada dia. É urgente que todo motorista respeite a legislação e nas Escolas possamos fazer a reflexão sobre essas questões e auxiliar na  formação de  condutores responsáveis e conscientes, finaliza a professora. A Escola seguira durante o mês promovendo mais ações alusivas ao maio amarelo.  


Judô Participa da Supercopa em Lajeado

A equipe SOGI-EFA NOROESTE DE JUDÔ participou da SUPERCOPA LAGEADO, no dia 27 de abril, a competição ocorreu no Ginásio Nelson Brancher na cidade de Lageado-RS. Este evento este serviu como seletiva para o Campeonato Brasileiro da Classe SUB18 que será realizado em julho no estado de São Paulo, e contou com a participação de mais de 600 atletas das grandes equipes do estado entre elas, SOGIPA, Grêmio Naútico União, Grêmio Náutico Gaúcho, Recreio da Juventude, Avenida Tenis Clube entre tantas outras equipes.

Segundo o Sensei, Jean Veiga, a equipe participou da competição com quinze atletas, conquistando ótimos resultados: dentre eles seis atletas campeões em suas categorias, quatro vice campeões e dois atletas conquistando o terceiro lugar.  A equipe SOGI-EFA NOROESTE DE JUDÔ com o apoio do Poder Público Municipal, Associação Noroeste de Judô e a UNIJUÍ estará realizando no dia 25 de maio a abertura do CIRCUITO ESTIMULO NOROESTE DE JUDÔ, evento este que está inserido na programação do Parque Ativo, e reunira mais de 150 alunos dos projetos de Judô da Região Noroeste que fazem parte da equipe.

CLASSIFICAÇÃO DOS ATLETAS NA SUPERCOPA LAGEADO

EVENTO SUPERCOPA LAGEADO

NAIPE

CLASSE

PESO

CLASSIFICAÇÃO

NOME

FEMENINO

SU13

+63

STÉPHANY GONÇALVES FACCO

MASC.

DIV. ACESSO

INFANTIL

-50

ERICK RAFAEL FREITAS

SUB13

-40

VINICIUS ARAÚJO MENDES

SUB15

-48

LORENZO G. SCHMIDT HERTER

-53

LEONARDO PAIXÃO DOS SANTOS

SUB 18

-60

ALEXANDRE KAUÊ OTTONELLI

SUB21

-73

RAFAEL DORNELES MARTINS

MASC.

DIV. PRINCIP

 

SUB18

-81

KAUÃ DROPPA DA SILVA LEVAY

-50

JOÃO PEDRO BRASIL CAMPOS

-50

JOÃO PEDRO BRASIL CAMPOS

SUB 21

-73

LUCAS RODRIGUES DE OLIVEIRA

VETERANOS 1

-81

ALVARO MONEGAT DE OLIVEIRA

VETERANOS 2

-66

JEAN VEIGA DE SOUZA

-81

JEFERSON OLIVEIRA

 

 


EFA realiza ação de Páscoa no Lar Bom Abrigo

Vivenciar o respeito, partilhar carinho e espalhar o bem são ações necessárias na sociedade contemporânea. Neste sentido, as crianças das turmas A31 e A32 da Educação Infantil, da EFA - Centro de Educação Básica Francisco de Assis e professoras Eduarda Joner e Letícia de Córdova estão desenvolvendo o projeto “Conhecer o mundo, compartilhar abraços e reforçar laços”. Entre as reflexões e vivências desenvolvidas, no dia 16 de abril de 2019, terça-feira, aconteceu uma tarde de integração, com as crianças da Escola e as do Lar Bom Abrigo, na cidade de Ijuí/RS. Foi um momento rico em aprendizagens, permeado por brincadeiras mediadas pela professora de educação física Silvana Marchioro.

Na oportunidade, também foram entregues produtos de higiene, brinquedos, barracas e roupas infantis arrecadadas em parceria com o GECOM – Grêmio Estudantil da EFA e as famílias dos alunos. Ao final da visita, foi realizada a entrega das cestas de Páscoa produzidas pelas crianças da EFA, as quais foram recheadas de doces e carinho, fruto de doações das famílias dos alunos.

Para a coordenadora pedagógica Maristela Heck, atividade como esta, além de sensibilizar e ampliar o conhecimento sobre espaços de convivência social, possibilita a compreensão da partilha, vivenciado pelas crianças especialmente no período que antecede a Páscoa.