Notícias EFA

Direção da EFA toma posse

Na manhã desta quarta feira, 18/12 aconteceu a posse da direção da EFA para gestão 2020/2022, no auditório da Escola.

Na ocasião foi empossada para seu segundo mandato frente a EFA a professora Maria do Carmo Pilissão, tendo como vice, Maristela Cristiane Heck. Compõem ainda o grupo diretivo as professoras Sônia Kinalski, Vivian Lunardi, Eduarda Burckardt, Sandra Righi e Juliana Sfalcin.

A professora Maria do Carmo em sua fala destacou a importância da valorização educação humanista comprometida com uma educação emancipatória, , que prioriza o diálogo, a participação com responsabilidade, cuidado e respeito, que são marcas da EFA. Para a professora, ser reeleita é uma grande satisfação e ao mesmo tempo uma grande responsabilidade frente aos desafios da gestão escolar por mais três anos, assumindo o compromisso de potencializar a formação dos sujeitos da Educação Básica.

A presidente da FIDENE e Reitora da UNIJUÍ, professora Cátia Maria Nehring parabenizou a reeleição da diretora bem como o trabalho realizado frente a EFA, destacando também a parceria entre EFA, UNIJUÍ e as mantidas Rádio e Museu, que são fundamentais para potencializar ainda mais o trabalho desenvolvido pela escola.

Estiveram presentes ainda o Diretor Executivo da Fidene, Dieter Rugard Siedenberg, a senhora Marcia Rohenkohl, representando o coordenador da 36ª CRE Cláudio Cruz de Souza, gerências e chefes de setores da Unijuí, professores, funcionários e comunidade em geral. 


EFA realiza Noite Natalina 2019

Aconteceu na última quinta feira, 05/12 a Noite Natalina da EFA na quadra aberta da Escola. O Evento contou com apresentações das crianças da Educação Infantil e Anos Iniciais, do projeto de Dança da Escola e do Orquestra estudantil. Após as apresentações as famílias partilharam um lanche e em seguida receberam o Papai Noel que presenteou as crianças.

A Noite Natalina 2019 evidenciou alguns dos princípios e valores mais significativos da Escola: a fraternidade e o amor, além da percepção à beleza na simplicidade e no ato de estar juntos, valorizando e contemplando o que de mais belo se manifesta nas relações familiares, amigáveis e também escolares: a união! 

A noite foi de celebrar e comemorar o Natal como sendo tempo de agradecer às conquistas, vivências e a imensidão de novos aprendizados durante o ano de 2019. 

Nesta sexta feira encerrou as atividades letivas para as turmas dos Anos Iniciais, Anos Finais e Ensino Médio com uma programação especial que envolveu atividades esportivas e recreativas. A Educação Infantil terá aula até o dia 11/12. A EFA estará aberta até o dia 23 de dezembro, retornando no dia 02 de janeiro, período no qual as famílias podem vir até a escola para consulta de vagas e realização das matrículas.


EFA elege direção para o pleito 2020/22

Na última quarta feira, 20/11, famílias, estudantes, professores e funcionários, aprovaram com 92.4% a reeleição da Diretora Maria do Carmo Pilissão para mais três anos a frente da gestão da Escola. A Diretora trás como vice a professora Maristela Heck, e as professoras Sônia Kinalski, Vivian Lunardi, Eduarda Burckardt, Sandra Righi e Juliana Sfalcin para compor a equipe diretiva.

 A eleição foi online via portal e transcorreu durante o dia e seguiu até às 20h da noite. Na EFA os representantes da comissão eleitoral Maristela Pereira, Ivanildo Scheurer e Greise Michael acompanharam todo o pleito, dando auxílio aos eleitores e posteriormente acompanhando a apuração dos votos.

Das propostas apresentadas pela chapa, destaca-se: Ressignificar a essência da EFA em promover  educação humanista comprometida com a democracia, que prioriza o diálogo, a discussão e a participação com responsabilidade, cuidado e respeito.

Para a professora Maria do Carmo, ser reeleita é uma grande satisfação e ao mesmo tempo uma grande responsabilidade frente aos desafios da gestão escolar por mais três anos, assumindo o compromisso de potencializar a formação de crianças e  jovens da Educação Básica.


Podcasts são produzidos por estudantes da EFA

Com o objetivo de acompanhar as diferentes linguagens que estão em evidência na atualidade, além de procurar dinamizar o processo de ensino e aprendizagem na escola, as turmas dos Anos Finais da EFA estão realizando um estudo sobre as diferentes linguagens e formas de produção de conteúdo digital nas disciplinas de Português e Pesquisa, sob orientação da professora Rosana Silva Barros.

Numa sociedade envolta pela informação, estar atento à produção de conteúdo e às formas de comunicação digital fazem parte do papel da educação escolar, revela a professora. “O adolescente em formação organiza seus processos mentais pelas aprendizagens pedagógicas a que está sujeito enquanto estudante. Trazer as mídias digitais para a sala de aula permite apropriar-se de uma nova forma de comunicação”, salienta.

No momento, o estudo está voltado à produção de Podcasts. Os alunos pesquisam   os conteúdos relevantes e de interesse pessoal e, em seguida, seguindo um roteiro pré-estabelecido, gravam em áudios que, após algumas edições, são compartilhados entre as turmas para apreciação. É uma produção “caseira”, explica a professora, mas que aos poucos vai tomando forma.

Para falar especificamente sobre esta produção e auxiliar os alunos com esta mídia, os jornalistas da Unijuí, Fernando Goettems e Douglas Dorneles, apresentaram o case do programa Rizoma. Este programa, que era transmitido pelo rádio, recentemente foi moldado para ser transformado em podcast. Durante a fala, os comunicadores explanaram a própria experiência e revelaram que a Unijuí, entre as Universidade Comunitárias, é uma das pioneiras nesta mídia. Segundo Fernando, o podcast vem crescendo no Brasil, tanto em audiência, quanto em variedade na oferta de programas e formatos. “Caiu no gosto de bastante gente, até eu diria que para muitos se tornou um hábito ouvir podcast enquanto se exercita, lava louça ou arruma a casa, se locomove para o trabalho, por exemplo”, complementa.

Enquanto contavam a experiência de transformar um programa em PODCAST, os profissionais destacaram a importância em pesquisar com seriedade para a produção de conteúdo a divulgar. 

A proposta de podcast em sala de aula segue com os alunos pesquisando e aprimorando seus áudios, sob a supervisão e orientação da professora Rosana. Ainda neste mês de novembro acontecerão Workshops nos estúdios na Unijuí FM, momento em que os estudantes poderão, efetivamente, observar o trabalho realizado pelos jornalistas e finalizar os seus podcasts, os quais vão ser disponibilizados posteriormente.


Construção do Jogo de Xadrez com materiais alternativos

O jogo de xadrez é um meio significativo e prazeroso de envolver as crianças em oportunidades lúdicas, momentos de brincar e aprender. Nessa perspectiva, a professora Silvana Prates Marchioro, propôs a cada estudante dos segundos anos, turmas B21 e B22, a construírem o próprio tabuleiro de xadrez.  Esta atividade ocorreu de modo interdisciplinar, junto às professoras regentes Aline Bonesso e Letícia Silva.

Primeiramente, os alunos se mobilizaram para arrecadar tampinhas de garrafa pet, abordando-se  assim os estudos do projeto “Unidos para preservar”, o qual visa sensibilizar as crianças em relação à sustentabilidade, reaproveitamento de materiais recicláveis, à coleta seletiva e, consequentemente, à preservação da natureza. Através da prática dialogada e trocas de ideias, construiu-se um lindo percurso, onde todos puderam contribuir.

Nesta proposta interdisciplinar, proporcionou-se às crianças desenvolverem  as habilidades motoras básicas através da construção, pintura, recorte e seleção de materiais alternativos para montar o jogo.