Notícias - Unijuí

Notícias EFA

Estudantes do 9º Ano lançam Podcast com dicas de leitura

A turma C91 da EFA acaba de lançar um Podcast com dicas de leitura na plataforma de streaming Spotify. O material traz uma diversidade de gêneros e temáticas e é destinado a leitores de diferentes faixas etárias. O EFACAST é um projeto coordenado pelo professor de Português, Leandro Renner de Moura, em parceria com a assessoria de comunicação da escola, e visa divulgar as aprendizagens construídas em sala de aula no formato de conteúdo áudio.

Seguindo as orientações da BNCC no que se refere ao desenvolvimento das habilidades de leitura, o objetivo inicial desta atividade foi aproximar os alunos do mundo dos livros e despertar o interesse por histórias, temas e reflexões, que, de algum modo, pudessem agregar conhecimentos e experiências para cada um deles. Usando o acervo da Biblioteca Mario Osorio Marques e estantes virtuais, os alunos puderam escolher um livro para ler durante o segundo trimestre, observando o gênero de leitura, a autoria e o público-alvo, a fim de se identificarem com a obra enquanto leitores.

Outra importante meta de aprendizagem foi a produção de resumos dos livros. Com a orientação do professor, a turma conheceu a estrutura de um resumo, o estilo de linguagem e a finalidade social desta modalidade. Durante as aulas, cada estudante avançava em seu resumo autoral, procurando destacar os principais momentos da narrativa, como os personagens, o enredo, os desdobramentos, o clímax e o desfecho da história.

A última etapa da atividade, ancorada na habilidade EF69LP10 prevista pela BNCC, que propõe aperfeiçoar a comunicação oral dos estudantes, foi a produção de um Podcast, que consistiu na gravação de todos os resumos escritos ao longo do trimestre. Usando ferramentas de edição para conteúdo em áudio, foi possível optar por músicas de fundo e incluir, na descrição, a capa dos livros, a autoria, o gênero de leitura e o nome do aluno, despertando o interesse da turma pela divulgação desta produção com a comunidade escolar.

Confira no link abaixo as “dicas de leitura” da turma C91 da EFA ou escaneie o qrcode da imagem.

Nova edição do Circuito das Profissões acontece em parceria com a Unijuí

A EFA vem realizando nos últimos anos o Circuito das Profissões, em parceria com a Unijuí, este ano o evento aconteceu no dia 12 de setembro no auditório do Espaço + Inovação, havendo debate e interação entre estudantes do segundo e terceiro ano do Ensino Médio da Escola junto aos professores que representaram diversos cursos de graduação e áreas distintas do conhecimento da Universidade.

Dentre os cursos representados estiveram: Medicina, Agronomia, Ciências Contábeis, Nutrição, Ciências da Computação, Medicina Veterinária, Administração, Biomedicina, Farmácia, Psicologia e Publicidade e Propaganda.

Segundo a organizadora do evento, a Coordenadora pedagógica da Escola, Vivian Lunardi, ações como esta reforçam a nossa prática pedagógica junto aos nossos estudantes a fim de mostrar e prepará-los para as inúmeras possibilidades de escolha junto a Universidade. “Esses momentos são de extrema importância, pois é uma oportunidade ímpar de ter conversas com professores que atuam em áreas de interesse dos alunos a fim de sanar as suas dúvidas e possíveis curiosidades”, destaca. Vivian salienta ainda que “é um privilégio para esses estudantes estarem muitas vezes circulando nos ambientes da graduação, tendo aulas no campus da Unijuí, em laboratórios, eventos, realizando trabalhos, o que faz com que eles já criem vínculos com as áreas que poderão atuar futuramente”.

Alunos do projeto Conexões criam produto envolvendo gastronomia e empreendedorismo

Após estudos de gastronomia e empreendedorismo pelo projeto Conexões, os alunos do Novo Ensino Médio da EFA tiveram um desafio de colocar a mão na massa e criar um produto com diversos critérios a serem contemplados, dentre eles estavam: a estratégia de marketing e criação da marca, sabor, processo de fermentação do alimento, finalizando com a apresentação do produto para a banca de jurados no auditório do Espaço + Inovação, composta pela diretora da escola, Maria do Carmo Pilissão, as empreendedoras Kimberly e Fernanda, e a nossa convidada Elaine Walker.

Confira todas as fotos em nossa página do Facebook: https://www.facebook.com/EFACENTRO

EFA participa do desfile cívico de 7 de Setembro

EFA participa do desfile de 7 de setembro com a Banda Marcial/Musical, projetos, Conselho de Pais, professores e estudantes representando a Escola.

EFA realiza o FESTIDANCE 2022

A EFA realizou no último dia 31 de agosto o XXIII FESTIDANCE. O espetáculo de dança valoriza a expressividade, a criatividade, o diálogo e a elaboração coreográfica envolvendo estudo, socialização de saberes e construção de conceitos envolvendo alunos dos Anos Finais e Ensino Médio.

Este ano o tema escolhido foi a “Ciência dos Padrões e a Vida em Movimento”, trazendo a matemática e suas diferentes formas de representação. Os estudantes representaram através da dança que a matemática vai muito além dos números, operações ou formas geométricas, vinculando sua aprendizagem ao desenvolvimento da capacidade de reconhecimento que são fundamentais para a compreensão de mundo.

Desde a sua essência, a EFA busca um movimento cheio de sentidos, construído por meio de significados que possam modificar os sujeitos que se envolvem e constroem por meio da Dança, diferentes expressões que dizem muito sobre os seres humanos e suas mais variadas formas de se fazer entender.

O FESTIDANCE teve a coordenação dos professores de Educação Física Silvana dos Anjos Prates Marchioro e Sérgio Roberto Santos os quais orientaram e conduziram os ensaios e construções coreográficas. O evento, que esse ano pode contar com a participação do público, foi realizado no salão de atos Argemiro Jacob Brum (Campus Unijuí).