Notícias EFA

EFA realiza Rapel na Ponte de Ferro do Itaí!

Os estudantes do nono ano da EFA, acompanhados pelos professores Gilmar Walker, Eduarda Virginia Burckardt e Carla Dal Molin , foram na última sexta feira, 05/07, até a ponte de ferro do Itaí contemplar seu entorno como uma opção de lazer, uma vez que a turma está realizando pesquisas sobre vivências na Natureza em Pontos Turísticos de Ijuí,para as Jornadas de Pesquisa da Escola – EFA pela cultura – revitalizar e construir.

Na ocasião os estudantes conheceram a tradicional ponte de ferro, onde passa a linha férrea. No local, com o auxílio do Curso de Educação Física da UNIJUÍ, em especial o professor Mauro Bertollo e os acadêmicos Pablo Reis e Alex Sandro Rodrigues,  realizaram a prática do Rapel na cabeceira da ponte.  A exploração da região se deu também com a prática de trilhas, quando contemplaram as belezas naturais deste ponto histórico de nosso município.

Para a professora Eduarda, esta ação foi fundamental para os alunos se desafiarem e vivenciarem possibilidades de lazer explorando o ambiente, pois todo o percurso da jornada de pesquisa esteve voltado para esse viés. Assim, foi possível visualizarem os conceitos trabalhamos em Matemática, Física, História, Geografia e Educação Física envolvendo a estrutura da ponte, sua história férrea e as possibilidades de esportes e revitalização nesse ambiente.


Jornada de Pesquisa Anos Finais e Ensino Médio

Nesta segunda feira começa a socialização das Pesquisas do Ensino Médio com as Famílias. Na quarta feira é a vez dos Anos finais e Ensino Médio.

ENSINO MÉDIO

08/07 - segunda feira

231
Políticas Públicas
Local: Sala dos Espelhos (ao lado do ginásio)
Horário: 18h30min

221
Cultura
Local: Auditório do Museu
Horário: 18h30min

211
O espaço
Local: Auditório da EFA
Horário: 18h30min

ANOS FINAIS

10/07 - quarta feira

C91
Vivências na Natureza em pontos turísticos
Local: Auditório da EFA
Horário: 18h30min

C81
Diversidade Cultural
Local: Sala dos espelhos (ao lado do ginásio)
Horário: 18h30min

C71
Pontos Turísticos e Sustentabilidade
Local: Sala de aula 203
Horário: 18h30min

C61
Pontos Turísticos e Sustentabilidade
Local: Sala de aula 214
Horário: 18h30min


Lazer como prática cultural é tema de pesquisa na EFA

Na última semana, aconteceu culminância da Jornada de Pesquisa: EFA pela Cultura: Revitalizar e Construir que envolveu professoras, famílias, equipe diretiva, funcionários e as crianças das turmas da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, do Centro de Educação Básica Francisco de Assis.

O tema de estudos neste primeiro semestre, possibilitou a investigação de diferentes espaços urbanos, destinados ao lazer no munícipio de Ijuí, como as praças da República e a do “Bosque dos Capuchinhos”, no bairro onde se localiza a Escola. Também, houve relatos sobre as praticas de lazer envolvendo as famílias das crianças e suas diferentes culturas, inclusive de Bogotá - Colômbia, local de origem de uma aluna da Educação Infantil (a família está morando temporariamente em nosso município, os pais cursam Doutorado na UNIJUÍ). Para o segundo semestre, está prevista uma proposta de revitalização e construção de espaços públicos e escolar, que inclui o arvorismo na EFA.

A coordenadora pedagógica Maristela Heck, destaca que a pesquisa proporcionou inúmeras reflexões e vivências sobre o lazer como prática cultural. Percebido pelo grupo de professores e estudantes, como elemento pedagógico de significação, manifestação da cultura e mobilizador de experiências inovadoras no sentido de concretizar ações transformadoras através das diferentes linguagens. Na próxima semana acontecerá a socialização dos Anos Finais e Médio, com temas que perpassam os espaços públicos/privados, usando abordagens culturais, de políticas públicas, pontos turísticos e sustentabilidade, diversidade cultural entre outros. 


Vem aí as socializações das pesquisas da Educação Infantil e Anos Iniciais

Começa hoje a socialização das pesquisas da Jornada - EFA pela cultura - Revitalizar e Construir, para as famílias dos estudantes da Educação Infantil e Anos Iniciais.

Confira o cronograma abaixo:

Dia 26/06/19 - Quarta feira

B11 e B12
- Exposição de brinquedos
- Poesia: O boneco maluco
Local: Sala de aula
Horário: 18h

B41 e B51
- Praça da República: um olhar investigativo
- Dramatização Literatura de Cordel
Local: Auditório
Horário: 18h

Dia 27/06/19 - Quinta feira

A11
- O mundo das descobertas: Brincadeira e Brinquedos sensoriais
Local: Sala de aula
Horário: 17h30min

A21
- Atividade interativa corpo em movimento
Local: Sala de aula
Horário: 17h30min


A32 e A31
- Explorando o universo lúdico: vivências de lazer
Local: Sala de aula
Horário: 17h30min

A41
- Jogo Dramático: A casa que o Lobo fez
- jogos e brincadeiras de geração para geração
Local:  Auditório e sala de aula
Horário: 17h30min no auditório, 18h na sala de aula

B31
- Minha Escola tem história, encanto, aprendizagem e ludicidade
- Jogo dramático: Escola da vida.
Local: Sala de aula
Horário: 18h

Dia 28/06/19 - Sexta feira

- Investigando e explorando diferentes possibilidades de lazer

B21
Local: Sala dos Espelhos
Horário: 18h

B22
Local: Auditório
Horário: 18h


Construção de pontes é tema de estudo do Nono ano da EFA

Na última quarta feira dia 05/06, a turma C91, novo ano da EFA, acompanhados pelas professoras Eduarda Burckardt, Carla Dal Molin e Rubia Hermmann, foram até a sala de metodologias múltiplas do Deceng para mais uma ação voltada para a Jornada de pesquisa do ano.

A tarde foi destinada ao estudo das Pontes de palito, momento em que professores e alunos do curso de Engenharia Civil da Unijuí falaram sobre a construção de pontes e os conceitos técnicos envolvidos nesse processo.

Em um segundo momento a tarefa foi desafiar os alunos a construir a estrutura de uma ponte com palitos de picolé, e posteriormente sujeita-las ao teste de ruptura de ponte para analisar quantos kg cada estrutura suporta.

A atividade foi organizada e contou com a colaboração dos alunos pesquisadores do Núcleo de estudos em construção e sustentabilidade de Santa Rosa sob a coordenação do professor Éder Claro Pedrozo.

Esta ação foi pensada como forma de enriquecer os estudos da turma para a jornada de pesquisa,  EFA pela cultura: revitalizar e construir, em que está sendo analisada os possíveis  pontos turísticos do município conta a professora Eduarda. Nesse contexto a Ponte de ferro do Itaí é foco de estudo para esta turma que investiga formas de revitalização para possíveis empreendimentos turísticos no local.

A atividade ainda não foi encerrada, outros momentos vão acontecer em breve, para que as pontes sejam testadas e premiadas.