Notícias EFA

EFA realiza Jornada de Pesquisa Virtual

Viajar, visitar, conhecer e apreciar diferentes lugares, suas histórias, sua cultura, costumes e  modos de vida. Relacionar os conceitos estudados e articular com o mundo vivido. Tornar  significativo os conhecimentos científicos. Conhecer  diferentes locais e ampliar a  bagagem cultural, histórica e social dos estudantes. Essa foi a proposta da Jornada de Pesquisa - Viagens Virtuais, conhecer, explorar e estudar, realizada ao longo dos últimos meses na EFA.

As pesquisas  começaram a ser desenvolvidas em diferentes períodos, dependendo da especificidade de cada turma e intensificadas a partir do mês de agosto, tendo  suas socializações em outubro. 

Foram dias de muito aprendizado, criatividade ,  explorando e utilizando   os mais diversos recursos digitais. Os estudantes embarcaram nesta viagem  e visitaram  virtualmente   lugares contemplados  nos planos de trabalho de cada turma, etapa/nível de ensino. 

O propósito da EFA sempre foi ofertar no currículo escolar um roteiro que promova aprendizagens escolares aliadas a   viagens de estudos porém , a pandemia causada pelo novo Goronavírus trouxe apreensão e impactos inevitáveis para o presente momento, causando empecilhos em  nosso planejamento  de viagens de estudos  realizados anualmente pela escola, conta a diretora Maria do Carmo Pilissão. Entretanto, foi necessário respeitar e compreender  novos tempos mas,  nos reinventamos e tornamos possível   conhecer os locais de destino de cada turma nos  conectando a eles virtualmente.  sempre com um olhar pedagógico criterioso, sensível e pesquisador  de acordo com a proposta pedagógica da escola. .

Participaram da Jornada todas as turmas da Escola, desde as crianças da Educação Infantil ao estudantes do  Ensino Médio. Todas as socializações aconteceram de forma online via Google meet e com a participação de familiares e convidados.

Segundo a diretora da Escola, o projeto de ensino conecta o estudante ao aprendizado . Salienta que a Jornada de Pesquisa foi um sucesso, as reuniões virtuais foram momentos especiais, nos quais os processos de ensino e aprendizagens estiveram em evidência, com grande  participação dos estudantes, professores, familiares e convidados .


EFA marca presença em Feira Estadual de Matemática

A Feira de Matemática é um evento para socialização das boas práticas em matemática e permite a socialização de experiências e a reflexão sobre as atividades desenvolvidas nas diferentes modalidades de ensino. 

A Matemática nesse evento tem o protagonismo mas os trabalhos apresentados possibilitam a relação dessa área com as diversas áreas de conhecimento, possibilitando aos autores um espaço de diálogo, de socialização e de trocas de saberes e de experiências entre si e com a comunidade.

As alunas Ana Laura e Maria Eduarda, sob orientação da professora Emanueli Avi representaram os Anos Finais da EFA no evento durante essa semana. A autonomia, protagonismos e espontaneidade das alunas encantou os avaliadores e ouvintes do trabalho que foi transmitido pelo Youtube da Unijuí.

A turma A41 também marcou presença na feira, representada pelas estudantes Juana Ramírez e Júlia D’Almeida. No evento  as crianças  socializaram o jogo denominado  ''Mini Golfe da matemática'' . “Fortalecemos nesse momento, o protagonismo infantil, a pesquisa, o fazer lúdico para desenvolver  habilidades matemáticas” conta a professora orientadora, Eduarda Joner.

As professoras emanueli bandeira avi, vivian cristina belter e Janaína Ribeiro Rios também participaram da feira, apresentando o trabalho “Matemática e Arte – uma experiência em ensino remoto para ensino de Geometria”

O evento marcou a I Feira estadual de Matemática do Estado e contou com a participação de 5 estados, colocando a educação matemática do RS em evidência!!


Terceirão da EFA inicia o projeto "ainda tem português na minha vida"

Concluir o Ensino Médio é uma das importantes etapas escolares por que passam os alunos.  Todas as aprendizagens construídas na Educação Básica se consolidam e, por fim, este ciclo escolar encerra. Neste sentido, a professora de português do terceiro ano, Rosana SIlva Barros, numa ação dialógica, começou receber ex-alunos da EFA em suas aulas, para conversarem com os estudantes sobre como está a vida após a escola. A ação terá seu desenrolar nos meses de outubro e novembro.

Numa conversa descontraída, os convidados visitam  a turma do terceiro ano e dividem suas experiências subjetivas no que concerne  à vida pessoal e profissional.

A primeira participação aconteceu na aula hoje (21/10), onde a ex aluna da Escola, Isabela Carlan contou um pouco sobre sua trajetória na Faculdade, onde cursou Estética e Cosmética. Ela relembrou tempos de escola e também falou sobre a vida profissional com os estudantes, falando da importância da língua portuguesa nesse período pós escola.

O projeto "ainda tem português na minha vida" ressalta a importância do estudo da língua, não só por sua estrutura gramatical, mas de leitura, escrita e oralidade na comunicação. Ilustrado pelas falas de jovens profissionais o Projeto reforça o quanto temos a necessidade de estudar a construção da língua portuguesa.


EFA realiza Drive Thru para homenagear os professores

Hoje foi um dia especial na EFA, a equipe diretiva, juntamente com Conselho de Pais, Gecom e APEFA ( Associação de professores e funcionários) realizaram um Drive Thru em homenagem aos Professores.

Na ocasião, foram convidados a passar no estacionamento da Escola para receber alguns mimos preparados pelos organizadores. Para alegrar a chegada dos colegas, a equipe do Cadagy se fez presente com intervenções. 

Para o presidente do Conselho, Ivanildo Scheurer, este momento de hoje é de extrema importância, pois é preciso lembrar que os professores ensinam mais que teorias, eles preparam para a vida, por isso merecem todo carinho e gratidão dos pais da escola. 

A escola tem realizado diversos drive Thru para entrega de materiais aos estudantes e famílias, mas dessa vez o momento foi voltado para aqueles que estão a frente do processo educativo escolar. Para a diretora da Escola, professora Maria do Carmo Pilissão, por mais que ainda não seja o momento de reunir todos fisicamente, em momentos como esse é possível intensificar o vínculo,valorizando e reconhecendo o trabalho dos professores, funcionários e colaboradores.


Projeto da EFA foca no cuidado especial com as pessoas

EFA com AFETO, é um projeto pensado para falar sobre sentimentos, frustrações e emoções. A intenção é buscar um momento de relação entre os estudantes para falarem de si, seus anseios, dúvidas e projeções. É um espaço  pensado para cuidar das pessoas, pautado por momentos significativos de fala e escuta. 

A organização do projeto é da professora Eduarda Burckardt,  Orientadora Pedagógica, a qual destaca que a partir do segundo semestre foram iniciadas ações em todas as turmas, primeiro como forma de identificar o que está mais latente em cada nível e se aproximar do grupo, considerando o novo momento de aulas. Depois disso, iniciamos algumas ações voltadas para as especificidades de cada grupo. 

Na semana passada a turma 221, teve um momento de reflexão sobre autocuidado, com a psicóloga especialista em Saúde Mental, pós graduanda em Neuropsicologia e professora de Yoga, Karina Neves, a qual ressalta, “Com o objetivo de através dessa filosofia levar ferramentas internas para as emoções tão fragilizadas. Trabalhamos técnicas respiratórias importante no controle da ansiedade, pânico, agitações mentais. Temas como autocuidado, autoamor e autorresponsabilidade foram os carros chefes na discussão para o sucesso em todas as atmosferas de nossas vidas. Por último tivemos uma experiência de meditação”.

Para a professora Eduarda, o momento foi de pensar sobre o estilo de vida que levamos, sobre os cuidados que temos conosco, sobre vibrações boas no nosso dia a dia e como podemos nos organizar para ter uma estilo de vida mais saudável em todos os aspectos.
Essa ação do projeto foi realizada nas aulas de Educação Física em consonância com os estudos sobre as práticas introspectivas e suas possibilidades no cotidiano do jovem. Para a próxima semana a escola receberá acadêmicos da Psicologia para mais uma etapa deste trabalho.