Notícias - Unijuí

Notícias EFA

Alunos do 5º ano criam e-book inspirado nos poemas Haikais

A turma B51 dos Anos Iniciais mergulhou no mundo dos poemas Haikais, explorando a beleza da natureza, a simplicidade e a riqueza da vida através da forma poética japonesa. É um tipo de poema bastante diferente daqueles que sugerem nossa memória, pois são pequenos, com métrica e moldes orientais.

Em uma vivência de contemplação da natureza da escola, os alunos se conectaram com os elementos naturais e despertaram sua criatividade. Através da observação atenta e da sensibilidade, cada um traduziu suas percepções em versos curtos e impactantes.

Na plataforma online Canva, os haikais ganharam vida em um e-book encantador, reunindo a arte das palavras e a beleza das imagens. O e-book está disponível acessando o link: https://drive.google.com/file/d/1_eepVDiUyXPXxzYU_tvqU_-vFai3kZOS/view?usp=drive_link

Estudantes da EFA criam Teodolitos Artesanais nas aulas de matemática

Na última semana (12.04), as turmas 221 e 222 do Ensino Médio da EFA iniciaram uma jornada fascinante no mundo da trigonometria. Com criatividade e engenhosidade, os estudantes transformaram materiais simples em ferramentas precisas: os teodolitos artesanais, que são instrumentos ópticos capazes de realizar medidas de ângulos verticais e horizontais. Guiados pela professora de matemática Emanueli Bandeira Avi, eles aprenderam a construir seus instrumentos, explorando os princípios básicos da trigonometria.

Equipados com seus teodolitos construídos, os alunos mediram a altura do prédio da Escola e de outras estruturas, aplicando os conceitos matemáticos aprendidos, relacionando assim, teoria e prática.

A jornada pelo mundo da trigonometria com teodolitos artesanais transcendeu os limites de uma simples aula de matemática. Durante essa experiência única, os alunos não apenas absorveram conceitos trigonométricos, mas também nutriram sua curiosidade inata, apaixonaram-se pela ciência e despertaram um senso profundo de aventura. Ao explorarem o potencial transformador do conhecimento matemático, puderam vislumbrar a importância vital dessa disciplina para compreender o mundo ao nosso redor.

Conexões EFA realiza Oficina de Bonsai

Na tarde da última quinta-feira, 11 de abril, os alunos do primeiro ano do Ensino Médio (Conexões) embarcaram em uma jornada fascinante pelo mundo da arte milenar do cultivo de Bonsai, guiados pelos experientes mestres e ex professores da EFA, Gilmar Walker e Cláudio Trindade.

Sob a tutela dos instrutores, os estudantes mergulharam nos segredos da técnica Bonsai, explorando a história, os princípios e as práticas que moldam essa arte ancestral. Aprenderam sobre os diferentes estilos de Bonsai, as ferramentas e técnicas de manejo, a seleção de mudas, o transplante, a poda, a adubação e a rega, desvendando os segredos para cultivar as árvores em miniatura saudáveis e exuberantes.

Com as mãos na terra, os alunos colocaram em prática os conhecimentos adquiridos, plantando seu próprio Bonsai. Iniciaram o processo de cultivo escolhendo entre mudas de pitangueira, cerejeira ou cobrina, seguindo as orientações para o manejo da raiz, a realização de pequenas podas, a escolha do substrato ideal e a finalização com a ornamentação do vaso.

A Oficina de Bonsai integra o projeto Conexões EFA, que busca conectar os alunos a diferentes áreas do conhecimento, proporcionando experiências enriquecedoras para o seu desenvolvimento pessoal. Através do cultivo do Bonsai, os estudantes são incentivados a desenvolver a paciência, a disciplina, a criatividade, o senso de responsabilidade e o cuidado com a natureza. A atividade faz referência a disciplina de Projeto de Vida, em que os alunos comparam e relacionam o cultivo, o cuidado e todo o processo com as suas escolhas futuras, valores fundamentais tanto individual como coletivo.

Turma B41 conscientizando-se sobre a importância da água

A turma B41 dos Anos Iniciais da EFA, mergulhou em um projeto de conscientização sobre a importância da água, aprendendo e refletindo o processo pelo qual passa a água até chegar a nossa casa, percebendo a importante tarefa de cada um de nós de cuidar da preservação desse recurso natural indispensável para a vida. Através da criação de cartazes virtuais com um quadro interativo, o Jamboard, os alunos expressaram sua criatividade e seus conhecimentos sobre o tema.

A EFA acredita que a educação ambiental é fundamental para a construção de um futuro mais sustentável. Através de projetos como este, a escola incentiva os alunos a se tornarem agentes de transformação social, promovendo a cultura da preservação dos recursos naturais.

Confira abaixo os cartazes criados pelos estudantes:

Formação de líderes de turma com estudantes dos Anos Finais e Ensino Médio

No dia 03 de abril foi finalizada a formação de líderes com os estudantes dos Anos Finais e Ensino Médio da EFA, visto que eles são porta-voz de suas turmas e fazem a mediação de comunicação entre alunos e a gestão da escola,  promovendo a integração do grupo e viabilizando a participação de todos/as nos assuntos e atividades da turma no espaço Escolar.

O encontro teve a coordenação da professora Orientadora Sandra Nunes, onde o grupo foi convidado a debater e refletir sobre os princípios Franciscanos que também pautam a nossa escola, assim como as características que compõem o papel do líder: como ser ético, saber ouvir, ser humilde, ter empatia, ser um bom comunicador, etc.

Os alunos representantes foram certificados após esta formação e demandados com ações em suas respectivas turmas.