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Energia e meio ambiente em evidência no terceirão

Na busca por aprimorar o processo de ensino e aprendizagem por meio de metodologias ativas, a turma 231 foi desafiada pela professora de Física, Rúbia Dallabrida Herrmann a explorar uma abordagem adaptada para o meio online de atividades desenvolvidas anteriormente em aulas presenciais. O trabalho foi organizado em três etapas, tendo como eixo orientador “Energia e Meio ambiente”. 

Na primeira etapa os estudantes, organizados em duplas, focaram sua análise na responsabilidade e no cuidado com o meio ambiente e impactos da ação humana no nosso Planeta. As interações aconteceram por meio vídeo chamado entre as duplas em momentos assíncronos da aula de Física. 

A socialização da atividade ocorreu em aula síncrona (ao vivo por meio de vídeo chamada no Meet) quando todos os alunos, em tempo real e de forma interativa trabalharam na produção de uma Apresentação Google que serviu de base para a socialização das conclusões no grande grupo ao final da aula.

A segunda etapa consistiu na análise da Matriz Elétrica Brasileira que desencadeou pesquisas das diferentes formas de Geração de Energia Elétrica. Foram apresentadas as vantagens e desvantagem de cada uma das usinas com foco nas transformações de energia existentes em cada processo.

O encerramento do semestre coincidiu com a terceira etapa, ocorreu no último dia letivo do primeiro semestre (17/07) quando a turma recebeu um convidado especial, o prof. Dr. Maurício de Campos, Professor do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias e Coordenador do Grupo de Pesquisa em Automação e Controle.  O Professor teve como temática norteadora de sua fala a “Educação em Eficiência Energética: Construindo um futuro sustentável e o Lixo eletrônico”. 

Para a professora Rúbia, o semestre foi encerrado com a certeza que pequenas ações, podem gerar grandes mudanças e ótimos resultados”, isso tanto para as questões que envolvem energia e meio ambiente, quanto para as adaptações necessárias em tempos de pandemia.  


EFA - RETROSPECTIVA 1ºSEMESTRE 2020

Nosso ano letivo iniciou dentro da normalidade que estávamos acostumados. Expectativas, novas turmas, novos projetos, novos professores e colegas,  horários, enfim, um grande desejo de retomar a rotina de estudos, promover o ensino, a aprendizagem e o envolvimento com as famílias. Porém, a Pandemia que assolava outros países e parecia distante, chegou rapidamente até nós. A mudança nas formas de gerir a educação escolar foi inevitável. Tínhamos a certeza de que precisávamos tomar uma atitude para que nossos estudantes continuassem com os estudos, e que as famílias pudessem contar com a Escola para enfrentar este momento. Imediatamente nos reinventamos, mudando nossas organizações e nosso planejamento  foi alterado. As palavras de ordem foram e continuam sendo o cuidado e a aprendizagem. A EFA, com o apoio de todos vocês que fazem parte da comunidade escolar, vem evidenciando  empenho, dedicação, profissionalismo dos docentes e graças a parceria da mantenedora Fidene com  o Google for Education, garantiu a possibilidade de acesso as melhores ferramentas de Ensino do Mundo, dando continuidade as aulas, agora de forma remota.

Ao finalizar o primeiro semestre entendemos pertinente, fazer uma retrospectiva da nossa nova organização de enfrentamento desta situação que tem sido delicada para todos nós. Segue abaixo o que denominamos de linha de tempo daquilo que  vivenciamos até o momento:

  • INÍCIO ANO LETIVO - 17/02
  • AULAS PRESENCIAIS 1º SEMESTRE: DE 17/02 A 18/03
  • Dia 16/03 1ª nota comunicando sobre a  suspensão das aulas presenciais de 19/03 até 30/03, seguidas de outras 6 notas oficiais, com base nos decretos do governo estadual e municipal, comitê institucional da Fidene, mantendo as aulas online sempre com o objetivo de cuidar e preservar vidas.
  • ORGANIZAÇÃO DAS AULAS ONLINE: Foram pautadas nas normas determinadas pelo MEC ( Ministério da Educação e Cultura), CNE (Conselho Nacional de Educação) e  CEE (Conselho Estadual de Educação) para este período de Pandemia. Os professores da escola realizaram reuniões e estudos de aprofundamento no uso das várias  ferramentas do Google. 
  • Educação Infantil: a manutenção do vínculo entre crianças e professores iniciou com vídeos e áudios explicativos às famílias, seguindo com interações online pela plataforma Plurall e contatos frequentes via whatsapp.
  • Anos Iniciais: material para estudo e pesquisa inicialmente entregue aos pais conselheiros, os quais encaminharam nos grupos de  whatsapp das turmas específicas, posteriormente iniciou-se com aulas online pelo meet, via plataforma Plurall e retirada de xerox das atividades na escola.
  • Anos Finais: material para estudo e pesquisa encaminhados no dia da aula pelo Portal Institucional (EFA/UNIJUÍ) e pelo Google Classroom. Seguindo um horário especial os estudantes têm aulas em tempo real pelo Google meet.
  • Ensino Médio: material para estudo e pesquisa encaminhados no dia da aula pelo Portal Institucional (EFA/UNIJUÍ) e pelo Google Classroom. Seguindo um horário especial os estudantes têm aulas em tempo real pelo Google meet.
  • Para otimizar os estudos em casa, foram publicadas nas redes sociais da escola e nos grupos de whatsapp das turmas, roteiros de estudos, dicas especiais de organização para o estudo em casa e dicas de cuidado com a saúde mental.
  • Mantendo a rotina da escola de promover debates, seminários e palestras foi criado o espaço Mesa web com objetivo de propiciar reflexões acerca de temas pertinentes ao momento vivido, enriquecendo o processo de ensino e aprendizagem.
  • Os professores da escola com o  propósito de dar continuidade às aprendizagens e cumprir com  os objetivos para o ano letivo utilizaram diferentes metodologias e recursos, buscando diversos meios de ensinar no ambiente virtual.
  • O segundo semestre iniciará dia 03/08, o formato das aulas seguirá orientações e normativas vigentes para o período e será divulgado na última semana de julho, nos canais de comunicação oficiais da EFA.
  • Considerando as especificidades do momento, neste ano o calendário escolar será semestral para todos os níveis de ensino. Assim, na primeira semana de agosto estaremos informando datas de reuniões com famílias, entrega de pareceres, postagem de conceitos( Anos Finais) e notas ( Ensino Médio) no portal EFA/UNIJUÍ.

Cientes do empenho de cada um perante a situação inesperada e difícil que estamos vivendo, seguimos contando com a colaboração de todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, e que nossas ações sejam marcadas por muita sabedoria, sensibilidade e cuidado.

Nosso reconhecimento e gratidão! 


Crônica B51: Estudar na EFA: uma brincadeira séria

Oi, tudo bem? Nós somos a turma B51 e vamos narrar momentos engraçados vividos na EFA. Vamos contar porque damos muitas risadas e porque é tão bom estudar nesta escola: aprendemos, brincamos, viajamos, estudamos, exploramos, descobrimos, nos divertimos e as vezes até brigamos por motivos bobos. Mas mesmo assim, com algumas briguinhas bobas ser EFA é “espetaculíssimo” e “maravilindo”! Ser EFA são tantas coisas boas que nem conseguimos descrever.

               Sendo a EFA um lugar de estudos, pensamos que basicamente vivemos a vida para estudar, poxa! E... depois de adulto queremos voltar a ser crianças, porque a vida de criança é maravilhosa. Adulto complica a vida! A melhor parte de ser criança é estudar nesta escola maravilhosa, nela há muitas pessoas que nos ajudam a crescer em conhecimento, ensinando conteúdos e valores para vida. Porém, não estamos aqui para falar de matemática e de outras matérias, mas sim para contar os momentos que nos fizeram rir.

               No início do ano leitivo de 2020 tivemos uma festa de carnaval, a  Any conta que chorou de tanto rir quando a professora fez trenzinho e aquela “danada”,  correu muito rápido.  Há tantas situações felizes e engraçadas para compartilhar. Nosso colega Henry, nos lembrou da viagem de estudos de 2019, ele contou a seguinte situação: “Era noite e estávamos retornando da viagem, o ônibus estava praticamente todo escuro, havia poucas luzes ligadas e estas eram de cor azul. Henry e alguns colegas levantaram do banco  e começaram a dançar como “doidos” o que chamaram de “A dança da mucréia doida”.

               Vejam bem, ser estudante na EFA é também ser criativo para dar nomes as danças que inventamos, é chorar de rir por algo simples, mas que nos alegra pelo fato de poder viver tudo isso e nos desenvolver ativamente de forma orientada, interessada e séria. Sim, séria também! Porque quando é necessário temos conversas bem importantes com nosso professores e professoras.  Mas aqui queremos mesmo é seguir contanto situações engraçadas, quer saber mais sobre isso? Então siga lendo!

Adoramos festas e em uma delas, a mãe do Cassius Clainton comprou uma caixa de picolé de abacaxi para dividir com os colegas e surpreendentemente quando Cassius Clainton, Henry e Zé das Pitangas abriram a caixa de isopor onde estavam os picolés, pasmem!!!! Eles estavam todos derretidos. Adeus picolés de abacaxi! Pensem no nossa tristeza, ficamos sem picolés naquele dia! Mas acabamos improvisando um delicioso suco bem doce de abacaxi, porque somos muito espertos!

Histórias engraçadas com animais? Temos! Robotink diz ter achado engraçado o dia em que descobriram a familia de lagartos. Deram nomes a cada um dos lagartos e lembra que um dos lagartos se chamava Bob Marley,  isso aconteceu em 2019. Sabina também lembra dos lagartos, conta que em um dos recreios apareceu os tais  lagartos e algumas pessoas da turma saíram correndo de medo e outras ficaram correndo atrás do lagarto. Meus pesâmes Bob Marley e Tuga!

Viagens de estudos? Sim, com certeza! Todos os anos temos viagens de estudos e adoramos sair para passear e para aprender. Nestas viagens acontecem situações bem divertidas e que nos fazer rir toda vez que contamos a alguém. Jõao Hamburgão conta que estavam tomando banho em uma sanga e apreceu um sapo, alguns colegas começaram a correr para fugir do sapo. Jõao Hamburgão estava de chinelo porque haviam pedras e não queria machucar seus pés, afirma que acabou perdendo um dos chinelos e rindo diz que até hoje guarda o chinelo que sobrou. 

E também tem histórias com aranhas, Alan Walker lembra que no 2º Ano do  E.F fizeram uma viagem para o Jardim das Esculturas, quando chegaram no topo da escultura mais alta (quase numa montanha), estavam se organizando para tirar uma foto, neste momento uma tarântula saiu de um buraco e quase o picou e, então, todos os colegas ficaram tentando matar a aranha. A profe ficou com medo e afastou todos nós de lá. Em seguida, tiramos mais uma foto e todos saíram de lá correndo. Sina relata a mesma história e afirma que “todo ano temos uma viagem de estudos, então em 2017 nós tínhamos ido ao Jardim das Esculturas, fizemos uma trilha, e durante toda a trilha tinham várias esculturas, paramos para tirar foto na maior escultura do jardim, então tinha um buraco no apoio da escultura, só que o nosso colega Alan Walker  não havia descido do apoio e quando ele pulou saiu uma aranha muito grande, tipo a que a Billie Eilish colocou na boca dela.

Darth Abacaxi lembra mais uma históra envolvendo aranhas, conta que estavam na pracinha nova, quando de repente, do nada, apareceu uma Tarântula, ficou parada aparentemente calma pensando: “essa aranha com certeza vai virar um monstro espacial e acabar com o planeta, mas já tô acostumada a ver aranhas por aqui, não deve ser nada”. Foi o maior escândalo, até outras turmas vieram ver o que estava acontecendo, alguns saíram correndo ou subiram para o ponto mais alto, já outros pegaram um galho e ficaram cutucando a pobre da Tarântula, nem sei o que aconteceu depois disso pois tinha acabado o recreio. Pobre aranha, só queria brincar na pracinha.

Catarina conta que no ano de 2019  foram fazer um passeio na  casa da colega Any e tiveram que passar pôr umas vacas e os meninos de repente ficaram com cara de quem viu fantasma só por que as vacas estavam fazendo muuuuu. Mas há quem diga que as meninas também ficaram com cara de assustadas, afinal todo cuidado é pouco quando estamos dividindo o espaço com animais. Todos ficaram muuuuuuito assustados!

Para Star Kitty o momento engraçado foi quando estavam no 3º Ano do E.F, foi na noite artística, “nosso tema foi sobre o sistema solar, o tecido da nossa roupa era muito ruim e antes da apresentação já começou a rasgar. Na hora de dançar nós não podiamos fazer movimentos muito amplos, senão iriamos ficar sem roupa no palco”.  Bom, pelo menos não nos desgastamos muito...

Rerri Poti lembra que era um dia lindo, estava no 1º Ano do E.F. e seus pais falaram que aquele era o dia da fantasia na escola, mas ele não acreditou e não vestiu fantasia antes de sair de casa. “Fomos para escola e quando cheguei na sala de aula vi que todos estavam de fantasias. Então minha mãe perguntou se eu queria vestir uma fantasia, respondi que sim, porém não sabia que teria que me trocar dentro do carro! Mas fiz mesmo assim e quando estava dentro do carro me trocando, passou um tio e ele acabou me vendo sem camisa”. Eu morri de vergonha!

Beatrice  achou inusitado o fato de um colega subir em uma árvore para assistir a aula on-line que tivemos durante o período de quarentena em 2020. Então,... a sombra da figueira ou literalmente em cima dela também se aprende. Mas prestem atenção nessa história, o que foi aquela fantasia do professor de Educação Física? Estava perfeita, o próprio Chapeleiro Maluco, ele incorporou mesmo o personagem. Sofya diz que estava muito engraçado, o chapéu, a peruca, a maquiagem...  foi mesmo uma aula divetida! É o que podemos chamar de uma brincadeira séria, concordam?

E vocês sabem que quando a gente é forte não é qualquer tombo que nos derruba, esse foi o caso do Vitor Júnior que deslizou pelas escadas da EFA e sem pestanejar disse: “Tô bem"!. Será que estava mesmo? Bem,... isso não importa, temos que manter a postura sempre, não é mesmo?! Mas seguindo nossa prosa e, antes de chegar numa história de Natal, o Artur conta aos risos que: “na sala de aula todo mundo estava escutando a professora falar sobre uma matéria quando um colega fez um som de “pum” com a boca e toda a turma começou a rir bastante”. Entendem o que é rir bastante? Pois... foi mais do que isso que está pensado, com certeza! Está bem... talvez não tenha sido com a boca!

E quando chega o Natal tudo fica tão lindo! Luzes na cidade e em nossos corações, tudo com cor de esperança e de renovação. As celebrações na EFA são mágicas, numa delas, Joalin e os seus colegas estavam esperando para entrar e fazer uma apresentação, antes de entrar no palco a professora falou que ligaria aos pais informando quem ficou de recuperação. “Ficamos nervosos e depois que nos apresentamos eu fui perguntar para os meus pais se eles haviam recebido alguma ligação e eles disseram que não. Fiquei tão aliviada que dormi tão bem naquela noite”. Não ficando em recuperação, o alívio foi recuperado!

Logo após as celebrações de Natal é muito comum as atividades escolares serem encerradas e a esperada férias passa a ser realidade. São momentos de fechar ciclos e, tão logo, o novo ano inícia, novos ciclos vem com ele. Assim, também encerramos nossa homenagem aos 52 Anos da EFA, querendo viver mais histórias engraçadas, e compor a cada dia, a cada aula, a cada nova experiência esta brincadeira séria que é ser EFA. A EFA está em nós, assim como nós estamos na EFA, não pode haver um sem o outro e esta relação nos faz feliz. Por isso, desejamos seguir contanto histórias, sabe por quê? Porque uma história puxa a outra, que puxa outra, outra... outra...outra...

 


Leis da Física no dia a dia

Você já parou para pensar “O que provoca o movimento?”, “Há necessidade de algo para manter um movimento?”, Quais são as causas das variações observadas em um movimento?”. Estas e várias outras perguntas já eram feitas a mais ou menos três séculos.


Foi quando, Isaac Newton embasado em observações suas e de outros cientistas formulou as famosas “Leis do Movimento” publicadas em seu livro Princípios Matemáticos da filosofia natural em 1686. Atualmente conhecemos essas leis com primeira, segunda e terceira leis de Newton.
Neste sentido, os alunos da turma 211 da EFA, na disciplina de Física, foram desafiados a iniciarem um trabalho de pesquisa, com o objetivo de conhecer, aprofundar e verificar as aplicações dessas leis no nossa vida diária.
Nesta semana, cada grupo apresentou aos colegas, por meio de uma chamada de vídeo, o resultado de cada uma das pesquisas.
A professora Rúbia Fabiana Dallabrida Herrmann, destaca que os resultados foram surpreendentes, contribuíram de forma expressiva na elaboração de conhecimentos importantíssimos da física clássica, além de tornar o processo de ensino e aprendizagem mais dinâmicos, significativos e envolventes.


Acompanhamento Psicopedagógico em evidência na EFA

Em tempos de pandemia e de afastamento social, o trabalho ofertado pela a assessoria especial e psicopedagógica da EFA se mostra cada vez mais essencial para o desenvolvimento de nossos estudantes. 

Segundo a Psicopedagoga da EFA, Juliana Sfalcin, ao longo dos anos a escola vem apostando numa educação a qual considera que todos, a seu modo, têm condições de aprender. “Sabemos que os estudantes com necessidades especiais precisam de um olhar diferenciado, esta condição implica em orientar, acompanhar o desenvolvimento e avaliar com atenção”, finaliza.

Neste contexto atual em que vivemos, as atividades pedagógicas continuam sendo encaminhadas e orientadas de maneira adaptada e estruturadas às suas singularidades, de acordo com o currículo escolar, de forma interdisciplinar, visando a participação dos estudantes público alvo da educação especial,  fazendo assim um trabalho colaborativo entre psicopedagoga, professores e coordenação pedagógica,  de forma dinâmica acompanhando e apoiando as famílias para que os estudantes não percam o vínculo com a escola e o processo de ensino e aprendizagem.

Durante esse período de afastamento recebemos o retorno de algumas famílias sobre o acompanhamento das atividades. Para a avó do estudante Bernardo, o acompanhamento da psicopedagogia tem dado o apoio necessário que ele precisa em relação ao aprendizado. “As atividades têm sido confeccionadas com bastante cuidado e carinho, elaborando atividades dinâmicas, atrativas e temáticas”, conta a mãe do estudante Ricardo da turma A31. Para a família do estudante Lucas, do terceiro ano do Ensino Médio, o acompanhamento da Assessoria Especial tem proporcionado segurança e confiança, permitindo que o aluno consiga expor seus sentimentos de frustrações e conquistas.  Ana mãe do Rui, comenta que a Psicopedagoga da EFA, sempre  organiza atividades adaptadas referentes a Educação Infantil, acompanhando o desenvolvimento da criança e dialogando com os pais.

A Psicopedagoga Juliana finaliza, “a educação inclusiva é antes de qualquer outra denominação uma questão de direitos humanos, aprender a respeitar, a conhecer, conviver e interagir, a aprender com o outro, a ensinar, a compartilhar os conhecimentos, tudo isso no dia a dia”.