Comunidade - Unijuí

Serviços Informática

Etapa 2 - Troca da senha

INTRODUÇÃO: O aluno ingressante na Universidade precisa realizar o primeiro acesso ao portal da Universidade. Para isso, segue as orientações necessárias para realizar o primeiro acesso ao portal institucional.

1- Acesse o link www.unijui.edu.br/login

2- Insira no campo seu e-mail, login, CPF ou CNPJ e clique em “AVANÇAR”.

3- Como é o primeiro acesso do aluno será necessário criar a senha de acesso do estudante no portal. Para isso, clique no campo “Esqueci a senha”.

4- Selecione uma das opções disponíveis (e-mail ou celular) para receber o código de verificação e redefinir a senha, em seguida clique em “AVANÇAR”.

5- Após escolher a opção para receber o código de verificação, acesse o e-mail ou verifique o SMS do celular cadastrado e insira o código recebido no campo abaixo. Após, clique em “AVANÇAR”.

6- Em seguida, crie uma senha observando os requisitos apresentados, confirme a senha e clique em “AVANÇAR”.

7- Pronto, sua senha foi alterada com Sucesso. Agora, insira seu e-mail, login, CPF ou CNPJ e clique em "AVANÇAR”.

8- Insira sua senha cadastrada e clique em "AVANÇAR”.

9- Parabéns! Você já tem acesso ao seu portal de estudante!

OBSERVAÇÃO: Caso necessite de ajuda, entre em contato pelo número (55) 3332-0200 - opção 3 - 2


Nova Versão do Unijuí Virtual

Com o objetivo de oferecer serviços de maior qualidade a toda comunidade acadêmica foi desenvolvida uma nova versão do Unijuí Virtual.
Na nova versão além das mudanças visuais, foram realizadas também atualizações na plataforma usada para gerenciar o Unijuí Virtual, tendo como objetivo a atualização tecnológica.


Quais são as principais mudanças?


Visual com maior resolução


80% dos usuários que acessam o Portal usam resolução de tela de 1024x768 ou superior. Levando em conta essa pesquisa, foi ampliada a resolução do layout para 1024x768, a versão anterior do Unijuí virtual tinha a resolução 800x600, pois era a mais usada na época em que foi desenvolvido o Portal.


Menu Horizontal


O objetivo da alteração da posição do menu é possibilitar mais espaço para os conteúdos e também tornar as opções do menu mais visíveis e acessíveis para os usuários.


Menu de Acesso Rápido


Foi desenvolvido um menu de acesso rápido para os serviços disponíveis para cada usuário.


Página inicial personalizada


Cada usuário tem a seu dispor uma lista de conteúdos de acordo com o seu vínculo com a Instituição, podendo adicionar os conteúdos mais usados por ele na sua página inicial. Além de conteúdos para cada usuário é possível configurar conteúdos para grupos de usuários.

Veja aqui um vídeo explicando como configurar sua página inicial.

Como configurar sua página inicial


Orientações para publicação de páginas pessoais

A Universidade fornece um sistema de publicação de páginas pessoais para todos os usuários do domínio UNIJUI. Esta publicação é realizada em servidor web central e com backup. O acesso ao espaço é feito via mapeamento da unidade de rede ou FTP.
Todo conteúdo armazenado no espaço do usuário no servidor de páginas pessoais será automaticamente público e acessível a todos na internet.

Acesso

O acesso ao espaço de publicação de página pessoal deverá ser realizado através de conexão à unidade de rede \\www2\nome_de_usuario, ou através de conexão FTP ao servidor www2.unijui.edu.br. Deverá ser utilizado mesmo nome de usuário e senha do portal.
Os arquivos salvos neste espaço ficarão automaticamente disponíveis na web, no endereço http://www2.unijui.edu.br/~nome_de_usuario.

Quota

Cada usuário possui um limite de espaço para publicação de páginas pessoais, que é de 10 MB por padrão. Quando a quota estabelecida for insuficiente para as atividades do usuário, poderá ser solicitado o aumento. Esta solicitação deverá ser feita via e-mail ao endereço redes@unijui.edu.br, informando o nome de usuário, o espaço necessário e o motivo.

Conteúdo publicado

O servidor de páginas pessoais não serve como local de armazenamento de documentos e arquivos particulares, devido ao seu caráter público. Todo conteúdo armazenado no espaço do usuário no servidor de páginas pessoais será automaticamente público e acessível a todos na internet.

O conteúdo publicado não deve constituir material questionável sob os aspectos legais, éticos e morais. O usuário deverá manter no servidor de páginas pessoais somente material inerente às suas atividades e ao seu vínculo com a Universidade. Não é permitido o armazenamento de arquivos ou criação de referências a:

  • material com conteúdo comercial de caráter publicitário;
  • material calunioso ou difamatório;
  • material que infrinja a legislação sobre direitos autorais;
  • material ofensivo ou que faça uso de linguagem ofensiva;
  • material que incite a qualquer tipo de discriminação;
  • material que incite à violência;
  • material pornográfico de qualquer natureza;
  • imagens ou dados que possam ser considerados abusivos, profanos, incômodos, ameaçadores ou sexualmente ofensivos.

O usuário é responsável por todo conteúdo publicado sob o seu nome de usuário no servidor de páginas pessoais.


Orientações sobre Segurança da Senha

Adaptado de: Cartilha de Segurança para Internet – CERT.br

A senha utilizada nos sistemas computacionais serve para autenticar o usuário, ou seja, é utilizada no processo de verificação da identidade do usuário, assegurando que este é realmente quem diz ser.

Posso informar minha senha a outra pessoa?

Jamais. Se outra pessoa tem acesso a sua senha, ela poderá utilizá-la para se passar por você perante os sistemas. Alguns dos motivos pelos quais uma pessoa poderia utilizar sua senha são:

•    ler e enviar e-mails em seu nome;

•    obter dados sensíveis e realizar ações em seu nome no Portal ou no SIE;

•    ler, alterar e remover arquivos de suas unidades de rede;

Portanto, a senha merece consideração especial, afinal ela é pessoal e de sua inteira responsabilidade. Qualquer ação realizada utilizando a sua senha fica imediatamente vinculada à sua pessoa perante os sistemas de informação.

Como elaborar uma boa senha?

Uma boa senha deve ter pelo menos oito caracteres (letras, números e símbolos). É interessante que sejam misturadas letras maiúsculas, minúsculas, números e símbolos.

O que não se deve usar na elaboração de uma senha?

Não devem ser usados dados como nomes, números de documentos, telefones, placas e datas importantes, pois podem ser descobertos por uma pessoa mal intencionada.

A senha não deve conter seqüências ou repetições como 12345, 11111, abcde, qwerty.

Também não devem ser utilizadas palavras que possam ser encontradas em dicionários, pois existem softwares que tentam descobrir senhas através de combinações que utilizam palavras de dicionários.

Com que freqüência a senha deve ser alterada?

É muito importante que a senha seja alterada regularmente, evitando períodos longos. A recomendação é de que a troca seja feita a cada três meses.

Também deve-se realizar a troca da senha caso houver desconfiança de que outra pessoa conheça ela.



Unijuí Virtual

Seja bem vindo!

Para acessar o Unijuí Virtual você pode utilizar seu e-mail, login ou CPF. Caso não saiba ou tenha esquecido sua senha, clique em "Esqueci a senha" e siga as instruções na tela.

Se você concluiu sua graduação na Unijuí antes de 1986 efetue a sua solicitação de acesso.

Na Unijuí Virtual são oferecidos diversos serviços web personalizados de acordo com o seu perfil. Veja na lista abaixo alguns exemplos de serviços disponíveis.

Serviços disponíveis a todos os perfis

  • Configuração/personalização da tela inicial
  • Atualização do Endereço/E-mail usados para comunicação com a Universidade
  • Eleições: sistema para votação on-line
  • Agenda: para estudantes exibe os dias e os locais das aulas. Também permite efetuar controle pessoal de compromissos.
  • Alteração da Senha
  • para integração com o sistema de gerenciamento da conta telefônica institucional dos funcionários.
  • Alteração da foto (exceto para estudantes do regime presencial)

Estudantes

  • Mural de Recados
  • Solicitação de Rematrícula
  • Boletos: lista os boletos disponíveis para impressão.
  • Consulta de Notas
  • Turmas(material de aula,lista de colegas, consulta do registro de frequencia, etc)

Egressos

  • Currículo Acadêmico
  • Consulta de Notas
  • Solicitação de documentos acadêmicos

Funcionários

  • Demonstrativo Salarial
  • Ponto Eletrônico
  • Informações IRPF
  • Sistemas auxiliares

Professores

  • Turmas(Material de aula, Registro de notas e Frequencia, etc)
  • Projetos de Pesquisa e Extensão (registro e acompanhamento)

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