Na última semana, os estudantes de Arquitetura da Unijuí, receberam em sua aula inline de “História e Teoria da Arquitetura e Urbanismo II” do Curso de Arquitetura e Urbanismo, a participação do Prof. Dr. Mateus Rosada, da Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, para compartilhar sua vivência sobre “Barroco e Rococó no Brasil”, tema vivenciado na trajetória acadêmica, especialmente na sua tese “Igrejas Paulistas da Colônia e do Império: Arquitetura e Ornamentação”, a qual foi premiada pela Capes e pela USP. O professor também compartilhou sua trajetória profissional, na qual atualmente leciona nas áreas de história da arquitetura, história da arte e patrimônio cultural.
O palestrante articulou sobre o contexto social brasileiro quando houve as produções artísticas de estilo barroco e rococó. Na sequência comentou cada um dos estilos introduzindo não apenas arquitetura, mas escultura, pintura e música, envolvendo os alunos nas mais diversas manifestações culturais do período.
Para a professora da disciplina, Bruna Fuzzer esse foi um momento valioso de colaboração. "Momentos assim vêm agregar na formação dos nossos estudantes e principalmente despertar a consciência crítica e possibilidades de ouvir outros professores e profissionais que não da própria instituição, aumentando os horizontes em relação ao tema. A noite foi extremamente rica, pois os exemplos foram majoritariamente brasileiros, alguns conhecidos por alguns alunos e sempre que possível o palestrante remetia a realidade do sul do Brasil, que provavelmente será o local de trabalho de boa parte dos alunos, enquanto egressos", explicou.
Por fim, o Prof. Mateus interagiu com as perguntas dos estudantes e finalizou comentando “que os estudantes devem usar a história para tirar boas experiências do passado ou lógicas de composição para usar em projetos contemporâneos, que este é o grande legado que a história tem para nos deixar”.
O Programa de Aprimoramento em Medicina Veterinária da Unijuí está com inscrições abertas para o período letivo de fevereiro de 2021 a março de 2022. O programa tem a duração de 13 meses, e o Edital VRPGPE Nº 13/2020 prevê a oferta de três (3) vagas para a área de Clínica Médica de Pequenos Animais; duas (2) vagas para a área de Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais; duas (2) vagas para área de Anestesiologia Veterinária; e uma (1) vaga para área de Diagnóstico por Imagem.
Podem inscrever-se no processo seletivo profissionais graduados num período de tempo de até três anos e já registrados, candidatos em fase de conclusão do curso de graduação, desde que a comprovação de sua colação de grau ocorra até o primeiro dia do período letivo de ingresso no Programa de Aprimoramento.
As inscrições de candidatos interessados seguem até o dia 10 de janeiro de 2021, exclusivamente pela Internet, no Portal da Unijuí, o valor da taxa de inscrição é de R$ 150,00.
A listagem com a homologação das inscrições será divulgada no dia 18 de janeiro de 2021, no Portal da Universidade.
Confira o Edital e outras informações.
O Programa de Aprimoramento em Medicina Veterinária da Unijuí está com inscrições abertas para o período letivo de fevereiro de 2021 a março de 2022. O programa tem a duração de 13 meses, e o Edital VRPGPE Nº 13/2020 prevê a oferta de três (3) vagas para a área de Clínica Médica de Pequenos Animais; duas (2) vagas para a área de Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais; duas (2) vagas para área de Anestesiologia Veterinária; e uma (1) vaga para área de Diagnóstico por Imagem.
Podem inscrever-se no processo seletivo profissionais graduados num período de tempo de até três anos e já registrados, candidatos em fase de conclusão do curso de graduação, desde que a comprovação de sua colação de grau ocorra até o primeiro dia do período letivo de ingresso no Programa de Aprimoramento.
As inscrições de candidatos interessados seguem até o dia 10 de janeiro de 2021, exclusivamente pela Internet, no Portal da Unijuí, o valor da taxa de inscrição é de R$ 150,00.
A listagem com a homologação das inscrições será divulgada no dia 18 de janeiro de 2021, no Portal da Universidade.
Confira o Edital e outras informações.
Os programas do NAAI têm como objetivo planejar e realizar ações para o acompanhamento e acessibilidade dos diferentes sujeitos que constituem o espaço institucional.
Identifica, orienta e proporciona estratégias de trabalho com os acadêmicos que apresentam dificuldades na aprendizagem, quer seja por motivos de saúde, trabalho, familiar entre outros os quais podem influenciar no trancamento do curso de graduação.
Desenvolve ações que visam monitorar o rendimento e assiduidade do estudante permitindo orientá-lo e acompanhá-lo quando necessário.
Realiza orientação e atendimento aos estudantes e colaboradores que apresentam ou estão em contato com a realidade das necessidades educacionais especiais.
O acompanhamento acontece a partir do momento do ingresso na Universidade - cadastro SIE. O Núcleo responsabiliza-se em planejar e desenvolver adaptações necessárias junto aos demais setores.
Auxilia na orientação profissional aos estudantes da Universidade que precisam direcionar a sua trajetória profissional, para isto se parte da percepção do baixo aproveitamento das disciplinas desenvolvidas nos cursos.
Analisa situações de reingresso, transferência e/ou (reopção) de curso no sentido de orientar sua escolha.
Possibilita oportunidades aos estudantes para resgatar conhecimentos, revendo conceitos estruturantes necessários para continuar a aprender no ensino superior, desenvolvendo atividades de forma orientada por docentes no programa aluno voluntário (PROAV) e também através das disciplinas que possuem estudantes monitores, os quais acompanham os colegas que possuem dificuldades.
Para os estudantes que apresentam dificuldades de aprendizagem, oriundas de deficiência ou não, são desenvolvidas oficinas de acompanhamento e reforço pedagógico. Também, o NAAI oferece o atendimento especializado no turno inverso da aula.
Através da experiência de atendimento e escuta aos estudantes universitários é organizado durante o ano oficinas de sensibilização, as quais têm como objetivo possibilitar aos estudantes, o (re)conhecimento sobre a cultura da inclusão e (re)conhecimento de si com espaços informativos, integrativos, de aprendizado e compartilhamento de ideias, vivências e angústias.
O NAAI está ligado à Vice-reitoria de Graduação da Unijuí e tem por finalidade apoiar e orientar as ações que envolvem o acesso (processos seletivos), a permanência e desenvolvimento pessoal e acadêmico de estudantes, docentes e técnicos administrativos a partir de suas necessidades específicas decorrentes de deficiência, garantindo a acessibilidade pelas ações de ensino, pesquisa, extensão, serviços e infraestrutura.
Está localizado no prédio da Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques, no Campus Ijuí, por meio dele atende a todos os campi e mantidas da FIDENE.
E-mail naai@unijui.edu.br
Ramais 2023 e 2024
O Núcleo de Acompanhamento e Acessibilidade Institucional – NAAI tem como principal objetivo desenvolver ações para a inclusão e acessibilidade dos diferentes sujeitos que constituem o espaço institucional, a fim de elaborar e articular práticas capazes de promover a interação dos mesmos no espaço do ensino superior.
O Núcleo está estruturado através de programas que viabilizam o desenvolvimento de projetos que englobam ações voltadas para a atividades de ensino, pesquisa e extensão, a partir de uma abordagem interdisciplinar, com ênfase na aprendizagem.
A intenção é que estas estratégias tragam benefícios para a instituição, trazendo como consequência, a diminuição da evasão, a equidade de oportunidades e a melhoria de qualidade e do ensino da Universidade.
Clique aqui e saiba mais sobre os programas do NAAI.
Estudantes, docentes e colaboradores que apresentam ou estão em contato com a realidade das necessidades educacionais especiais*.
*São consideradas necessidades educacionais especiais os sujeitos que apresentam: transtornos do espectro do autismo, altas habilidades, deficiências, surdez, dificuldades e/ou distúrbios da aprendizagem, doenças incapacitantes, estudantes que apresentam indecisões quanto a sua escolha profissional, estudantes que necessitam de escuta psicológica pontual sobre seu desempenho acadêmico e/ou problemas acadêmicos.
O Núcleo é composto por profissionais de Educação Especial, Pedagogia, Psicologia, Serviço Social, instrutor surdo, agente educacional, Tradutores e Intérpretes de Libras.
A FIDENE apresenta sua Política Institucional de Acessibilidade atendendo o cumprimento dos requisitos legais de acessibilidade como compromisso com a justiça social, os valores democráticos e o desenvolvimento sustentável de seus espaços em todos campi de atuação, quer seja a Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Museu, Rádio UNIJUÍ FM e a Escola de Educação Básica - EFA.
As metas e ações da Política de Acessibilidade da UNIJUÍ estão voltadas para a qualificação e a ampliação de ações em relação à inclusão e a acessibilidade de todos, estudantes, docentes e colaboradores.
As ações estão estruturadas em eixos como acessibilidade do Meio Físico e Infraestrutura, Atitudinal, Pedagógica e Curricular, bem como, Comunicacional e Informacional.
Com o objetivo de oferecer condições de acessibilidade e permanência aos estudantes, docentes e colaboradores da UNIJUÍ foi criado o Núcleo de Acompanhamento e Acessibilidade Institucional – NAAI.
Neste espaço você encontrará esclarecimentos e orientações sobre as solenidades de colação de grau além do Banco de Informações de Registro de Diplomas de Graduação registrados pela UNIJUÍ a partir de agosto de 2019, de acordo com a Portaria nº 1.095, de 25/10/2018, publicada no DOU em 26/10/2018.
A Unijuí busca, com projetos de extensão, estabelecer uma relação com a comunidade para que o conhecimento e a pesquisa promovam o desenvolvimento e a qualidade de vida local.
A atividade de extensão universitária aponta potencialidades e problemas que poderão ser aprofundados na pesquisa e trabalhados por quadros profissionais preparados pelo ensino. Estas atividades incluem ações de cunho educacional, sociocultural, artístico e tecnológico, realizadas de forma sistemática e continuada.
Além disso, a Universidade incentiva os projetos de extensão pela concessão de bolsas para estudantes, realização de convênios com instituições e entidades comunitárias e produção de materiais de divulgação do conhecimento, dentre outros.
A Unijuí assume como uma de suas responsabilidades primeiras, enquanto instituição universitária, contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico do País através da pesquisa. A Unijuí investe no fortalecimento dos Grupos de Pesquisa incentivando a interação regional, a formação de redes de pesquisadores, a interação com empresas e a cooperação científica nacional e internacional.
Comprometida com a inclusão social de acadêmicos no ensino superior, a Unijuí oferece um conjunto de programas de bolsas e créditos educacionais, que possuem como fontes a União e a própria Universidade.
Estes benefícios tem sua ação voltada a auxiliar o estudante, durante sua permanência na Universidade, estabelecendo o diálogo com os órgãos institucionais e sua integração à vida universitária.
Eles são divididos nas seguintes categorias:
A UNIJUÍ como promotora do desenvolvimento regional se constitui um espaço de articulação de iniciativas em diversas áreas, entre elas, a prestação de serviços. A seguir, conheça os serviços prestados pela Universidade para a comunidade.
A FIDENE desenvolve através da Assessoria e Serviços Comunitários (ASC) atividades voltadas às ações e aperfeiçoamento de órgãos de caráter público e privado, através da qualificação e capacitação de gestores públicos municipais, com a programação de cursos, oficinas, palestras, seminários entre outros a fim de implementar uma gestão eficiente e eficaz , também especializada no desenvolvimento e execução de concursos públicos e processos seletivos, com ampla experiência no segmento, tendo como princípios administrativos, a Legalidade, Impessoalidade, Publicidade, Moralidade e Eficiência.
Responsável também, pela preparação de recursos humanos para atuar nos Centros de Formação de Condutores (CFCs), em convênio com o DETRAN RS – Departamento Estadual de Trânsito do RS, denominado Instrutor de Trânsito.