COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Conteúdos sites

Programas do NAAI

Os programas do NAAI têm como objetivo planejar e realizar ações para o acompanhamento e acessibilidade dos diferentes sujeitos que constituem o espaço institucional.

Programa Permaneça

Identifica, orienta e proporciona estratégias de trabalho com os acadêmicos que apresentam dificuldades na aprendizagem, quer seja por motivos de saúde, trabalho, familiar entre outros os quais podem influenciar no trancamento do curso de graduação.

Desenvolve ações que visam monitorar o rendimento e assiduidade do estudante permitindo orientá-lo e acompanhá-lo quando necessário.


Programa da Inclusão de Pessoas com Deficiência

Realiza orientação e atendimento aos estudantes e colaboradores que apresentam ou estão em contato com a realidade das necessidades educacionais especiais.

O acompanhamento acontece a partir do momento do ingresso na Universidade - cadastro SIE. O Núcleo responsabiliza-se em planejar e desenvolver adaptações necessárias junto aos demais setores.


Programa de Orientação Profissional

Auxilia na orientação profissional aos estudantes da Universidade que precisam direcionar a sua trajetória profissional, para isto se parte da percepção do baixo aproveitamento das disciplinas desenvolvidas nos cursos.

Analisa situações de reingresso, transferência e/ou (reopção) de curso no sentido de orientar sua escolha.


Nivelamento ou Monitoria Acadêmica

Possibilita oportunidades aos estudantes para resgatar conhecimentos, revendo conceitos estruturantes necessários para continuar a aprender no ensino superior, desenvolvendo atividades de forma orientada por docentes no programa aluno voluntário (PROAV) e também através das disciplinas que possuem estudantes monitores, os quais acompanham os colegas que possuem dificuldades.

Para os estudantes que apresentam dificuldades de aprendizagem, oriundas de deficiência ou não, são desenvolvidas oficinas de acompanhamento e reforço pedagógico. Também, o NAAI oferece o atendimento especializado no turno inverso da aula.


Oficinas de Sensibilização

Através da experiência de atendimento e escuta aos estudantes universitários é organizado durante o ano oficinas de sensibilização, as quais têm como objetivo possibilitar aos estudantes, o (re)conhecimento sobre a cultura da inclusão e (re)conhecimento de si com espaços informativos, integrativos, de aprendizado e compartilhamento de ideias, vivências e angústias.


Estrutura

O NAAI está ligado à Vice-reitoria de Graduação da Unijuí e tem por finalidade apoiar e orientar as ações que envolvem o acesso (processos seletivos), a permanência e desenvolvimento pessoal e acadêmico de estudantes, docentes e técnicos administrativos a partir de suas necessidades específicas decorrentes de deficiência, garantindo a acessibilidade pelas ações de ensino, pesquisa, extensão, serviços e infraestrutura.

Está localizado no prédio da Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques, no Campus Ijuí, por meio dele atende a todos os campi e mantidas da FIDENE.

Contatos:

E-mail naai@unijui.edu.br

Ramais 2023 e 2024


Serviços

  • Acompanhamento aos processos seletivos da Universidade em todos os níveis acadêmicos para os estudantes com deficiência que se autodeclararem como PcDs, garantindo as condições de acesso por meio de oferta de serviços e recursos que promovam a inclusão;
  • Avaliação e acompanhamento psicológico e pedagógico por meio de sessões individuais;
  • Atendimento Educacional Especializado com acompanhamento semanal e individualizado para o estudante;
  • Orientação Profissional;
  • Formação continuada - promoção de cursos e eventos;
  • Disponibilização de intérprete/tradutor de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) para estudantes e docentes surdos;
  • Adequação de material para estudantes cegos e deficiência física/motora;
  • Monitores para acompanhamento de estudantes em sala de aula quando necessário pelas demandas das necessidades educacionais especiais;
  • Reuniões com docentes e coordenações de curso para discussão de casos e apresentação de estratégias/sugestões para o trabalho com os estudantes com deficiência e ou necessidades educacionais especiais;
  • Juntamente com RH contratação e permanência de profissionais com deficiência na instituição com edital permanente.

Núcleo de Acompanhamento e Acessibilidade Institucional – NAAI

O Núcleo de Acompanhamento e Acessibilidade Institucional – NAAI tem como principal objetivo desenvolver ações para a inclusão e acessibilidade dos diferentes sujeitos que constituem o espaço institucional, a fim de elaborar e articular práticas capazes de promover a interação dos mesmos no espaço do ensino superior.

Programas e ações

O Núcleo está estruturado através de programas que viabilizam o desenvolvimento de projetos que englobam ações voltadas para a atividades de ensino, pesquisa e extensão, a partir de uma abordagem interdisciplinar, com ênfase na aprendizagem.

A intenção é que estas estratégias tragam benefícios para a instituição, trazendo como consequência, a diminuição da evasão, a equidade de oportunidades e a melhoria de qualidade e do ensino da Universidade.

Clique aqui e saiba mais sobre os programas do NAAI.


Para quem são voltadas as ações?

Estudantes, docentes e colaboradores que apresentam ou estão em contato com a realidade das necessidades educacionais especiais*.


*São consideradas necessidades educacionais especiais os sujeitos que apresentam: transtornos do espectro do autismo, altas habilidades, deficiências, surdez, dificuldades e/ou distúrbios da aprendizagem, doenças incapacitantes, estudantes que apresentam indecisões quanto a sua escolha profissional, estudantes que necessitam de escuta psicológica pontual sobre seu desempenho acadêmico e/ou problemas acadêmicos.


Profissionais que compõem a equipe do NAAI

O Núcleo é composto por profissionais de Educação Especial, Pedagogia, Psicologia, Serviço Social, instrutor surdo, agente educacional, Tradutores e Intérpretes de Libras.


Acessibilidade na Unijuí


Acessibilidade na Unijuí

Inclusão e acessibilidade no ensino superior


A FIDENE apresenta sua Política Institucional de Acessibilidade atendendo o cumprimento dos requisitos legais de acessibilidade como compromisso com a justiça social, os valores democráticos e o desenvolvimento sustentável de seus espaços em todos campi de atuação, quer seja a Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Museu, Rádio UNIJUÍ FM e a Escola de Educação Básica - EFA.


Acessibilidade e inclusão na Unijuí – metas e ações


As metas e ações da Política de Acessibilidade da UNIJUÍ estão voltadas para a qualificação e a ampliação de ações em relação à inclusão e a acessibilidade de todos, estudantes, docentes e colaboradores.

As ações estão estruturadas em eixos como acessibilidade do Meio Físico e Infraestrutura, Atitudinal, Pedagógica e Curricular, bem como, Comunicacional e Informacional.

Com o objetivo de oferecer condições de acessibilidade e permanência aos estudantes, docentes e colaboradores da UNIJUÍ foi criado o Núcleo de Acompanhamento e Acessibilidade Institucional – NAAI.



Formaturas / Diplomas

Neste espaço você encontrará esclarecimentos e orientações sobre as solenidades de colação de grau além do Banco de Informações de Registro de Diplomas de Graduação registrados pela UNIJUÍ a partir de agosto de 2019, de acordo com a Portaria nº 1.095, de 25/10/2018, publicada no DOU em 26/10/2018.

Registro de Diplomas da Graduação

Banco de Informações

Escritório Modelo

 

Presta serviço de assistência jurídica gratuita à comunidade carente. Este serviço é realizado por acadêmicos e estagiários do curso de Direito, com acompanhamento de professores, além de estudantes do curso de Serviço Social. O objetivo é ampliar o acesso aos direitos sociais e individuais, proporcionando um atendimento aos segmentos sociais vulnerabilizados e/ou excluídos.

Acesse o site para obter mais informações.

 


Leia mais...

Ouvidoria - informações

Informe aos Usuários da “Ouvidoria On Line”

A "Ouvidoria On Line" é um canal de comunicação que integra o Programa SINERGIA - “Excelência no Atendimento Fidene/Unijuí”, constituindo-se numa instância administrativa que visa acolher reclamações, denúncias, elogios, críticas e sugestões da comunidade (acadêmica ou não) quanto aos serviços e atendimentos prestados pela FIDENE/UNIJUÍ.

Toda manifestação que contenha denúncia ou aponte alguma irregularidade no atendimento ou serviço oferecido pela FIDENE/UNIJUÍ tem a garantia do sigilo dos dados de seu autor ou autora. Ou seja, o cadastro do autor não é revelado ao órgão que fará a apuração do caso. Contudo, ocorrendo a necessidade da produção de provas, o autor ou autora será contatado pela ‘Ouvidoria On line’ para autorizar a divulgação de seu cadastro.

São aceitas denúncias e reclamações anônimas (sem identificação do autor ou autora), as quais serão consideradas como um indício de irregularidade. Assim, sendo constatada a procedência do fato denunciado ou reclamado, mas havendo a necessidade de acréscimo de provas, depoimentos ou detalhes, os registros anônimos NÃO PODERÃO COMPOR UM PROCESSO COMO PROVAS, em conformidade ao disposto no art. 5º, IV da Constituição Federal.

Após a devida apuração da denúncia ou reclamação pelos órgãos encarregados para tal, será verificada a procedência (fato verdadeiro/real) ou a não procedência do mesmo com o devido retorno ao autor ou autora. Os fatos constatados como procedentes constituirão de um processo administrativo segundo as normas internas da UNIJUÍ e os não-procedentes serão arquivados.

Os procedimentos ora apresentados estão em harmonia com a legislação em vigor, que dispõe sobre a atuação das ouvidorias no Brasil.

Cadastro de autor(a) usuário da “Ouvidoria On Line” da FIDENE/UNIJUÍ (opcional, de acordo com as informações acima)
Nome completo:
CI:
Endereço:
Fone para contato:
E-mail para contato:
Solicitação de sigilo da identidade: ( ) sim ( ) não
Deseja receber resposta: ( ) sim ( ) não

Contato pessoal com a Ouvidoria:
Nome da ouvidora: Laura Scheren Dalpiaz
Função: Chefe de Gabinete da Reitoria da UNIJUÍ
Horário de atendimento na Ouvidoria (junto à Reitoria): terças e quintas-feiras, das 14h às 17h
Fone para contato: 55 3332 0200 – ramal 305


Sub-categorias

  • Conteúdo Autenticado
  • Fidene
  • Educação Continuada
  • Serviços Informática
  • Estrutura de apoio
  • Não categorizado
  • Biblioteca
  • Institucional
  • Cultura
  • Futuro aluno
  • Extensão

    A Unijuí busca, com projetos de extensão, estabelecer uma relação com a comunidade para que o conhecimento e a pesquisa promovam o desenvolvimento e a qualidade de vida local.

    A atividade de extensão universitária aponta potencialidades e problemas que poderão ser aprofundados na pesquisa e trabalhados por quadros profissionais preparados pelo ensino. Estas atividades incluem ações de cunho educacional, sociocultural, artístico e tecnológico, realizadas de forma sistemática e continuada.

    Além disso, a Universidade incentiva os projetos de extensão pela concessão de bolsas para estudantes, realização de convênios com instituições e entidades comunitárias e produção de materiais de divulgação do conhecimento, dentre outros.

    • Projetos - Conheça os projetos desenvolvidos.
    • Comunidade - Promovendo o desenvolvimento regional através de ações comunitárias, sociais e culturais.
    • Cultura - Promovendo e apoiando projetos culturais.
  • Pesquisa e inovação

    A Unijuí assume como uma de suas responsabilidades primeiras, enquanto instituição universitária, contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico do País através da pesquisa. A Unijuí investe no fortalecimento dos Grupos de Pesquisa incentivando a interação regional, a formação de redes de pesquisadores, a interação com empresas e a cooperação científica nacional e internacional.

    Incentivando a pesquisa

    • Pesquisador - Anualmente são abertos editais para professores e alunos que tenham interesse em desenvolver pesquisa.
    • Aluno - Saiba como participar dos programas de bolsas de iniciação científica e iniciação tecnológica e inovação.
    • Assessoramento - Suporte técnico ao pesquisador, apoio para captar recursos e promover parcerias.

    Conectando universidade-empresa

    • Empreendedorismo - Incentivando a criação de sua empresa, oferecendo a infraestrutura e o suporte na administração de seus negócios.
    • Inovação tecnológica - Apoio à inovação e à transferência de tecnologia.
  • Editora Unijuí
  • Bolsas, financiamentos e benefícios

    Comprometida com a inclusão social de acadêmicos no ensino superior, a Unijuí oferece um conjunto de programas de bolsas e créditos educacionais, que possuem como fontes a União e a própria Universidade.

    Estes benefícios tem sua ação voltada a auxiliar o estudante, durante sua permanência na Universidade, estabelecendo o diálogo com os órgãos institucionais e sua integração à vida universitária.


    Eles são divididos nas seguintes categorias:




  • Eleições
  • Site Internacional
  • Serviços Unijuí

    A UNIJUÍ como promotora do desenvolvimento regional se constitui um espaço de articulação de iniciativas em diversas áreas, entre elas, a prestação de serviços. A seguir, conheça os serviços prestados pela Universidade para a comunidade.


  • Vida de Universitário
  • Salão do Conhecimento
  • Assessoria e Serviços Comunitários

    A FIDENE desenvolve através da Assessoria e Serviços Comunitários (ASC) atividades voltadas às ações e aperfeiçoamento de órgãos de caráter público e privado, através da qualificação e capacitação de gestores públicos municipais, com a programação de cursos, oficinas, palestras, seminários entre outros a fim de implementar uma gestão eficiente e eficaz , também especializada no desenvolvimento e execução de concursos públicos e processos seletivos, com ampla experiência no segmento, tendo como princípios administrativos, a Legalidade, Impessoalidade, Publicidade, Moralidade e Eficiência.

    Responsável também, pela preparação de recursos humanos para atuar nos Centros de Formação de Condutores (CFCs), em convênio com o DETRAN RS – Departamento Estadual de Trânsito do RS, denominado Instrutor de Trânsito.

  • Extravestibular
  • Congresso Internacional em Saúde
  • Vestibular
  • Talentos Unijuí
  • Programas Acadêmicos
  • App