Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade dá dicas temáticas no rádio - Unijuí

Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade dá dicas temáticas no rádio

A disciplina de Metodologia Científica e Projetos proporcionou aos mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade da UNIJUÍ, a oportunidade de trabalhar com a comunicação e oratória através de uma atividade com a Rádio UNIJUÍ FM. A partir de temas de pesquisa, orientada pelas professoras Eniva Fernandes Stumm e Maria Andreia Inkelmann, os acadêmicos gravaram dicas sobre assuntos do dia a dia, voltados à temática ambiental, que agora serão veiculadas na emissora.

A professora Eniva Fernandes Stumm destacou a importância da Rádio UNIJUÍ FM para divulgar os temas estudados pelos mestrandos e fala sobre como surgiu esta ideia em sala de aula. “No decorrer da disciplina percebemos que os alunos sentiam comprometimento e responsabilidade em relação à comunidade. Então, nós os instigamos a produzirem um pequeno texto que viesse ao encontro do interesse deles com o tema de pesquisa, para que pudessem dar este retorno à comunidade através do rádio”, explica.

O espaço do Mestrado no rádio irá trazer assuntos como mobilidade urbana sustentável, alternativas e políticas públicas; estatísticas, manejo e destinação de resíduos sólidos e orgânicos, bem como técnicas de compostagem; problemas ambientais a partir dos resíduos orgânicos, entre eles, a proliferação de doenças; contaminação alimentar por agrotóxicos; vigilância da qualidade da água para consumo humano; sociedade e consumo; energia elétrica e o uso de biodigestores; educação ambiental e consciência socioambiental sobre o lixo; entre outros.

A comunidade poderá acompanhar o resultado desta atividade a partir da próxima semana, de segunda a sexta-feira, às 13h e às 22h, nas ondas da Rádio UNIJUÍ FM. 

O Mestrado

O Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade tem como objetivos formar pesquisadores com visão sistêmica e multidisciplinar capaz de compreender as inter-relações entre o ambiente, a sociedade e a tecnologia; participar de forma crítica e reflexiva no desenvolvimento regional, considerando os princípios e valores da sustentabilidade, gerando tecnologias apropriadas aos sistemas produtivos locais; promover a produção de conhecimentos na área do meio ambiente em geral, bem como, no campo do diagnóstico e da solução de problemas de interesse socioambiental.

O programa de Pós-Graduação tem como perfil de egresso um mestre em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade com competências e habilidades que lhe possibilitem:

a) pesquisar as relações entre sistemas naturais e produtivos na perspectiva do desenvolvimento sustentável, a partir do domínio de conhecimento interdisciplinar das Ciências Ambientais;

b) compreender as relações de interdependência dos processos de ordem natural e social que determinam as mudanças socioambientais em diferentes escalas de abordagens, com atuação criativa e inovadora buscando soluções sustentáveis;

c) atuar de forma multidisciplinar no ensino e na pesquisa, em instituições públicas e privadas, ampliando a produção de conhecimento com compromisso ético profissional na construção de uma sociedade sustentável;

d) propor e planejar novos caminhos de desenvolvimento integrando o ambiente, a sociedade e as tecnologias em âmbitos diversos, como na iniciativa privada, em organizações não governamentais e em diferentes esferas da administração pública.

 


Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.