Serviços Unijuí - Unijuí

Serviços Unijuí

A UNIJUÍ como promotora do desenvolvimento regional se constitui um espaço de articulação de iniciativas em diversas áreas, entre elas, a prestação de serviços. A seguir, conheça os serviços prestados pela Universidade para a comunidade.


Central Analítica

A Central Analítica - Laboratório de Análises Ambientais e Alimentos (cadastrado à FEPAM) – realiza atividades de análises físico-químicas e microbiológicas em águas, efluentes líquidos e alimentos, análises cromatográficas em óleos essenciais e determinação de pesticidas. Também realiza análises físico-químicas em combustíveis, para fins de boletins de conformidade (álcool, gasolina e diesel), somente através de contrato firmado com as distribuidoras.


CREMAT - Centro Regional de Estudos de Materiais

O Centro Regional de Estudos de Materiais (CREMAT), abriga o Laboratório de Ensaios Mecânicos e Análises Metalográficas que tem por objetivo determinar as propriedades mecânicas e metalúrgicas dos materiais metálicos, bem como, desenvolve projetos de pesquisa e extensão nas áreas metal mecânica e metalúrgica. Contribui com a formação de recursos humanos, através de atividades de ensino. Além disso, presta serviços às indústrias de Panambi e região.


Laboratório de Análise de Sementes

O Laboratório de Análise de Sementes presta serviços em análise de germinação, vigor, tetrazólio, pureza, patologia, peso de mil sementes e identificação de espécies e cultivares. Atende agricultores, empresas e organizações de agricultores. Está credenciado junto ao Registro Nacional de Sementes e Mudas (RENASEM), sob o número RS-00991/2006, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.


Laboratório de Análise de Solo

O Laboratório de Análise de Solos atua na prestação de serviços a agricultores, cooperativas, prefeituras, associações e demais entidades da região, realizando análises de teor de argila, pH em água, índice SMP, fósforo e potássio disponível, matéria orgânica, alumínio, cálcio e magnésio trocáveis, cobre e zinco. Integra a Rede Oficial de Laboratórios de Análise de Solo do Rio Grande do Sul e Santa Catarina (ROLAS), órgão que coordena o programa de controle de qualidade das análises de solo.


Laboratório de Bromatologia e Nutrição Animal

O Laboratório de Bromatologia e Nutrição Animal visa atender produtores, empresas e cooperativas a fim de avaliar a composição químico-bromatológica de pastagens, silagens, rações e grãos destinados à alimentação de animais de produção.


Laboratório de Contabilidade

O Laboratório de Contabilidade se constitui em um espaço acadêmico que tem como objetivo oportunizar a interação da teoria, da doutrina e da normatização contábil com a prática profissional. Dotado de equipamentos de informática com softwares específicos da área contábil, o Laboratório tem como sua principal atribuição assessorar entidades, devidamente conveniadas com a Universidade, caracterizadas como sendo sem fins lucrativos pela legislação fiscal-tributária. O desenvolvimento dessas atividades é de responsabilidade dos alunos voluntários e sob a orientação dos professores do Curso, além de um contador responsável pela escrituração contábil e pelos relatórios, demonstrações e informações contábil-fiscais e contábil-gerenciais. Além disso, o Laboratório de Contabilidade organiza e promove cursos, oficinas e treinamentos aos acadêmicos do curso e para a comunidade acadêmica em geral da Universidade, bem como aos integrantes das entidades conveniadas.


Laboratório de Engenharia Civil

O Laboratório de Engenharia Civil da UNIJUI, atende aos alunos dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo disponibilizando espaço para o desenvolvimento de trabalhos de pesquisa e extensão, aulas práticas da graduação e também para a realização de trabalhos de conclusão de curso. Para além da academia a estrutura está apta a atuar na prestação de serviços para as diversas necessidades do setor da construção civil, atendendo especialmente demandas de construtoras, empreiteiras e demais clientes da comunidade. O laboratório possui expertise para realizar ensaios em argamassas, solos, peças cerâmicas e de concreto, pavimentação, ensaios especiais em aglomerantes e agregados, em concreto no controle tecnológico do mesmo, assim como realização de ensaios "IN SITU" em ensaios geotécnicos. A Universidade possui duas estruturas com a mesma capacidade de atendimento sendo nos Campi de Ijuí e Santa Rosa.


Viveiro Regional

O Viveiro Regional de produção de mudas florestais comercializa mudas de espécies florestais nativas e exóticas, com qualidade superior, produzidas em tubetes plásticos. Está cadastrado junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento através do Registro Nacional de Sementes e Mudas – RENASEM, sob o nº RS-00590/2005, podendo participar de licitações e contratos públicos. Conta com profissionais capacitados para orientações técnicas em implantação de projetos florestais diversos.


Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.