Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade leva conhecimento à comunidade através do rádio

Integrando a disciplina de Seminários Interdisciplinares, os mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade da UNIJUÍ, realizaram uma atividade voltada à comunicação e oratória, em parceria com a Rádio Unijuí FM. A partir de temas de pesquisa, com orientação dos professores Roberto Carbonera e Eniva Stumm, os acadêmicos gravaram dicas sobre assuntos do dia a dia, voltados à temática ambiental e sustentabilidade, que agora serão veiculadas na emissora.

O professor Roberto Carbonera fala mais sobre o trabalho desenvolvido na disciplina. “Nós realizamos debates sobre temáticas importantes que envolvem a questão ambiental e o desenvolvimento sustentável, o que enriquece a formação dos nossos estudantes”, explica. Já a professora Eniva Stumm destaca a importância da Rádio Unijuí na divulgação dos projetos dos mestrandos, que aconteceu também no semestre passado, na disciplina Metodologia Científica e Projetos. “Esse apoio é muito importante, pois os alunos se sentem motivados por poder contribuir com a comunidade, em ações que vão além da sala de aula e transmitem uma parte do conhecimento adquirido por eles no Mestrado”, finaliza a professora.

O espaço do Mestrado no rádio irá trazer assuntos como qualidade ambiental em sistemas produtivos; produtos nutracêuticos; Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU; educação ambiental; preservação da biodiversidade; bem como impactos da obesidade em pacientes oncológicos; uso de óleos essenciais para tratamento de sementes de soja; Leis de Proteção ao Meio Ambiente Ecologicamente Equilibrado; plantas medicinais; agroecologia; entre outros.

A partir dessa semana, a comunidade poderá acompanhar o resultado desta atividade, de segunda a sexta-feira, às 13h e às 22h, nas ondas da Rádio UNIJUÍ FM.

Sobre o Mestrado

O Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade tem como objetivos formar pesquisadores com visão sistêmica e multidisciplinar capaz de compreender as inter-relações entre o ambiente, a sociedade e a tecnologia; participar de forma crítica e reflexiva no desenvolvimento regional, considerando os princípios e valores da sustentabilidade, gerando tecnologias apropriadas aos sistemas produtivos locais; promover a produção de conhecimentos na área do meio ambiente em geral, bem como, no campo do diagnóstico e da solução de problemas de interesse socioambiental.

O programa de Pós-Graduação tem como perfil de egresso um mestre em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade com competências e habilidades que lhe possibilitem:

a) pesquisar as relações entre sistemas naturais e produtivos na perspectiva do desenvolvimento sustentável, a partir do domínio de conhecimento interdisciplinar das Ciências Ambientais;

b) compreender as relações de interdependência dos processos de ordem natural e social que determinam as mudanças socioambientais em diferentes escalas de abordagens, com atuação criativa e inovadora buscando soluções sustentáveis;

c) atuar de forma multidisciplinar no ensino e na pesquisa, em instituições públicas e privadas, ampliando a produção de conhecimento com compromisso ético profissional na construção de uma sociedade sustentável;

d) propor e planejar novos caminhos de desenvolvimento integrando o ambiente, a sociedade e as tecnologias em âmbitos diversos, como na iniciativa privada, em organizações não governamentais e em diferentes esferas da administração pública.