Vacinação infantil inicia em Ijuí por meio de agendamento - Unijuí

Vacinação infantil inicia em Ijuí por meio de agendamento

Com a chegada das doses da vacina pediátrica da Pfizer contra a Covid-19, teve início nesta quarta-feira, 19 de janeiro, a campanha de imunização do público infantil em todo Brasil. Em Ijuí, a vacinação de crianças de 5 a 11 anos iniciará por meio de agendamento prévio que os pais ou responsáveis devem efetuar na Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência da criança.

Na tarde de hoje, a equipe da Unijuí FM entrevistou a coordenadora técnica da Atenção Básica à Saúde, a enfermeira Salester Ruver, sobre o funcionamento da vacinação infantil no município. Ela informou que, neste primeiro momento, a imunização será destinada a crianças com deficiência permanente (que possuem impedimento de longo prazo, seja de natureza física, mental, intelectual ou sensorial) ou que apresentem as comorbidades listadas abaixo:

  • Obesidade grave;
  • Pneumopatias crônicas graves;
  • Doença congênita/rara/genética/autoimune;
  • Doenças reumatológicas com uso de medicamentos imunossupressores;
  • Pessoa vivendo com HIV, neoplasias ou doenças hematológicas em tratamentos ou outras condições que justifiquem imunossupressão;
  • Doença falciforme ou talassemia maior;
  • Doença cardiovascular;
  • Doença neurológica crônica;
  • Diabete mellitus;
  • Doença renal crônica;
  • Síndrome de Down;
  • Cirrose hepática.

A enfermeira explica o motivo pelo qual a vacinação deste público irá ocorrer por meio de agendamento. “Nós recebemos frascos com dez doses e não são em todas as unidades que tem dez crianças com comorbidade ou deficiência, então a gente não pode abrir o frasco todos os dias para aplicar uma ou duas doses, porque teríamos que desprezar as demais. Nosso objetivo é otimizar o uso das doses que vêm no frasco”, esclarece Salester.

Para realizar o agendamento, os pais ou responsáveis deverão procurar a sua sala de vacina de referência, ou seja, o local onde sempre fazem a vacina dos seus filhos e levar os documentos da criança e o comprovante da comorbidade ou da deficiência permanente. “Nas unidades em que a criança já é acompanhada pela equipe, os pais não precisam ir lá levar a documentação, eles podem ligar para fazer esse agendamento”, ressalta Salester.

A vacinação infantil será realizada nas UBS com salas de vacina do município, somente no turno da tarde. Segundo Salester, a equipe de vacinadores recebeu treinamento adequado para receber as crianças e administrar as doses pediátricas da vacina contra a Covid-19, que possuem frasco, dosagem e composição diferentes. Vale ressaltar ainda que não é necessária autorização por escrito do responsável pela criança, basta ele estar presente no momento da vacinação.

Para finalizar a entrevista, a coordenadora técnica da Atenção Básica à Saúde de Ijuí reforçou a importância da imunização. “Meu recado é para que os pais possam providenciar a vacinação de seus filhos, porque é uma vacina importante e quanto mais pessoas imunizadas, menos risco de transmissão e contaminação”, afirma Salester. Ela aproveitou também para enfatizar a necessidade de toda comunidade manter os cuidados como uso de máscara e álcool gel, além de evitar aglomerações. 

Confira abaixo a entrevista completa:


Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.