
A Rádio Educativa Unijuí FM, o Ministério da Cultura e a Secretaria da Cultura do Estado realizaram nesta terça-feira, 8, o evento de premiação e lançamento do livro do projeto “O que é possível dizer em 280 caracteres? A arte da escrita literária em rede através da Twitteratura”. A iniciativa, que celebrou a escrita criativa em microtextos, reuniu participantes de 6 a 86 anos, com um total de 1.185 inscritos, entre estudantes de 25 escolas públicas e privadas de 10 municípios gaúchos e membros da comunidade em geral.
O resultado do projeto é a obra “TWITTERATURA: DE TWEET EM TWEET SE FAZ UM LIVRO”, que compila 280 textos selecionados com até 280 caracteres, tamanho tradicional de um tweet. O livro foi viabilizado com recursos da Lei Complementar nº 195/2022, a Lei Paulo Gustavo e será distribuído gratuitamente em eventos públicos do município, entre eles, a Expofest e a Feira do Livro.
O evento de lançamento contou com a presença do reitor da Unijuí, professor Dieter Siedenberg, além de apresentações culturais da banda Velhos Hábitos e da Cia Cadagy Corpo e Movimento, vinculada à Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade. O ator, dublador, publicitário e escritor, Heitor Schmidt, esteve à frente do talk show, falando sobre suas experiências em poemas, novelas, teatro e jogos eletrônicos, além de falar sobre tecnologias, criatividade e do processo de imersão na escrita breve como forma de expressão, com participação do público da plateia.
O Reitor da Unijuí e Presidente da FIDENE, professor Dieter Siedenberg, na abertura do evento ressaltou as conexões entre a Universidade, a Rádio e as escolas de Educação Básica. Através do Concurso Literário foi possível aproximar a Literatura das redes sociais e das novas gerações. “Este é um projeto que une tecnologia, essa juventude e a mágica de dizer muita coisa em poucas palavras. Em 280 caracteres os participantes soltaram a imaginação com a riqueza de tudo o que é possível fazer com palavras”, destacou o Reitor.
Os autores selecionados foram chamados ao palco para receber seus exemplares e registrar a foto oficial. Como extensão do projeto, os microtextos também serão transformados em áudios para integrar a programação da Unijuí FM, unindo literatura e rádio numa proposta inovadora. Desta forma, as gravações dos textos começaram já no dia do evento, em cinco estúdios de gravação e seguem nos próximos dias nos estúdios da Rádio, mediante agendamento.
Na etapa escolar, o projeto iniciou ainda em 2024, com reuniões de alinhamento junto à Secretaria Municipal de Educação, 36ª Coordenadoria Regional de Educação, cursos de Letras Português Inglês e Pedagogia da Unijuí, projeto Traças Digitais, entre outros. Neste ano, ainda no primeiro semestre, a proposta foi retomada com as equipes diretivas, que se fizeram presentes na Formação de Professores oferecida pela Rádio Unijuí FM, com participação de docente da UFSM. Na ocasião, os participantes foram presenteados com um kit pedagógico composto por quatro livros, além de cartazes, folders e regulamento do concurso.
Na etapa voltada à comunidade, foi realizada campanha de divulgação nas mídias sociais, bem como a apresentação do projeto através da Universidade, co-irmã da Unijuí FM, com emails para estudantes e coordenadores de 35 cursos de Graduação. Espaços públicos, empresas parceiras, e eventos também foram fundamentais para disseminar o Concurso Literário.
Os registros fotográficos do evento de premiação estão disponíveis no Instagram da Rádio Unijuí FM.


