Curso de Administração promove a 1ª edição do Momento Empreendedor - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Curso de Administração promove a 1ª edição do Momento Empreendedor

 
 

O Curso de Administração está promovendo uma série de eventos denominada Momento Empreendedor e no último dia 29 de abril realizou o primeiro evento desta 1ª edição, no Câmpus Ijuí. 

A atividade, denominada “World Café: Dinâmica Baseada na Problematização”, contou com a participação de Jeancarlo Robinson, diretor executivo das empresas Bee Leds Painéis Eletrônicos e Bee Metal Estruturas Metálicas.

O evento foi dividido em duas partes, sendo que no primeiro momento, o Sr. Jeancarlo apresentou o case de seu empreendimento e após deu-se continuidade através da Dinâmica World Café, onde os alunos foram estimulados a interagir em grupos, na forma de plenárias, a fim de responder à questão-problema: “Quais as oportunidades empreendedoras que podem ser identificadas no atual cenário da nossa região”. O resultado dessa atividade irá constituir um banco de ideias e oportunidades que será apresentado à Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica da Unijuí, a Criatec.

Além dos alunos do Curso de Administração, também acompanharam o evento os alunos da turma de Radiojornalismo I, do Curso de Comunicação Social - Jornalismo, orientados pela professora Vera Raddatz, realizando um trabalho prático sobre cobertura de eventos, que envolve atividades como reportagem, entrevista e redação de notícias, fato este que promoveu a interdisciplinaridade entre os dois cursos.

O Momento Empreendedor é uma iniciativa do Curso de Administração que tem por objetivo principal enfatizar a importância de uma postura empreendedora, através da criatividade, inovação, aproveitamento de oportunidades e desenvolvimento de competências. A organização dos eventos é de responsabilidade dos alunos e professores que tenham aula na noite do evento, contando com o apoio do Laboratório de Gestão.

O próximo evento da 1ª edição do Momento Empreendedor ocorre na segunda-feira, dia 04 de maio, quando os alunos serão motivados a desenvolverem as Competências do Administrador através de uma Atividade Vivencial, que também contará com a participação de alunos do Curso de Educação Física, na organização e realização do evento. Ainda haverá um terceiro evento no dia 21 de maio que contará com a participação da professora Fabiane Grossmann que conduzirá a Oficina Criatividade, Inovação e Empreendedorismo, envolvendo também os alunos do curso de Design, promovendo, mais uma vez, a interdisciplinaridade entre as diferentes áreas de conhecimento, que passam a compartilhar a complementaridade. 

Aula prática e integração entre cursos

A prática de uma cobertura de evento foi a atividade realizada na disciplina de Radiojornalismo I na noite de terça, 29 de abril. Vinte alunos, orientados pela Professora Vera Raddatz, se integraram aos do Curso de Administração no Salão Azul da UNIJUÍ. A partir da pauta Momento Empreendedor, eles captaram informações para produção de notícias curtas, boletins, enquetes e entrevistas para rádio. Divididos em cinco grupos assistiram à palestra de Jean Carlo Robinson que falou sobre sua experiência como empresário do setor de painéis de led, interagiram com os alunos e professores do Curso de Administração realizando enquetes, cujo foco foi o conteúdo da palestra, e também entrevistaram o palestrante. O resultado dessa captação de material será um programa de radiojornalismo produzido pela turma. “Considero muito importante essas experiências práticas fora da sala de aula, em que os futuros profissionais podem aplicar concretamente os fundamentos recebidos em aula. É neste momento que eles compreendem a importância não só dos conteúdos teóricos e técnicos, mas a ética, a responsabilidade e o caráter social da comunicação”, destacou a professora Vera Raddatz.



 


 

Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.