Curso de Administração da UNIJUÍ promove “Momento Empreendedor” no Câmpus Santa Rosa - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Curso de Administração da UNIJUÍ promove “Momento Empreendedor” no Câmpus Santa Rosa

 
 

O Curso de Administração está realizando uma série de atividades nos quatro Câmpus da UNIJUÍ, cujo propósito é debater o desenvolvimento e a prática do empreendedorismo.

A criação desta série de eventos, denominada “Momento Empreendedor” foi motivada através do novo Projeto Pedagógico do Curso de Administração ter como eixo condutor o Empreendedorismo, que orientará todos os sujeitos do processo de ensino e aprendizagem, em todas as disciplinas. O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UNIJUÍ, enfatiza que a capacidade empreendedora é um dos aspectos fundamentais para que a Universidade se consolide como referência de excelência no ensino de graduação.

Na noite de segunda-feira, dia 04, no Auditório Central do Câmpus Santa Rosa, foi realizada a palestra com o tema, “O Mapa Estratégico do Empreendedor”. O assunto abordado no primeiro dia do evento tratou sobre o conjunto de características necessárias para que o indivíduo possa empreender e ainda os principais passos que devem ser levados em conta para o exercício desta prática. O palestrante da noite foi Maurício Schneider, Graduado em Administração, Especialista em Planejamento, Empresário, Consultor e Facilitador, tendo atuado em mais de 60 países e em várias iniciativas voltadas ao empreendedorismo.

Schneider iniciou sua apresentação destacando que competir é fundamental para o empreendedorismo. Os indivíduos, e respectivas empresas que representam, devem estar constantemente preparados para atender o mercado com seus bens e serviços, estando aptos a enfrentarem a concorrência com muita inovação e criatividade. Diante disso, o empreendedor deve aprender constantemente e estar em sintonia com os mercados consumidores para poder detectar oportunidades a aproveitá-las tão logo elas venham a surgir.

O palestrante desenvolveu uma palestra dinâmica e com grande interação entre os participantes. Além dos alunos do Curso de Administração, o evento contou com a presença de egressos, empresários e da comunidade externa. De acordo com o Coordenador do Curso, professor Luciano Zamberlan, “o debate em torno do empreendedorismo necessita ser ampliado para que esse ímpeto seja disseminado amplamente, motivando assim as pessoas a empreenderem e contribuírem com o desenvolvimento das organizações e da região”.

Zamberlan ainda destaca que intuito do evento é, a partir do Curso de Administração da UNIJUÍ, fomentar o empreendedorismo por meio da discussão de temas, geração de novas ideias, novas possibilidades, novos negócios, mas também estimular novas atitudes nos indivíduos que proporcionem o crescimento de atividades empreendedoras.  

Esta primeira noite de atividades foi organizada pelo professor Remi Dama e pelos alunos de sua disciplina de Gestão de Negócios I, com o apoio dos professores Ariosto Sparemberger e Pedro Luís Büttenbender. Ao final da noite foram sorteados alguns brindes entre os participantes.

O próximo evento da 1ª edição do Momento Empreendedor do Câmpus Santa Rosa ocorre na quarta-feira, dia 06 de maio, e irá abordar o “Empreendedorismo e Inovação no Varejo: Os Casos da Hey Peppers e Felice Automóveis”. O evento é uma realização do Curso de Administração e do Laboratório de Gestão, com o Apoio do Diretório Acadêmico de Administração e do Projeto de Extensão Produtiva e Inovação.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.