Pesquisa avalia a influência da vaidade no comportamento dos consumidores - Unijuí

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Pesquisa avalia a influência da vaidade no comportamento dos consumidores

 
 

Acadêmica do Curso de Administração da Unijuí - Câmpus Três Passos realizou uma pesquisa com 277 pessoas para avaliar aspectos relacionados com a vaidade e o comportamento de consumo de produtos e serviços associados à beleza.

A preocupação com a beleza vem desde os primórdios e as pessoas têm valorizado cada vez mais os aspectos relacionados com a vaidade. Devido às descobertas tecnológicas e a um acréscimo no poder aquisitivo da sociedade, o consumo e a busca por produtos relacionados com a aparência tiveram um aumento considerável. As pessoas estão cada vez mais vaidosas e preocupadas em se sentirem bem com o que veem no espelho e com o que as outras pessoas pensam a respeito delas. Com foco neste tema, a acadêmica Taiana de Souza Bones, do Curso de Administração da UNIJUÍ – Câmpus Três Passos realizou uma pesquisa para avaliar as percepções e atitudes das pessoas com relação à vaidade e o consumo de produtos de beleza.

Foram entrevistadas 277 pessoas, de ambos os sexos, com idade entre 14 e 70 anos, para avaliar o quanto as pessoas são vaidosas e prezam por seu bem estar estético, como também, avaliar o padrão de consumo para se alcançar a beleza tão desejada.

Conforme o professor Luciano Zamberlan, orientador da pesquisa, é possível avaliar a vaidade sob duas perspectivas. Uma dimensão é a chamada Vaidade Física, que diz respeito à beleza e a atratividade física das pessoas. A outra é a chamada Vaidade de Atingimento, que se refere ao alcance de objetivos pessoais e profissionais de um indivíduo e é originada de uma relação entre consumo e a exposição de posses. Apesar de a vaidade possuir essa divisão entre vaidade de aparência física, e a vaidade de atingimento, tanto uma quanto a outra está diretamente relacionada com o consumo das pessoas.

De acordo com Taiana, os dados evidenciaram diferenças significativas na percepção de vaidade quando se comparam homens e mulheres. Nos aspectos da “vaidade física”, percebeu-se que as mulheres possuem um grau de concordância maior quando comparadas aos homens com relação às seguintes afirmações: “sou muito preocupado(a) com a minha aparência”, “me sinto constrangido(a) se não estiver com a melhor aparência em público”, “vale a pena o esforço para ter uma aparência melhor” e “é importante que eu sempre pareça bem para os outros”. Tais aspectos evidenciam que as mulheres atentam à opinião de outras pessoas e por isso investem em sua aparência física. Já as afirmações nas quais o homem possui maior concordância com relação às mulheres são: “pessoas notam o quão atrativo(a) eu sou”, “eu sou uma pessoa de boa aparência”, “meu corpo é muito atraente” e “eu tenho o tipo de corpo que as pessoas gostam de olhar”. Essas percepções denotam que os homens demonstram uma autoestima maior com relação aos seus atributos físicos, quando comparados às mulheres.  

 
 

Com relação à “vaidade de atingimento”, que envolve aspectos de realização e sucesso profissional, os homens apresentam maior concordância quando comparados às mulheres em todas as variáveis avaliadas na pesquisa. As afirmações com maior concordância por parte dos homens são: “o sucesso profissional é uma obsessão para mim”, “eu quero que as pessoas olhem para mim por causa do meu sucesso”, “eu sou mais preocupado com o sucesso profissional que a maioria das pessos que conheço” e “os outros desejam ser tão em sucedidos quanto eu”. Os resultados evidenciam que os homens possuem uma visão mais positiva que as mulheres com relação ao atingimento de objetivos para obter êxito profissional. 

Com relação ao comportamento e avaliação dos entrevistados quanto ao seu estilo de vida e padrões de compra, destacam-se diversos aspectos. Percebeu-se que 58,5% das pessoas já realizaram algum tipo de dieta e 25,6% se consideram acima do peso, sendo que os entrevistaram indicaram que gostariam de perder 8,14 kg em média. O gasto médio mensal em cosméticos ficou em torno de R$ 70,00 e a média de idade no qual os pesquisados começaram a usar cosméticos foi de 16 anos. O estudo mostrou que 2,6% dos entrevistados, já havia realizado alguma cirurgia plástica, sendo que as mais realizadas foram a Lipoaspiração (57%) e implante de silicone nos seios (15%). Já 41,9% pretendem realizar algum tipo de cirurgia plástica no futuro, e as mais desejadas são: silicone nos seios (43,75%), lipoaspiração (24,11%), rinoplastía (23,21%), sendo a maioria das respostas são advindas das mulheres entrevistadas (63,6%).

Os participantes também informaram quais famosos consideravam ícones de beleza e vaidade. As mulheres mais citadas foram, Angelina Jolie (15,1%), Grazi Massafera (8,1%) e Bruna Marquezine (5,8%) e os homens mais lembrados, foram, Reynaldo Gianechini (11,2%), Cauã Reymond (10,8%) e Tom Cruise (8,1%).

Na questão dos atributos para um homem ser atraente, os três mais citados foram: ser perfumado (67,8%), estar bem vestido (52,16%) e ter um corpo bem definido (36,47%). Nos atributos para uma mulher ser atraente, os três mais citados foram: ter um rosto bonito (60,9%), estar bem vestida (51,3%) e ter um belo sorriso (49,1%).

O estudo traz ainda muitos outros dados e os resultados evidenciam a preocupação das pessoas com a vaidade e que corroboram o fato do Brasil ser um dos maiores mercados de consumo de produtos de beleza do mundo. Os resultados podem ser úteis para produtores e distribuidores de produtos relacionados com a vaidade para que possam melhorar a oferta de bens e serviços para o mercado consumidor deste segmento. 

Foto da capa: Divulgação


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