Cursos de Ciências Biológicas e Química realizam atividade de campo - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Cursos de Ciências Biológicas e Química realizam atividade de campo

 

No início do mês de abril os alunos dos cursos de Licenciatura e de Bacharelado em Ciências Biológicas e de Licenciatura em Química da UNIJUÍ realizaram atividades de campo nas disciplinas de Fundamentos Teóricos e Práticos em Ciências e Prática de Pesquisa Biológica.

As atividades foram orientadas pelas professoras Francesca Werner Ferreira, Mara Lisiane Tissot-Squalli e Greice Franciele dos Santos, do Departamento de Ciências da Vida.

As atividades foram desenvolvidas no IRDER, onde os estudantes foram iniciados nas técnicas básicas de estudo da biodiversidade e do ambiente. Estas disciplinas integram os currículos dos três cursos e têm como objetivo trabalhar de forma interdisciplinar os vários ecossistemas a partir de atividades que abordam os métodos básicos utilizados na caracterização física, química, geológica, geográfica e biológica desses sistemas. Na oportunidade, os estudantes foram estimulados a observar, amostrar, medir, testar e exercitar métodos estatísticos básicos utilizados para descrever e analisar o ambiente sob seus aspectos abióticos e bióticos. Estas são técnicas e métodos geralmente utilizados nas áreas de Química Ambiental, Zoologia, Botânica e Ecologia, além de serem importantes nas ciências naturais aplicadas.

“Os estudantes são iniciados nestes métodos bastante cedo, a partir do terceiro semestre do curso, para que percebam a dimensão dos conceitos estudados e das atividades desenvolvidas pelos biólogos e professores de Ciências e de Biologia. Mais tarde, a partir do sexto semestre, os conceitos e métodos são aprofundados em outras atividades e disciplinas de campo, nas quais os próprios estudantes propõe e desenvolvem seus projetos de pesquisa. Os estudantes de licenciatura tem, ainda, a tarefa de relacionar estas práticas de campo com seu futuro exercício profissional, já que todo o entorno da escola pode servir como um laboratório de ensino de Ciências e serão eles, como professores, os responsáveis pela alfabetização científica das crianças na escola”, afirma a professora Mara.


 


 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.