Com alto índice de Dengue no Estado, curso de Biologia alerta para cuidados - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Com alto índice de Dengue no Estado, curso de Biologia alerta para cuidados

Neste primeiro trimestre de 2023, o grande número de casos de Dengue no Rio Grande do Sul tem gerado preocupação. Ijuí, por exemplo, é a segunda cidade com o maior índice da doença: até o momento, são 235 casos confirmados. Nos demais municípios onde a Unijuí possui campus, os registros são menores: oito casos em Panambi, sete em Santa Rosa e três em Três Passos. 

Neste sentido, o curso de Ciências Biológicas da Unijuí faz um alerta quanto aos cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Zika vírus e Chikungunya. Para a professora doutora Vidica Bianchi, os cuidados educativos precisam ser permanentes.

“Não podemos baixar a guarda sobre a vigilância e os cuidados em relação ao ambiente. Os cuidados básicos são: verificar se a caixa d'água está bem tampada, deixar as lixeiras fechadas, colocar areia nos pratos de plantas, recolher e acondicionar os resíduos do quintal, da rua e dos terrenos baldios, limpar as calhas, cobrir piscinas, tapar os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários, bem como limpar a bandeja externa da geladeira. São cuidados que devem ser observados por cada indivíduo diariamente”, frisou.

A professora destacou, ainda, que qualquer recipiente que contenha água ou local que acumule-a é um ambiente propício para a proliferação do mosquito. Vidica alerta que o período de calor pode contribuir para o desenvolvimento do Aedes. “Os insetos em geral são favorecidos por condições de temperaturas elevadas. Atingem seu desenvolvimento em temperaturas médias entre 25 a 300C. Estas temperaturas fazem com que seu ciclo se complete mais rápido, emergindo os adultos num período mais curto. Chamamos de sobreposição de fases da metamorfose, assim, a população desses organismos se eleva. Estas temperaturas também favorecem sua mobilidade, o que facilita seu acasalamento e consequentemente sua proliferação”.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.