Curso de Jornalismo tem aula de História no Museu - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Curso de Jornalismo tem aula de História no Museu

 
 

A turma de Fundamentos de Jornalismo desenvolveu na sexta, 21, atividade prática no Museu Antropológico Diretor Pestana – MADP. 

A já tradicional aula sobre história do Jornalismo contou com a participação do jornalista e escritor Ademar Campos Bindé, que compartilhou sua experiência com os estudantes que estão no segundo semestre do curso de Jornalismo.

A equipe do MADP prestou o apoio necessário para a atividade, que contou com mostra documental e visita à exposição permanente. Os alunos conheceram jornais e fotografias antigas, bem como os equipamentos usados para a comunicação e o jornalismo no início do povoamento de Ijuí.

“A ideia desta aula no MADP é sensibilizar o aluno de Jornalismo para a riqueza documental do acervo do museu”, resume o professor Marcio Granez, responsável pela disciplina de Fundamentos do Jornalismo.

O jornalista Ademar Bindé relatou sua atuação na imprensa de Ijuí ao longo de meio século, enfatizando as mudanças pelas quais passou a imprensa, sobretudo com o advento das novas tecnologias. Também ressaltou a necessidade de o jornalista não se acomodar ao caminho fácil da apuração feita apenas pelo telefone ou pela internet. Segundo ele, o jornalista deve falar com as pessoas, observá-las e buscar a fidelidade aos fatos, para cumprir com seu papel social.

“As lições que tiramos de momentos como esse são lições para a vida inteira”, conclui o professor Granez.

 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.