Intercâmbio - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Intercâmbio

O velho sonho tornando-se realidade

Relato de Gustavo Mattos da Motta, acadêmico do curso de Direito da UNIJUÍ, que realizou intercâmbio na Universidade do Porto, Portugal, no primeiro semestre de 2011

 

“Frente ao caminho me calo, e o pensamento sofreno, o mundo é muito pequeno, prás patas do meu cavalo. Nesta jornada terrena, aprende muito quem anda. Sempre que a alma se agranda a estrada fica pequena...”. A música de Luiz Marenco, Filosofia de Andejo, resume um pouco da sensação e do momento vivido nessa mudança nos últimos tempos.

O sonho de conhecer a Europa era antigo, e por alguns momentos parecia muito distante, até o momento em que tomei conhecimento do acordo de cooperação entre a UNIJUÍ e a Universidade do Porto de Portugal. Foi quando resolvi candidatar-me para o intercâmbio oferecido pela minha universidade. Enfrentado o processo seletivo, veio a notícia de que havia sido selecionado pela Universidade do Porto como estudante visitante de mobilidade para freqüentar o 2° semestre do ano acadêmico de 2010/2011.

Hora de correr para encaminhar visto, passagens e demais documentos necessários. Confesso que não foi tarefa fácil, mas recompensadora. Depois de muitas idas à Porto Alegre, o visto na mão. Hora de embarcar. No aeroporto, prestes a embarcar para a cidade do Porto - Portugal, na despedida de meu pai, dei-me conta do que estava acontecendo. Estava eu, indo para um país desconhecido, deixando – por algum tempo - tudo para traz, família, namorada, amigos, o meu Rio Grande do Sul amado, o meu Grêmio, enfim, tudo o que estava acostumado, conhecia e tinha segurança.

Deparei-me sozinho, com o coração apertado, com o mundo à minha frente, mas com um sonho na mala, em busca de conhecimento e aprendizado. Da mesma forma que o coração estava apertado, estava feliz em saber que o velho sonho estava prestes a ser realizado. Feliz também em saber que tenho pessoas especiais que me deram a maior prova de amor que já tive, através do apoio e amizade.

Chegando em Portugal, tudo novo. Acostumado com o “mundinho” pequeno em que vivia, fiquei admirado com tudo, metrô, arquitetura e a organização. A cidade do Porto é muito bonita e acolhedora, muito conhecida por seus pontos turísticos como a praça dos aliados, a torre dos clérigos, castelo de cristal e a famosa ribeira.

Na Universidade do Porto fui muito bem recebido, assim como na Faculdade de Direito, os quais me auxiliaram em tudo que precisei. O curso de direito da Universidade do Porto é muito bom, com professores qualificados e uma estrutura magnífica. Estou cursando as disciplinas de Direito Internacional Público, Direitos Fundamentais e Direito do Urbanismo e do Ambiente, todas muito interessantes e de grande proveito.

A fase de adaptação. No começo difícil, sair do calor do Brasil para o frio e chuva de Portugal não foi algo fácil. Aprender a andar de metrô, localizar-se na cidade, adequar-se ao sotaque português, a nova faculdade, lavar roupas, fazer comida são uns dos novos desafios a serem encarados nesta nova experiência. Experiências essas que contribuem para um crescimento pessoal.

Mas as novas amizades, companheiros de apartamento, colegas de faculdade e o Porto aos poucos amenizam a saudade de casa. Aqui o tempo passa muito rápido, com todas as novas experiências vividas e a nova rotina, por isso é preciso aproveitar a cada dia, cada momento.

Agradeço a Deus, a Unijuí, meus pais e ao meu mano e demais familiares por me ajudarem na realização desse sonho. A namorada Laura pela confiança e carinho. E a todos os meus amigos que sempre estiveram ao meu lado.

Esse é um breve relato de uma fantástica experiência de seis meses no velho continente e de um sonho que, agora sim, tornou-se realidade"
 

 

Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.