Projeto Integrador do curso de Direito conscientiza sobre a proteção de animais no município de Catuípe - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Projeto Integrador do curso de Direito conscientiza sobre a proteção de animais no município de Catuípe

Na última quarta-feira, 8 de junho, estudantes do primeiro módulo do curso de Direito da Unijuí - Ana Valente, Caroline Bonatto e Eduarda Padilha - visitaram a Escola Municipal de Ensino Fundamental Ulisses Salazar, de Catuípe, com o intuito de conscientizar os estudantes sobre o abandono de animais no município. O assunto abordado faz parte dos resultados parciais da pesquisa realizada na disciplina de Projeto Integrador: Estado, Sociedade e Constituição, ministrada pelo professor Marcelo Loeblein dos Santos. 

A disciplina oportuniza a aprendizagem teórico-prática contextualizada, por meio da elaboração de um projeto de intervenção na comunidade, que busca a solução de um problema real. Para isso, as acadêmicas assumiram o desafio postado na plataforma Sou Mais, da Unijuí, pela vereadora Adriana Prestes, que teve como tema "Políticas Públicas para animais abandonados no município Catuípe-RS: um estudo a partir da ótica da proteção". O projeto foi desenvolvido com base na doutrina e legislação pertinentes à temática, bem como a partir da realidade da Associação Melhores Amigos, que faz um trabalho voluntário para arrecadação de alimentos, casas e fundos financeiros para os animais que não possuem um lar.

Durante a palestra de conscientização, as estudantes apresentaram o desenvolvimento do Projeto Integrador, as legislações vigentes de proteção aos direitos dos animais, os cuidados necessários ao adotar um animal de estimação e o Projeto de Lei Municipal para a ampliação do “Cão Comunitário".

O ato contou com a presença de 64 alunos do Ensino Fundamental II, além da equipe diretiva. A palestra de conscientização é parte do produto final do Projeto Integrador, que tem por objetivo conscientizar a sociedade sobre um tema tão importante e que, muitas vezes, passa despercebido no cotidiano dos estudantes do ensino básico.

“Cabe ressaltar que a atividade de conscientização busca coibir os maus-tratos, o abandono e incentivar as denúncias e a punibilidade aos crimes contra a fauna. É fundamental a conscientização da sociedade acerca da importância das políticas públicas, neste caso, no âmbito municipal, para uma sociedade consciente e livre dos maus-tratos aos animais”, reforçou o professor Marcelo Loeblein dos Santos.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.