Acadêmico de Direito da Unijuí ganha prêmio Eladio Lecey de Sustentabilidade da Ajuris - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Acadêmico de Direito da Unijuí ganha prêmio Eladio Lecey de Sustentabilidade da Ajuris

No dia 7 de dezembro foram conhecidos os vencedores do Prêmio Eladio Lecey de Sustentabilidade, iniciativa da Escola Superior de Magistratura (Ajuris), com o objetivo de disseminar a produção científica, fomentar o debate e contribuir para a implementação de uma cultura de sustentabilidade entre os operadores das Ciências Jurídicas. A cerimônia ocorreu em Porto Alegre, com transmissão online, premiando os participantes nas categorias Graduação, Pós-Graduação e Profissional. 

Na categoria Graduação, o estudante do 8º semestre do curso de Direito da Unijuí, Iury Batista do Santos, ficou em terceiro lugar. Com o trabalho "Desenvolvimento sustentável e cultura químico-dependente: uma análise necropolítica do uso indiscriminado de agrotóxicos, suas consequências e alternativas econômico-sustentavelmente viáveis", Iury explorou as consequências biopolíticas das pessoas expostas na problemática e quais alternativas poderiam ser levantadas para uma produção sustentável, à luz dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). 

Segundo ele, estar entre os ganhadores foi uma ótima experiência, além de validar sua trajetória na Universidade. “Me senti realizado. Esta foi a recompensa de muito trabalho, esforço, leitura e pesquisa. A premiação para mim, particularmente, foi muito importante porque ajudou a validar a minha caminhada acadêmica. Muitas vezes, quando estamos escrevendo resumos expandidos, artigos, etc, nós nos esforçamos, damos o nosso melhor, mas não temos 100% de certeza que o resultado alcançou um nível de excelência. Ter o meu artigo avaliado por grandes membros da magistratura do Estado, especialistas na área dessa temática, e alcançar este prêmio, mostra que estou no caminho certo”. 

O trabalho contou com a orientação da professora Emmanuele de Araujo Malgarim. Para ela, o prêmio Eladio Lecey é uma ótima oportunidade para debater temas socioambientais que estão presentes no sistema de justiça, tendo uma abrangência nacional, o que possibilita ao acadêmico impulsionar sua carreira jurídica, além de ter o trabalho reconhecido nacionalmente mesmo antes de formar-se. 

A professora destacou ainda que a Universidade busca incentivar os acadêmicos. “O corpo docente do curso de Direito da Unijuí tem a pesquisa como um meio de estimular os alunos na aprendizagem e ainda socializar o conhecimento adquirido com seu estudo, seja na Graduação ou Pós-Graduação. Os trabalhos desenvolvidos não se limitam à obtenção de notas. Este desenvolvido pelo Iury, por exemplo, foi realizado especificamente para o prêmio”, explicou.

Com o 3º lugar, o estudante ganhou uma bolsa parcial de 50% no curso de preparação para Magistratura Aprovajuris na modalidade Ensino a Distância (EaD) e prêmio em dinheiro. 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.