Professora da Unijuí participa de bate-papo para discutir as desigualdades entre homens e mulheres no mercado de trabalho - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Professora da Unijuí participa de bate-papo para discutir as desigualdades entre homens e mulheres no mercado de trabalho

A professora do curso de Direito da Unijuí, Nelci L. G. Meneguzzi, participou, no último mês, do bate-papo sobre “Trabalho Igual – Salário Igual”,  promovido pela Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais de Ijuí (Business Professional Women – BPW). Esta é uma organização não governamental sem fins lucrativos, de utilidade pública, sem credo, apartidária e não assistencial, que tem a missão de fomentar, coordenar e orientar dinamicamente o processo de crescimento das mulheres, estimulando sua inserção no cenário econômico, político e social, fortalecendo a comunidade local, tornando-a mais justa e humana com a participação de todos os segmentos. 

A discussão acerca do trabalho igual e salário igual procura ajudar a minorar o profundo abismo existente nas relações de emprego, com a ampliação de momentos de reflexão e discussão em prol da igualdade nos salários de homens e mulheres. Pode-se estimular a aplicação da legislação vigente, permitindo a sua efetividade e promovendo a adoção de medidas para a prestação de equalização salarial.

Durante o evento, falou-se sobre a importância de incentivar a criação de oportunidades iguais para as mulheres no mercado de trabalho e de estimular o empoderamento econômico feminino, encorajando as mulheres a assumir as mais elevadas posições de carreira, de modo a superarem a desigualdade e os estereótipos de gênero existentes na sociedade. Além disso, o forte fardo de realizar a maioria das tarefas domésticas dificulta ou mesmo impede as mulheres de destacarem suas habilidades ou aprenderem algo novo, pela limitação de tempo, junto a preocupações e inseguranças sobre serem boas, fortes ou qualificadas para seus sonhos, também podem dificultar a realização dos seus objetivos.

“Espera-se que nos próximos anos seja possível expandir ainda mais o espaço das mulheres no mercado de trabalho. Que mais lideranças femininas possam emergir em diversos campos e que as mulheres possam desempenhar o seu papel realmente em igualdade de condições. Dessa forma, descortinaremos um horizonte de possibilidades sem limites para a mulher, o que contribuirá para o avanço geral da sociedade. Dar às mulheres a capacidade de se expressar e tomar decisões por conta própria pode moldar o futuro da humanidade”, destacou a professora.

Conforme observou a docente, empoderar as mulheres é dar às pessoas da sociedade condições iguais de oportunidades para participar da economia, política e cultura, além de permitir que elas acessem recursos que possam contribuir para a criação de um futuro mais próspero e sustentável. “Quando as mulheres têm acesso à educação e outros recursos, elas podem desempenhar um papel fundamental na promoção da igualdade de gênero, incluindo dirigir o processo ao invés de apenas seguir. Inspiração, autoconfiança e coragem são habilidades que ajudam a libertar as mulheres, dando-lhes o poder de ajudar a alavancar a prosperidade e o progresso”, finalizou.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.