TCC aborda o papel do administrador judicial no processo de recuperação e de falência - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

TCC aborda o papel do administrador judicial no processo de recuperação e de falência

Em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), a recentemente graduada no curso de Direito da Unijuí, Eduarda Aline Bortolotti Rakowski, trabalhou “O papel do administrador judicial no processo de recuperação e de falência”. O tema, segundo ela, parte da experiência que teve durante a realização de um estágio profissional em um escritório de advocacia. 

“Constatei, durante a realização do estágio, que houve um aumento significativo de demandas relacionadas à recuperação judicial e pedidos de falência de empresas nos últimos anos, motivados, principalmente, pela pandemia de Covid-19 e pela crise econômica que se instalou no mundo e afetou diretamente os negócios”, explicou Eduarda, que também já possuía afinidade com a temática. “Além disso, pude perceber que, apesar de estarmos em uma era em que o acesso à informação é facilitado, é gritante o desconhecimento da atividade desenvolvida pelo administrador judicial nos processos de recuperação judicial e de falência, tanto no meio acadêmico quanto no meio jurídico. Diante destes fatores, decidi que realizaria meu TCC acerca deste tema”, completou agora egressa.

Para a produção do seu TCC, Eduarda utilizou materiais disponíveis na Biblioteca Virtual da Unijuí, além de revistas, livros, artigos disponíveis em sites e a legislação presente nos portais oficiais do Planalto. De acordo com ela, o processo de produção do trabalho foi inicialmente inquietante, já que não sabia como iniciar ou como seria a principal abordagem em cada tópico. “Com o avanço da escrita, aprendi a trabalhar com minhas dificuldades pessoais com relação à elaboração da pesquisa e aplicar o método de pesquisa e escrita que mais me identifiquei. Por fim, a pesquisa foi muito importante para o meu conhecimento pessoal e profissional”, aponta a egressa, destacando que um dos principais resultados da elaboração do trabalho foi a análise do crescimento espantoso das ações de recuperação judicial e de falência no atual cenário econômico brasileiro.

“Foi possível perceber, também, que a Lei 11.101/05 – Lei de Recuperação e Falência, com suas recentes alterações materializadas pela Lei 14.112/2020, busca a preservação da empresa como garantidora do bem-estar social, cumprindo a função de progredir, gerar riquezas e empregos, atendendo à função social do empreendimento e aos interesses de toda a nação”, completou. 

Agora formada, Eduarda vai seguir atuando na área de Direito Empresarial, principalmente na recuperação e falência de empresas e demais ramos que a área exigir. 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.